Aquecedor solar caseiro. O que é e como fazer um

É possível fazer um aquecedor solar caseiro que funcione? O que é esse sistema de aquecimento e como fazer um em sua casa para aquecer água.

Com o alto valor que está surgindo nas contas de energia elétrica, fora o uso que você consome em sua casa que juntos, somam uma quantidade enorme de dinheiro que você vai desembolsar para poder pagar o talão de luz para não correr o risco de cortar a sua energia e deixar você e sua família no escuro, hoje em dia, existem várias maneiras de você economizar para não ficar no aperto, pois não tem coisa pior do que trabalhar o mês inteiro e o dinheiro que receber ir direto para pagamento de dívidas.

Todos os consumidores sabem que existem eletrodomésticos que puxam muita energia, à exemplos de uma geladeira, ventilador, ar condicionado, etc.

Esses e demais itens colaboram para um alto custo que você terá em sua conta de luz, por isso, é importante ficar por dentro de algumas dicas e manter mais economia ao decorrer do Mês.

Para lhe ajudar na economia, citamos algumas sugestões importantes sobre o uso do aquecedor solar caseiro, nova forma de fazer com que a sua energia elétrica seja muito mais econômica do que você imagina, ou melhor dizendo, uma economia que pode chegar até 70%.

Oferecendo aos consumidores muito mais conforto, ótima qualidade de vida e economia de energia elétrica, o aquecedor solar caseiro pode ser a melhor opção para sua casa.

Não precisa de profissional. Como diz o nome, aquecedor solar caseiro, o equipamento é feito de materiais caseiros também que já estavam abandonados, à exemplos de garrafas pets. Daí só seguir as instruções, fazer, instalar corretamente e usar no dia a dia.

Para começar, a pergunta que todos querem saber. O que é aquecedor solar?

Aquecedor solar

O aquecedor solar é uma tecnologia adequada para pré-aquecer a água do chuveiro elétrico por meio da energia presente na luz solar e é indicado para aqueles que pretendem economizar o uso da energia elétrica na casa.

Este equipamento tem os mesmos princípios de funcionamento dos convencionais e esquenta a água a partir da luz do sol, sem uso da energia elétrica.

Como fazer um aquecedor solar caseiro?

Para fazer um aquecedor solar caseiro, o primeiro passo é recortar as garrafas e caixas para o painel e, em seguida, pintar de preto os canos e embalagens de leite que vão absorver energia solar e alterá-la em calor.

As garrafas vão cercar os canos de água e manter o calor através de efeito estufa. A água sairá da caixa d’água em temperatura ambiente e, quando passar pelo sistema, esquentará e então retorna para a caixa.

Após seis horas nesse ciclo constante, a água deverá chegar a uma temperatura de até 38 graus Celsius no inverno e mais de 50 no verão.

Veja abaixo um vídeo explicativo de como fazer um aquecedor solar caseiro:

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem de você instalar e usar um aquecedor solar caseiro em casa é que o equipamento ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica, deixando a sua conta a pagar mais barata.

Dependendo do tipo de instalação que você for fazer em casa, o uso do aquecedor solar caseiro pode resultar em uma economia de até 70% da sua conta de energia elétrica.

A única desvantagem que existe no aquecedor solar caseiro é que apesar dele lhe dá muita economia, tem sua parte de risco, por se tratar de eletricidade.

Ele é produzido com material de origem desconhecida e pode apresentar problemas e riscos de contaminação por produtos químicos, vazamentos, explosões, entre outras causas.

Por isso que antes de fazer a instalação, é sempre bom consultar uma pessoa que já entende do assunto para no futuro, não lhe gerar graves problemas, lembrando que, manter todo o cuidado possível na hora de instalar e no momento de usar, lhe ajudará muito, principalmente pelo fato de ser muito arriscado.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade