Tomada dupla, tripla ou simples. Vantagens e desvantagens

Ao fazer o projeto de uma casa, como calcular o tipo de tomada, como as de modelo dupla, tripla ou simples. Quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Se você está no processo de construção de sua casa ou acabamento de seu apto, chegou a hora de decidir se você vai usar tomadas simples, duplas ou triplas. Para decidir isso é necessário levar em consideração o projeto dos móveis e as necessidades da pessoa que irá usar o ambiente.

Tomada simples

Você terá a opção de usar a tomada simples onde você poderá conectar apenas um aparelho por vez e terá que passar mais fios para ter mais pontos disponíveis no local, pois não existe coisa mais chata do que você precisar de uma tomada em um local e não ter uma disponível, ainda mais nesta época onde tudo é tecnologia.

Algo preocupante é sobrecarregar uma tomada com diversos aparelhos, não é aconselhável jamais fazer isso, principalmente se a voltagem for alta (220W).

Tomada dupla

Outra opção é a dupla que te dará a facilidade de conectar mais de um aparelho sem a preocupação de sobrecarregar a tomada, também terá economia de passagem de fio, menos trabalhoso e muito prático a opção de tomadas duplas.

Tomada tripla

E a última opção são as triplas que facilitam tanto quanto as duplas, com a vantagem de poder conectar três aparelhos ao mesmo tempo, sem sobrecarregar.

O que vai definir qual é a opção melhor para você é pensar quais vão ser as utilidades de cada ponto, dessa forma você saberá qual é a melhor opção, se será a simples para um aparelho, exemplo um celular, a dupla podendo conectar dois aparelhos, exemplo, uma máquina de lavar e um aquecedor a gás ou a tripla que você poderá conectar três aparelhos ao mesmo tempo, exemplo, geladeira, micro-ondas e forno.

Mistura

O mais aconselhável é que seja feita uma mistura das três opções, não fazendo um cômodo inteiro só de tomadas simples. Mesclando tomadas simples, duplas e tripas com certeza você terá um ambiente completo que atenderá perfeitamente suas necessidades diárias.

Importante não deixar por conta do especialista de eletricidade decidir quais tomadas utilizar em seus cômodos, isso é algo que você que terá que pensar e decidir exatamente onde terá as suas necessidades e de qual tipo de tomada será viável para cada ambiente. Logicamente que o especialista de eletricidade poderá te fornecer informações ou tirar dúvidas que poderá surgir no decorrer do seu projeto, e é lógico que é muito importante você escutar e analisar o ponto de vista dele também pra depois finalizar suas escolhas conscientemente.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade