Tecidos para estofados. Quais os tipos e opções

Quais são os tipos e opções de tecidos para estofados, como o couro, Jacquard, linho, jarja, Camurça e Veludo. Entenda o que são cada um desses modelos.

Na hora de escolher qual tecido é o mais apropriado para sua residência tenha sempre em mente o local onde você mora, se é quente ou frio, se tem criança em casa ou pretende ter futuramente, se tem animais de estimação, pois tudo isso pode influenciar para a melhor opção.

Vale ressaltar que os preços podem variar de acordo com a escolha e o tamanho do estofado.

No mercado existem diversos tipos de materiais, tecidos leves, sensíveis, com bastante durabilidade, pesados como couro, camurça ou veludo.

Couro

Essa opção é excelente para quem tem animais de estimação em casa e precisa de praticidade na hora de limpar, o couro te dá essa facilidade, podendo efetuar uma limpeza com um pano úmido ou simplesmente passar o aspirador de pó para retirar os pelos indesejáveis do sofá.

O couro na minha opinião é um tecido “coringa” pois é adaptável a regiões frias e quentes, pois não é um tecido quente e nem frio, ele se adequa ao ambiente, ele também é fácil de limpar, é uma tecido que se cai um líquido e se limpa rapidamente não infiltra, a única objeção seria com relação ao valor do legítimo mas temos a opção dos sintéticos que precisam ser muito bem cuidados.

Com criança em casa o couro é bom também pela praticidade na hora que cai um leitinho, mas é preciso ficar de olho pois é super fácil de manchar com canetinhas.

Oque é preciso observar é que existem dois tipos de couro, o legítimo que tem uma durabilidade maior e mais caro, e o sintético que é mais em conta, mas precisa de mais cuidados pois acabam ficando com efeito craquelado ou ressecando e acabando com sua aparência.

Jacquard

O jacquard é uma excelente opção para quem tem criança em casa pois além de resistente é fácil de limpar e manter limpo, esse tecido lembra uma lona existem de várias cores e é super reforçado.

Poliéster e Polipropileno

Essa opção também é boa para quem tem crianças, em sua composição tem plástico sendo assim naturalmente impermeável facilitando a limpeza de líquidos que eventualmente podem cair no sofá, esses tecidos costumam durar bastante tempo.

Linho

É uma boa opção para regiões mais quentes, sua limpeza não é muito simples pois o tecido é mais sensível, sendo necessário até a ajuda de um especialista para fazer a limpeza pois em alguns casos pode-se manchar o tecido.

Jarja

É outra opção leve para regiões quentes, por ter algodão tem um toque superconfortável, mas assim como o linho suja com facilidade e não é simples a forma de limpá-lo.

Camurça e Veludo

São uma excelente opção para regiões mais frias, o veludo está em evidência na moda, com diversos tipos de cores das mais vibrantes até as mais acolhedoras.

Aqui em casa fizemos a opção da camurça bege, pois queira um ambiente calmo e não tínhamos criança em casa na época que compramos, hoje em dia temos criança em casa, então minha vida é cuidar para que o tecido não manche de leite com chocolate, fizemos impermeabilização, mais é preciso de supervisão diária para não manchar.

Depois de analisar qual é a melhor opção para sua residência é recomendado fazer independente de qual tecido for escolhido uma impermeabilização, para que você possa ficar tranquilo com relação a manchas e líquidos que possam futuramente cair em seu sofá, sem a impermeabilização poderá estragar seu tecido sem volta e com a impermeabilização você manterá as origens do tecido.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade