Como elaborar um projeto de construção de uma casa?

Concepção da ideia da casa, fazer rascunhos sobre a planta e finalmente contratar um profissional de arquitetura para criar o projeto. Veja como elaborar o projeto de uma casa.

Construir o projeto de uma casa não é uma tarefa tão simples com muitos podem imaginar. Quando olhamos para uma planta de uma casa, às vezes não imaginamos com a devida profundidade o trabalho foi desenvolvido antes que a planta fosse materializada. Usarei neste exemplo o projeto de construção da minha casa onde posso afirmar que conheço bem as etapas e as dificuldades para definir o projeto de torná-la uma realidade para a construção. De acordo com esta experiência, acredito que três etapas são importantes para a construção do projeto de uma casa: A concepção da ideia, os rascunhos e a contratações de um profissional para executá-la.

Concepção da ideia

Penso que uma pessoa que escreve um livro, primeiro ele escreve na sua própria cabeça depois passar para o papel. Assim deve ser projeto de uma casa, onde o primeiro passo é na verdade a concepção da ideia ou as diretrizes que futura casa terá. É necessário de antemão especificar o tamanho, a quantidade de dormitórios, vagas de garagem, área externa, entre outros.

Algumas pessoas preferem ver alguns modelos de casas prontas ou de plantas existentes para a partir dali conceber suas próprias ideias a respeito daquilo que deseja na sua futura residência, outros preferem definir levando em conta suas próprias necessidades sem utilização de modelos. Seja ela qual for a sua estratégia o importante é ter em mente aquilo que você vai precisar na sua futura casa para então começar a fazer alguns rascunhos a respeito. frio

Rascunhos

Rascunhos plantas de casas

Rascunho aqui significa plantas que você mesmo pode desenhar, mesmo não sendo um profissional de engenharia arquitetura você poderá criar no papel da melhor maneira possível a representação das suas ideias em termos de espaço, tamanho e posicionamento da casa em relação ao terreno e dos cômodos dentro da própria casa. Esta etapa é muito importante pois ajuda o profissional de arquitetura a compreender melhor aquilo que você pensa que o que você espera em termos de resultado do trabalho que ele irá desenvolver. É claro que por não ser um profissional da área você era cometer algum erro, mas não se preocupe o importante é você representar bem aquilo que pensou e aquilo que deseja que seja feito.

Contratação de um arquiteto

Finalmente você deve contratar um profissional de arquitetura para criar não só a planta baixa, mas todo o projeto que será usado para aprovação na prefeitura da sua cidade e também pelos profissionais que irão fazer a execução da obra. O arquiteto é um profissional capacitado a observar os seus desenhos e transformá-los em um projeto viável em todos os sentidos desde a melhor forma de aproveitar todos os espaços até a usabilidade da casa que envolve iluminação, ventilação e o conforto que você irá precisar. Afinal arquitetura é arte de trabalhar com o bom senso aliado ao bom gosto.

O projeto final não é composto apenas por uma planta, mas também a parte elétrica, hidráulica, a fachada da casa, o formato do telhado, entre outras partes.




Uma resposta para “Como elaborar um projeto de construção de uma casa?”

  1. Pepe disse:

    Primeiramente, parabéns pelo site! É muito útil! Obrigado pelas dicas disponibilizadas!
    Uma dica que pode ser interessante para realizar o projeto (esboço) é utilizar softwares gratuitos (estou utilizando um que se chama “sweet home 3D”, apesar do nome em inglês, pode ser instalado em português), que além de ter a opção do desenho da planta, também te dá a oportunidade de visualizar o projeto em 3D. Como vantagem disso, dá para você pensar na altura das paredes, noção mais próxima do real do espaço, colocação de móveis (há uma grande variedade de móveis 3D tanto no software como na internet para importar para a ferramenta). Enfim, é uma boa dica para quem quer começar a fazer o projeto de sua casa e não tem tanta facilidade para realizar este projeto no papel.
    abraços!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade