Sofá de palete. Como fazer ou criar um modelo simples

O sofá palete é formado basicamente por bases de madeira pallet e um estofado do seu gosto por cima. Veja neste artigo como fazer um desses modelos

Qual a mulher que não gosta de dicas sobre decoração e ainda mais algo que você mesma pode fazer e criar?! Toda mulher adora ter a casa decorada ao seu gosto, e nos dias de hoje temos uma variedade absurda de opções decorativas recicláveis. Me encanta ver algo que sempre foi usado para carregamento de cargas pesadas hoje pode ser usado para objeto decorativo para nosso lar, o lado bacana da sustentabilidade.

Eu particularmente amo sofás de palete, é um móvel totalmente estiloso, econômico e super funcional, além do mais dá pra você brincar bastante com os modelos, cores, estilos e personalizar de acordo com a sua casa e sua personalidade. Você pode soltar a criatividade e fazer uma bela criação do seu jeitinho único. Além da super vantagem de você reutilizar paletes de uma forma simples e super vantajosa. Portanto, se você gosta de coisas que simplificam a sua vida, esta é uma ótima opção super prática, pois os sofás de palete são fáceis de serem feitos, e quando impermeabilizados duram por anos, além de serem super acessíveis a qualquer carteira. Perfeito, né?!

Nos dias de hoje este estilo de sofá esta cada vez mais predominante nas decorações de casas, apartamentos e até mesmo de jardins. Dá para você criar sofás incríveis, desde sofás mais rústicos até mesmo os mais chiques.

É possível criar um sofá?

Se você é como eu e quer ter um sofá de palete em sua casa ou apartamento segue algumas dicas de quão simples é você fazer seu próprio sofá!! Isso mesmo, você mesma vai criar, não é fantástico?!

As opções são infinitas, cada projeto é único, não existe um parâmetro a seguir, isso varia de gosto, as medidas e o estilo do sofá é você quem vai determinar de acordo com sua necessidade. Mas hoje vamos dar o exemplo de como fazer e criar um modelo simples para o seu lar e deixar o espaço com a sua cara.

Materiais usados na sua construção

O sofá palete é formado basicamente por bases de madeira pallet e um estofado do seu gosto por cima. Para você conseguir os paletes eu sei que em algumas empresas vendem estes paletes usados, já ouvi falar também que em SP na região do Ceasa eles vendem os paletes por cerca de 20 reais cada, mas você também tem a opção de conseguir de graça em algumas empresas, supermercados, lojas de materiais de construção ou até mesmo algumas indústrias (fica a dica)

Como criar um sofá de palete

Para criar o seu sofá palete simples com 4 ou 5 lugares você vai precisar em torno de 6 ou 7 pallets (eu aconselho sempre pegar um pouco mais, caso dê algum erro) uma lixa para madeiras bem grossa, furadeira e martelo, verniz ou tinta, pregos e parafusos, almofadas, futton ou colchonetes para o assento e encosto. Vamos lá, para o passo a passo a passo:

  1. Escolha alguns pallets que estejam em bom estado (de preferência) e então você vai precisar lixá-los e passar um verniz ou se preferir uma tinta.
  2. Você vai precisar empilhar os pallets um em cima do outro até alcançar a altura que esteja do seu agrado para o sofá. Algumas pessoas optam entre 2 ou 3 pallets para não ficar muito alto, mas se caso você desejar um sofá mais alto basta acrescentar mais. Um detalhe importante é parafusar sempre as bases para que elas não fiquem soltas e deslizem, ok?
  3. Agora vamos para a parte do encosto!!! Você deve medir as partes e recortar do tamanho do sofá; e parafusar as laterais e o encosto do braço. Meça e corte as madeiras que servirão de apoio para o braço do sofá, parafuse o acabamento de frente e os apoios, não se esqueça!
  4. E por último e não menos importante é você lixar bem toda a madeira com uma lixadeira para remover todas as farpas existentes para não correr o risco de machucar e até mesmo rasgar o estofado.

Viu como é simples? Sofá feito, agora é hora de você escolher e acrescentar as almofadas e colchonetes, para deixar um look bem mais confortável. Você mesma pode criar suas almofadas ou optar por comprar pronta.

Nesta hora você tem uma variedade de tecidos e cores, use a sua criatividade para montar o melhor estilo. Eu adoro esta parte pois eu posso personalizar da forma como desejar. Desde um look mais clean até mesmo algo mais colorido, onde eu possa brincar com as cores quentes.

Tenho certeza que após você ter feito seu sofá em palete você não vai querer parar por ai. Aposto que você já está pensando no próximo móvel que você vai criar para a sua casa, é viciante. Dá para criar móveis incríveis usando pallet para cada cantinho da sua casa, você irá se surpreender! E viva a criatividade, a reciclagem e ao lado vintage de tudo isso. Com certeza faz toda a diferença ter um móvel criado por nós mesmos e deixar a nossa casa muito mais convidativa, aconchegante e super charmosa!

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade