Tábua de passar: embutida, dobrável ou portátil. Qual é melhor?

Veja uma análise dos vários tipos de tábua de passar roupas, como os modelos embutida, dobrável ou portátil. Qual delas é mais aconselhável ou melhor?

Tem coisa mais chata do que passar roupa? Acho que só uma minoria, se é que existe, gosta. Mas infelizmente é um ato necessário para o nosso dia-a-dia, já que é fundamental estar bem apresentável, em qualquer ambiente, e fazer disso um hábito.

Saber passar roupa já é outra história!

Cada tecido pede uma temperatura adequada do ferro de passar. E mais: Escolher o ferro de passar na hora de comprar então, principalmente quando você nem gosta e nem sabe passar roupas, acaba se tornando uma decisão daquelas pelo “mais barato”.

São muitos fatores até chegar em uma roupa bem passada. O produto certo para facilitar ou saber engomar uma peça se for necessário. O ideal é padronizar ao máximo as suas roupas, com tecidos práticos de passar, ou contratar alguém para fazer o serviço por você.

Mas, seja lá como ou quem for passar as suas roupas, uma coisa é certa: Você precisa de uma tábua de passar. Pois é, não dá para ficar improvisando passar em cima da cama ou da mesa de jantar. Além de acabar com a sua coluna, a roupa não vai ficar bem passada. Isso só vale para “quebrar um galho”.

No seu dia-a-dia procure optar por um modelo que seja confortável para quem for usar, em um tamanho que atenda ao uso e que se adapte ao seu espaço. Ou seja, que seja fácil de guardar ou “esconder” após o seu uso.

Existem muitos modelos no mercado disponíveis para compra ou sob medida, que podem atender às suas necessidades.

Comece a sua escolha imaginando o espaço que você tem em casa, onde a roupa vai ser passada e aonde a tábua será guardada.

Tábua embutida

Se você estiver construindo ou reformando, uma dica legal é projetar a sua área de serviço com armários embutidos e neles uma tábua embutida. A vantagem destas tábuas é que não ocupam espaço na horizontal. Por ser retrátil, você puxa somente na hora de usar.

Seja qual for o local da instalação, esse modelo de embutir economiza espaço e você ainda pode usar para outros fins como apoio para recolher e dobrar a roupa lavada ou até mesmo como mesa na sua cozinha.

Existem modelos prontos no mercado, que já vem com armário. Mas você também pode mandar fazer sob medida. Os modelos prontos costumam ser mais em conta, mas a estética e a durabilidade da peça devem pesar na sua decisão. Além do que, para evitar problemas ergonômicos a altura da tábua deve ser adequada a quem for passar a roupa, ou um meio termo que seja confortável a todos que forem utilizá-la. O ideal é que seja regulável.

Veja aqui exemplos de tábua de passar embutida

Tábua dobrável

Os modelos de tábua dobráveis são os mais comuns. Você encontra no mercado tábuas de tamanhos e formatos variados e de materiais diferentes. Tem qualidade e preço para todos os bolsos e forros.

Embora algumas peças sejam muito baratas, sobretudo as de madeira ou alumínio, procure sempre optar por modelos mais duráveis, que não vão “abrir as pernas” logo nos primeiros usos e que possuem forros de qualidade. Os modelos mais baratos, aqueles de madeira, geralmente vem forrados com juta estampada e colorida. São a cara do Brasil e muito decorativos, mas o tecido acaba estragando rápido por não tolerar bem o calor e a tábua dura muito pouco tempo.

Dê preferência as marcas mais conhecidas como Tramontina, que são tábuas de aço inox, que não enferrujam, e ainda possuem acessórios que facilitam muito o seu uso como pés antiderrapantes, descansos para o ferro e roupas, trava de segurança no sistema dobrável para facilitar o armazenamento, forro térmico e removível e regulagem de altura. São um pouco mais caras, mas duram muito mais e são confortáveis e práticas para o usuário.

Essas tábuas dobráveis podem ser guardadas em espaços mortos como embaixo da cama, naquela brecha entre o Guarda-roupa e a parede ou mesmo atrás de uma porta.

Existem inclusive modelos dobráveis que são de fixar na parede, e acabam ficando bem semelhantes aos modelos de embutir. Muito práticos e com uso flexível.

Veja aqui exemplos de tábua de passar dobrável

Tábua portátil

Agora, se você é daqueles que mora em um apartamento muito pequeno e que só consegue passar roupa na cama ou na mesa, por falta de espaço, existem modelos de tábuas portáteis que podem facilitar o seu dia-a-dia. Esse modelo ocupa menos espaço e você pode usar em cima da sua mesa ou da cama. Geralmente tem pés mais curtos e retráteis e a própria tábua é dobrável, reduzindo seu tamanho.

Veja aqui exemplos de tábua de passar portátil

No final, cabe em uma bolsinha que fica mais fácil de carregar em viagens e ocupa menos espaço em casa. Outros modelos ocupam menos espaço ainda, são feitos de tecido térmico e você usa apenas para forras a cama ou a mesa onde vai passar a roupa, evitando que o ferro quente danifique a estrutura e garantindo uma superfície mais uniforme para que a roupa fique mais bem passada.

Pronto (a) para decidir qual desses modelos atendem melhor as suas necessidades? Com o modelo certo a tarefa de passar roupa fica até menos complicada, pode acreditar!

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade