Diferença entre Zona Rural e Zona Urbana, Hectare e Alqueire

Veja neste artigo as diferenças entre alqueire mineiro e paulista em comparação com o hectare, todos usados para medir propriedades em rurais. Veja também zona rural e urbana.

O que e uma cidade? Será que existe algum critério para determinar a existência de uma cidade em relação à zona rural? Embora tenha nascido no campo e hoje vivo na cidade, realizei algumas pesquisas complementares para tentar explicar as diferenças entre eles e também outra dúvida que pode ser comum como as unidades de medidas de propriedades rurais: alqueire e hectare. Veja as diferenças:

Zona Rural

plantação área verde propriedade rural

Zona rural é a região de um município que não integra a zona urbana ou o espaço considerado como urbano. É utilizada em atividades voltadas para as agropecuárias ou agroindustriais, podendo ainda ser de extrativismo, silvicultura, e conservação ambiental como as reservas florestais, demarcação de terras indígenas ou ainda áreas destinadas ao turismo rural, práticas de ecoturismo, entre outras aplicações.

Propriedades em zona rurais assumem o nome de fazenda, sítio ou chácara. As construções de casas nessas propriedades geralmente não estão sujeitas às regulamentações de construções como ocorre na zona urbana. As medidas de propriedades rurais são feitas em alqueire ou hectare (veja no final do texto as diferenças entre eles).

Zona Urbana

vista noturna cidade metrópole

A Zona urbana ou cidade como conhecemos é definida pelo espaço do município destinado à construção devidamente regulamentada de moradias, indústrias, espaços públicos de lazer, vias de tráfegos de pedestres, veículos, entre outros.

De acordo com a Lei Nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, para ser aplicado o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbana, considera-se zona urbana quando a existência de pelo menos dois dos itens abaixo for aplicável:

I – meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais;

II – abastecimento de água;

III – sistema de esgotos sanitários;

IV – rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar;

V – escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de três quilômetros do local considerado.

As propriedades urbanas assumem o nome de lote ou terreno, podendo também serem chamadas de chácaras. As construções na zona urbana precisam estar de acordo com a legislação municipal que regulamenta as construções. Antes de construir consulte a prefeitura da sua cidade, um engenheiro civil ou arquiteto.

As propriedades urbanas são medidas geralmente em metros ou metro/quadrado. Em muitas cidades os novos loteamentos tem limites mínimos para tamanho dos terrenos.

Alqueire e Hectare

Alqueire e Hectare são unidades de medidas usadas no campo ou zona rural para medir sítios, fazendas ou áreas rurais.

O alqueire não tem uma medida exata já que existe vários entendimentos, como é o caso do alqueire paulista (24.200 metros quadrados) e alqueire mineiro (48.400 metros quadrados), sem contar outros entendimentos. Veja este artigo na Wikipédia que traz uma visão histórica do problema de entendimento do alqueire. http://pt.wikipedia.org/wiki/Alqueire

O Hectare é uma medida que equivale a 10.000 metros quadrados. Propriedades rurais não têm lados exatos como em um terreno urbano e embora seja fácil comparar os números, medir uma propriedade exige a perícia de um agrimensor que geralmente usa o topógrafo para determinar sua medida.

Com informações de http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_urbana e http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_urbana




9 respostas para “Diferença entre Zona Rural e Zona Urbana, Hectare e Alqueire”

  1. Maria Vitória disse:

    Eu adoro estudar zona rural e zona urbana

  2. thaissa disse:

    eu achei muito ultil

  3. claiton C.R.R disse:

    eu tambên acho que é bom conhecer mais

  4. Isabella disse:

    Eu achei bastante útil

  5. weslley fabricio d paula dntas da silva disse:

    eu gostei muito de pesquisar zona urbana e principalmente zona urbana adoro morar no mato na natureza.

  6. weslley fabricio d paula dntas da silva disse:

    adorei a pesquisa principalmente a zona rural amo a natureza

  7. Maria Beatriz disse:

    foi muito útil para colocar no meu trabalho, adoro estudar sobre este assunto

    OBS: adorooooooo zona urbana, para ir ao shopping e no cinema

  8. Verônica disse:

    E bem legal eu adorei eu tenho uma fazenda el é bem grande e eu amo el e pura natureza

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade