Dicas e informações sobre casa e construção

Existe padrão para calçada de casas, como largura e tipo de piso?

Que tipo de material pode ser usado para fazer a calçada da minha casa? Posso usar grama, concreto, piso ou outro material? Neste caso, qual o papel da prefeitura?

A calçada e faz parte da via pública e portanto ela é integrante da rua, ao mesmo tempo que ela é integrante da casa ou do imóvel que está instalado ali. Quando analisamos as calçadas das ruas por onde passamos podemos perceber que há uma diversidade enorme quanto ao tipo de calçada e também alguns materiais que são empregados tanto no piso como em seu entorno. Diante dessas observações é possível questionar se existe algum padrão para se fazer calçada de uma casa ou se cada um pode fazer do jeito que bem entender.

Largura

O primeiro. Analisar e quando a largura da calçada, nesse caso quem define é a prefeitura e isto pode variar de bairro para bairro e de cidade para cidade. Você já deve ter notado que algumas ruas têm as calçadas extremamente largas, enquanto que em outra elas são relativamente estreitas. Esses padrões de largura são definidos pela prefeitura e geralmente através do plano diretor que envolve uma série de diretrizes para a urbanização. A única coisa que você tem que observar nesse caso você não pode alterar o padrão de largura da calçada, uma vez que ela já é definida pelo órgão público.

Concreto, piso, grama e outros

O segundo. Analisar o tipo de material que você deve utilizar para fazer a pavimentação da calçada e neste caso não é necessariamente um padrão, salvo em algumas situações onde esse padrão pode ser especificado, como acontece no caso dos condomínios fechados ou bairros que foram projetados visando atender um fim específico. Quando não houver esta regulamentação específica você pode optar por fazer a calçada concreto, piso, pedra, grama ou outro material que seja adequado para este fim.

Desnível

Contudo você deve ter uma preocupação muito grande com a questão do desnível da calçada e neste caso o ideal é evitar o uso do chamado degrau, ou seja, você não pode criar uma dificuldade para que as pessoas possam trafegar mesmo que a rua apresente um desnível grande. Quando isso acontecer, o ideal é acompanhar o desnível da rua evitando assim a criação das famosas escadas cheias degraus que dificultam o tráfego de pessoas idosas ou de deficiente físicos, por exemplo.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade