Dicas e informações sobre casa e
construção

Chuveiro saindo pouca água. Problemas e soluções

Veja uma série de dicas de como solucionar vários problemas relacionados com o chuveiro de sua casa, como se ele estiver saindo pouca água ou em quantidade insuficiente. Veja as prováveis razões, bem como as possíveis soluções.

Quando entramos embaixo do chuveiro depois de um longo dia de trabalho é comum esperarmos ter uma boa experiência do banho, pois poucas coisas são tão revigorantes como um banho no final do dia.

Mas quando você entrar embaixo do chuveiro sai pouca água é bastante decepcionante, sem contar que dificulta você tomar um banho adequado.

Mas qual é a causa de um chuveiro sair pouca água, como identificar esse problema o mais importante o que fazer para resolver para que ele tenha uma boa vazão de água e proporcione um banho melhor?

Chuveiro residencial

Como pode existir muitas razões para existência deste problema e cada caso pode ser um caso diferente, relacionamos abaixo alguns dos prováveis motivos para uma baixa vazão de água no chuveiro e algumas possíveis soluções para sanar este incômodo problema.

Água da caixa

Você pode conectar o chuveiro com água da rua e neste caso geralmente a pressão é boa o que proporciona uma boa vazão de água, ou pode ligar o chuveiro com água do reservatório ou da caixa da água da sua casa. Neste caso, dependendo da altura da caixa pode ser que ela não dê a pressão devida e aí acaba saindo pouca água. Acredito que este seja o principal motivo para um chuveiro sair pouca água.

A solução para este caso seria ligar o chuveiro com água da rua ou melhorar a altura da caixa para que ela proporcione uma pressão maior na saída da água.

Chuveiro entupido

A segunda possibilidade é também bastante comum é bem mais fácil de resolver, trata-se de uma situação de manutenção, pois quando o chuveiro é usado por muito tempo pode ser que as aberturas que saem a água fiquem entupidas, dependendo da qualidade da água que você usa.

Se elas entupirem, obviamente que vai sair menos água e portanto neste caso a solução seria desmontar o chuveiro e fazer uma boa limpeza para que todos os furinhos dele ficasse livre para a vazão da água. Em casos mais simples dá para fazer mesmo sem tirar o chuveiro, mas seria uma solução menos eficaz.

Redutor de pressão

Eu não sei se você sabe, mas existem casos em que é colocado um redutor de pressão no encanamento do chuveiro, isto acontece quando a pressão da água é forte demais e as pessoas coloca esse redutor exatamente para dar um equilíbrio na pressão. Mas ela pode funcionar ao inverso, ou seja, se a pressão da sua água já não foi muito boa e você colocar um redutor a coisa pode piorar. Então a solução seria tirar o chuveiro e observar se existe um redutor, caso existir retire o teste depois sem ele pra ver se a pressão melhora e consequentemente saia mais água.

Problema no encanamento

É muito raro, mas não impossível de acontecer algum tipo de problema com encanamento. Este é um problema mais difícil de identificar e exigiria um profissional de encanamento para fazer uma boa análise e verificar se existe algum problema em toda a estrutura do encanamento desde a caixa até o seu chuveiro.

Como disse é muito raro, mas pode ser que o cano esteja entupido por alguma coisa que caiu na caixa ou que veio pela água da rua. Todas as hipóteses precisam ser consideradas neste caso a fim de identificar o problema.

Característica do chuveiro

Por fim e não menos importante temos de levar em conta que pode ser uma característica do próprio aparelho de limitar a vazão de água. Não deveria, mas pode acontecer e se você tem um modelo de reserva ou pode ter acesso a um deles, um teste ideal para este caso seria fazer a troca do aparelho e perceber as diferenças de vazão entre um e outro.

Perguntas e respostas

Como resolver o problema do chuveiro pingando?

Um chuveiro pingando constantemente de fato é um problema bastante desagradável e ele atinge muitos casos. Depois que você desliga o chuveiro as vezes é comum em alguns casos ele continuar pingando por um pequeno período, mas se persistir por muito tempo ou ficar contínuo, isso é um problema maior que precisa ser resolvido. Normalmente o problema não está no chuveiro em si e sim no registro que regula a abertura o fechamento da água que chega até o chuveiro. Normalmente esses registros têm uma pequena borrachinha que é usado para fazer a fechamento completo dele e quando ela se gasta, mesmo fechado completamente a água ainda consegue passar em quantidades pequenas. Com isso, na maioria dos casos a solução do problema está basicamente na substituição dessa borracha ou em alguns casos do kit interno completo.

Por que alguns soltam menos água do que outros?

A questão da pressão da água bem como a quantidade da água que sai pelo chuveiro, não está relacionada necessariamente ao modelo dele, mas talvez a própria pressão do sistema de água que chega até ele. Por exemplo, normalmente as pessoas utilizam a água da rua por prover o maior volume e maior pressão de água, mas aqueles que utilizam a água de um reservatório, normalmente tende a ter uma pressão menor e consequentemente da impressão que está saindo menos água, o que de fato é verdade. Existem, contudo, outras situações que podem impactar no volume de água que sai do chuveiro, um exemplo disso pode ser explicado pelo uso ou não do redutor que muitas pessoas colocam entre o chuveiro e a rede de água que chegará a ele. Esse redutor é usado geralmente em casos onde a água que chega um chuveiro vem da rua e muitos colocam esse pequeno dispositivo para evitar uma pressão muito forte da água e causar possíveis problemas.

Vale a pena colocar um sistema gerador de energia solar?

O sistema gerador de energia solar é diferente de um aquecedor solar. O aquecedor apenas aquece a água e disponibiliza ela para chuveiros e torneiras. O sistema de geração de energia solar, também chamado de sistema fotovoltaico, é aquele que capta a o calor do sol e transforma em energia elétrica, permitindo assim a sua utilização não apenas no chuveiro, mas em qualquer dispositivo elétrico da sua casa.

Ainda é relativamente alto custo para instalação de um sistema fotovoltaico de geração de energia a partir do calor do sol, Mas o tema é bastante promissor e creio que no futuro muito breve, boa parte das residências no Brasil tendem a adotar esse tipo de geração de energia, uma vez que o sol é abundante em nosso país.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.