Qual a largura de uma rua ou avenida?

Qual é a largura de uma rua com avenida em uma cidade qualquer? Por que algumas rua são muito estreitas e outras são mais largas ou ainda porque a diferença de uma cidade para outra?

A resposta a essa pergunta é depende. Existem diversos fatores que precisam ser considerados para entender o porquê de uma rua ser mais larga do que a outra ou uma rua ter um padrão diferente de uma cidade para outra. A rua onde moro tem 9 metros de largura e acredito que seja o padrão atual para as novas ruas da minha cidade, mas vamos considerar os dois fatores que poderiam explicar isso: plano diretor e as ruas antigas.

Plano diretor

De acordo com a Lei 10.257, de 10 de junho de 2001 (Estatuto da cidade), no capítulo III estabelece que as cidades com mais de 20.000 habitantes precisam ter o plano diretor que é aprovado por lei municipal, e é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana de uma cidade. Nele deverão constar, entre outras coisas, os parâmetros para ruas, avenidas, praças, calçadas e outros. Portanto, a largura de uma rua ou avenida poderá ser diferente de cidade para cidade, pois o plano diretor de uma cidade não é o mesmo de outra.

As cidades com menos de 20.000 habitantes não estão obrigadas a ter o plano diretor, exceto quando estiver em situação indicada no capítulo III da referida lei acima. Neste caso, como não há uma regulamentação específica, pode ser que existam ruas ou avenidas com larguras diferentes.

Ruas antigas

O segundo fator que precisa ser considerado são as ruas e avenidas antigas em uma cidade, criadas em uma época onde não havia uma regulamentação específica ou mesmo que houvesse esta regulamentação seria diferente da que existe hoje. Desta forma é muito comum encontrarmos ruas muito estreitas nas regiões mais antigas da cidade, pois foram criadas em uma época não havia tantos automóveis como é hoje e uma necessidade tão grande que temos hoje do tráfico de veículos e pessoas.

Para saber com exatidão qual é a largura de uma via pública deve ter, o correto seria você consultar a prefeitura municipal da sua cidade e informar se a respeito do plano diretor e das regulamentações que o município estabelece para ruas, calçadas e outros espaços públicos. A título de exemplo, coloco aqui um link da Prefeitura de São Paulo que estabelece o padrão para calçada nas ruas do município paulistano.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade