Aquecedor solar a vácuo. Quais as vantagens e desvantagens?

Veja as informações desse sistema de aquecimento de água, a durabilidade dos equipamentos, a instalação e armazenamento da água, o chuveiro, entre outros.

Aquecedor a vácuo, não há painel solar. A parte receptora de energia solar e formada por vários tubos de vidro especial, juntos e dispostos paralelamente, em modelos que podem medir 1.30 m ou 1.80 m por 58 mm de diâmetro. Eles formam a parte receptora da luz solar, não há células de vidro como no modelo de aquecedor solar convencional.

As paredes dos tubos são duplas com vácuo entre as suas partes internas. Elas são constituídas de um vidro de boro silicato de alta resistência. As suas paredes não refletem a luz, mas absorvem para o seu interior toda a radiação solar.

O vácuo protege o sistema da perda de calor o sistema não sofre alterações de calor, ele precisa apenas de claridade. A eficiência deste sistema é bem superior ao aquecedor convencional. A água chega a 100 graus, em quanto no outro a 70 graus, no máximo podendo a chegar a 90 graus nos dias de calor intenso. As alterações de calor não interferem, como acontece no sistema tradicional de placas.

Aquecedor solar a vacuo

O Chuveiro

No sistema de aquecimento solar à vácuo, não há a necessidade de usar o sistema híbrido, no qual o chuveiro elétrico esquenta a água nos dias mais frios. A água mantida nos ductos não perde calor, pois os ductos são à vácuo e no sistema tradicional os coletores ficam isolados com lã de vidro.

A instalação e armazenamento da água

Devido a maior absorção dos materiais usados no sistema a vácuo, a área para a instalação pode ser feita em uma área mais reduzida. O tamanho do reservatório de armazenamento de água, também, pode ser menor, visto que a temperatura da água é mantida alta e pode ser oferecida em elevadas temperaturas ao usuário, mesmo em dias sem sol. É ideal para telhados menores.

Durabilidade dos equipamentos

Os tubos coletores a vácuo são mais resistentes do que as placas de vidro (células) usadas no sistema convencional. São de fácil manutenção e alta durabilidade, o que não é o caso dos tradicionais. As placas de vidro geralmente quebram ou racham com chuvas de pedra e as altas temperaturas. Caso um tubo quebre, basta substituí-lo.

Instalação

O sistema de aquecimento a vácuo e mais leve e de fácil instalação e grande flexibilidade. O aquecedor vácuo não pode ser instalado horizontalmente ou verticalmente, os ductos devem ter uma inclinação mínima próxima a 25%. Porém, devido aos ventos, requer maior custo na sua instalação.

Os aquecedores solares tradicionais, são bem mais simples, muitos são vendidos em kits de construção, podem ser instalados de forma livre e variada (sobres os telhados horizontalmente ou como fachada), não aquecem satisfatoriamente em climas temperados frios ou em baixas radiações (luminosidade). Porém são mais em conta e deve-se instalar um sistema auxiliar para regiões onde há variações de temperatura são acentuadas e são quentes o ano todo. São bastante econômicos também.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade