Dicas e informações sobre casa e construção

Terreno de 300 metros é um bom tamanho para construir?

Um terreno com medida 12 metros de frente e 25 metros de comprimento é bom para fazer a construção de uma casa? Terreno de 300 metros é um bom tamanho para construir?

A preocupação com a construção de uma casa deve começar antes mesmo da compra do terreno, afinal ele será a base para obra. Se você pretende construir uma casa grande então precisará de um terreno compatível, isto é bastante lógico. Antigamente os lotes geralmente eram maiores, na casa que moro atualmente o tamanho do terreno é de 400 metros quadrados e tem duas casas, mas essas medidas já não são tão comuns hoje em dia, exceto em condomínios fechados de padrão mais elevado, já nos bairros mais populares há terrenos de 300 metros, 250, 200 e até 140 metros quadrado.

Terreno vazio

Terreno de 300 metros

Esta medida eu acredito que seja muito boa para fazer uma casa de tamanho adequado para uma família média e até grande morar. Pois a lógica de uma construção deve levar em conta que existem partes do terreno que não pode ser construída e se ele foi muito pequeno a sobra pode ser pouca. Veja um exemplo:

Recuo frontal

Na maioria dos casos é necessário deixar 5 metros na frente do terreno sem construção, isto descontando a calçada, ok? São 5 metros da área útil do terreno. Esta medida pode variar de cidade para cidade, já que isto geralmente é definido no plano diretor de cada município. Isto é válido para construções novas e residenciais.

Recuo lateral

Também é necessário deixar pelo menos 1,5 metros de recuo lateral, isto é, da parede da sua casa até o muro. De novo, é possível que exista variação de cidade para cidade. Segundo o padrão adotado em minha cidade, se você fizer a casa em uma das divisa, terá de deixar a outra livre, se deixar espaço, ai sim ele deve ser de no mínimo 1,5 metros.

Então imagine que você queira fazer uma casa de 150 metros quadrados e que o seu terreno tenha a medida de 12 metros de frente x 25 de profundidade. O cálculo hipotético poderia ser similar à imagem abaixo:

terreno 300 metros construção

12 x 5 = 60. Então você perde de cara 60 metros na frente

Depois você precisa descontar 3 metros nas laterais (1,5 metros de cada lado).  Desta forma sua casa poderia ter as medidas de 9 de largura e 16,66 de comprimento.

 

Agora veja: 25 metros menos 5 do recuo frontal, menos 16,66 da construção, terá uma sobra no fundo de apenas 3,34 metros.

Veja que não sobrou muito espaço, logo uma pessoa que deseja uma casa maior precisará ter pelo menos 300 metros de terreno, pois a perda com os recursos são grandes e quanto menor o terreno, menos espaço útil para a construção terá.

Atualização: O cálculo acima está ligeiramente errado, mas preferi manter, pois existem situações onde ele é válido. Explicando melhor:

Você pode encostar a construção em uma das laterais do terreno, mas não nas duas. Ou seja, de um lado é necessário deixar 1,5 metros e do outro lado poderá fazer a parede na divisa. Contudo, existem pessoas que não gostam de fazer a construção na divisa, ai para esses casos, vale a regra acima.

Construção na divisa

Uma alternativa para você ganhar espaço de construção e ocupar melhor o terreno é fazer a construção na divisa do terreno. Mas neste caso você não poderia ocupar o espaço lateral inteiro, ou seja, se fizer na divisa de um lado, terá de deixar livre o outro lado, mas pelo menos você ganharia 1,5 a mais para a construção.

Muita gente não gosta desta ideia pois quando você constrói na divisa, sua parede do lado de fora ficará exposta ao terreno vizinho e dependendo do que ele fizer do outro lado poderá causar problemas para você, como umidade e infiltração, por exemplo.

Construção de sobrado

Outra alternativa seria fazer a construção de uma casa no estilo sobrado e isto maximizaria o espaço do terreno. De fato é uma ótima opção para em quer fazer uma construção maior em um terreno de 300 m/2. O problema do sobrado é o seu custo que é bem mais elevado do que de uma casa térrea.

Conclusão

Um terreno de 300 metros quadrados é um ótimo tamanho, embora muitos achem que ele é pequeno. Um bom arquiteto é capaz de fazer um bom projeto e aproveitar bem o espaço, projetando bem a construção de uma casa térrea ou sobrado.

Tira-dúvidas

Mas eu já vi construções que usam as duas laterais?

Sim. Na verdade quando você faz a construção na divisa, do outro lado é possível encostrar um pequena parte, como a garagem, por exemplo. Ai quem passa na rua e vê apenas a frente tem a impressão de que a casa está ocupando o terreno todo, mas não está.

Em um terreno de 300 metros é melhor sobrado ou casa térrea?

As duas coisas podem ser feitas, mas acho que uma casa térrea é melhor. Um sobrado neste tamanho de terreno deixa a construção muito exposta e muito próximo do vizinho. Imagine que ele também faça um sobrado. Pode ocorrer de ficar janela com janela muito próximas umas das outras.

Por que os terrenos novos são tão pequenos?

Creio que isto esteja relacionado com o alto custo do metro quadrado e com a grande demanda por habitações populares e mais baratas. Então, uma das estratégias encontradas para atender e fazer terrenos menores e mais baratos. Os terrenos mais antigos eram maiores, geralmente 400 metros quadrados, mas hoje isto acontece em poucos empreendimentos apenas.

Quais os problemas que os terrenos pequenos tem?

Muitos. Casas apertadas, falta de espaço no quintal, pouca privacidade, já que as casas ficam praticamente grudadas umas nas outras, e por ai vai. Um problema comum também são os espaços de estacionamento na rua, pois cada casa faz uma garagem e ai a distância entre uma e outra é muito pequeno, dificultando quem precisa estacionar.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade