Calçada quebrada ou irregular pode dar problemas?

De quem é a responsabilidade das calçadas? Calçadas quebradas, Degraus, Entulhos e materiais de construção bloqueando a passagem, materiais escorregadios, como pisos lisos e outros.

Um dos grandes problemas que a maioria das cidades brasileiras enfrenta são as calçadas das casas mal cuidadas, quebradas ou irregulares demais. Para entender um pouco é preciso partir do princípio lógico de via pública, onde parte dela é destinada ao trânsito de veículo e outra parte ao trânsito de pedestre. Se a rua está esburacada todos reclamam e cobram providências da prefeitura, afinal além de estragar os carros causa desconforto para seus passageiros. A calçada é igualmente importante e deveria seguir o mesmo princípio de cuidados e cobranças pela manutenção.

De quem é a responsabilidade das calçadas

Apesar de faze parte da via pública, a calçada é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis e alguns cuidam tão bem da calçada como da sua própria casa, mas outros deixam muito a desejar. A prefeitura pode cobrar dos proprietários providências em relação a irregularidades.

Problemas

Um proprietário poderá ter problemas caso um pedestre se acidente na sua calçada e esta tiver alguma irregularidade. Então é preciso tomar bastante cuidado, pois há todo o tipo de pessoas que transitam pelas calçadas, como crianças, pessoas idosas, entre outros.

Entre os problemas mais comuns, podemos citar:

Próximo de minha casa há uma calçada que é de tijolos, então em dias de chuva o tijolo, que é barro, torna-se escorregadio. Minha esposa inclusive evita esta calçada todos os dias que temos de ir a igreja. Problemas como este podem levar uma pessoa a uma queda com fraturas. Se isso acontecer o proprietário daquele imóvel é responsável e poderá  ter de indenizar a pessoa que foi vítima.

 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade