Desenhar plantas de casas é fácil? Quais as dicas para um bom desenho

Veja as dicas para quem deseja desenhar a planta de sua casa. Os materiais que você precisará, os cuidados com recuo, a escala 1/50, o desenho do terreno, entre outros.

A etapa de planejamento de uma casa é talvez a parte mais importante e sem dúvida exige muitos cuidados, afinal, depois de planejado a execução irá seguir os passos desenhados e para evitar surpresas lá na frente é preciso pensar bem e planejar direito. Como parte desde planejamento, temos o desenho da casa ou a planta baixa como é mais conhecida e ela é o norte para todas as demais etapas. Por ser bastante lógica e levar em conta fatores conhecidos das pessoas é comum muita gente se aventurar em desenhar sua própria casa o mesmo quando contrata um profissional de arquitetura para fazer este trabalho, ainda assim terá de acompanhar o processo, quer seja opinando, sugerindo ou aprovando o desenho da casa.

Desenhar plantas de casas é fácil?

Não. A resposta bem direta é não. Mesmo quando você irá contratar um arquiteto para fazer o desenho é recomendável antes você desenhar a planta para mostrar a ele o que você pensa em termos de tamanho da casa, quantidade e disposição dos cômodos, tamanho de cada um, entre outros. Isto ajuda bastante pois assim o profissional já saberá as suas necessidades e com certeza conseguirá criar mais facilmente o projeto. Mas fazer este desenho, ainda que de maneira informal não é fácil e abaixo segue algumas dicas para você fazer um bom desenho:

Material de trabalho

ideias de projeto para casas

Você precisará de muitas (eu disse muitas) folhas de papel A3, lápis (não use caneta), boracha e uma régua que pode ser dessas escolares de 30 centímetros. Há outros materiais mais indicados para profissionais, mas esta listinha é indicada para pessoas sem experiência que quer apenas fazer o desenho informal da sua casa.

Desenhe o terreno primeiro

Com o A3 em mãos, desenhe primeiro o terreno considerando as medidas exatas descritas na escritura do imóvel. Use para isso a escala 1/50 descrita abaixo. Esta etapa é muito importante e deve ser considerada ao pé da letra, pois o seu desenho ficará limitado ao espaço do terreno.

Estabeleça a necessidade

Antes de começar a desenhar a planta da sua casa é necessário estabelecer qual é a sua necessidade, isto é, quantos cômodos irá precisar e quais são eles, tipo: uma sala, três quartos, dois banheiros, cozinha, lavanderia e garagem para dois carros. Tente estabelecer também um tamanho aproximado para cada um deles, levando em conta sempre a sua necessidade.

lista de sonhos ou cessididades em casa

Use a escala 1/50

Ao começar o desenho, inclusive o desenho do terreno, use a escala 1/50, isto é, cada centímetro na régua, equivale a 50% de um metro, ou melhor explicando: cada metro real da sua construção deve ser representado por dois centímetros na planta. Este método é bom e bastante indicado para folhas A3.

Considere os recuos

Ao desenvolver o desenho pense nos recuos legais que uma construção precisa ter. Neste caso você deverá antes consultar o departamento de arquitetura e urbanismo ou similar, da prefeitura da sua cidade para tomar ciência desses recuos. Isto pode ser diferente de cidade para cidade e talvez até de bairro para bairro em uma mesma cidade. Na minha cidade e no bairro que estou planejando construir é necessário considerar um recuo frontal de 5 metros, podendo um dos lados ser na divisa do terreno e a outra lateral com pelo menos 1,5 metros,

Pense em iluminação e ventilação

Esses recuos e outros recursos no desenho visam principalmente a iluminação e a ventilação dentro do imóvel. Para entender melhor leia o texto: Casa em L, cuidado com a iluminação e ventilação.

Boa sorte

Por fim, eu lhe desejo boa sorte, uma garrafa de café é muita paciência, afinal não é fácil fazer um bom desenho de uma planta de casa. Parece que é fácil, mas não é. Faça um, dois, três ou quantos for necessário. Quanto mais completo e bem definido estiver sua planta melhor e ao entrega-la para o engenheiro ou arquiteto para que eles façam o projeto é importante fazer uma cópia do seu desenho para facilitar as alterações, se houver.


 


2 respostas para “Desenhar plantas de casas é fácil? Quais as dicas para um bom desenho”

  1. Mariza Helena de O. Costa disse:

    estava procurando como trabalhar com a escala i/50, pois não sei nada de Engenharia, aliás sou professora de Português. Depois de buscar em vários sites, encontrei este que definiu muito bem cada metro real eqivale a 2cm na régua. Muito obrigada.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade