Dicas e informações sobre casa e
construção

Qual a porcentagem de diluição em água de uma tinta imobiliária?

Qual a porcentagem ideal de água que podemos misturar com a tinta para pintar as paredes de uma casa? Pode haver diferença na quantidade inicial percentual de uma marca para outro ou de um tipo de tinta para outro?

Preparar a tinta para pintura é uma das primeiras etapas que precisamos fazer quando vamos pintar uma casa. As tintas imobiliárias atualmente são bastante sofisticadas e vem com uma textura bastante acentuada, isso requer a diluição em água para permitir que ela fique mais fácil de manusear, bem como a aplicação dela na parede ou muro onde você estiver pintando. Normalmente os fabricantes já imprimem nas embalagens as instruções básicas para que você possa fazer a diluição em água ou outro produto químico e portanto não existe uma regra única sobre o percentual de água que você pode aplicar a todos os casos.

Mistura de tintas

Linha Rende Muito da Coral

Para pintar a minha casa eu usei uma tinta da linha Rende Muito da Coral e conversando com o vendedor na loja de tintas ele disse que nesta linha é possível diminuir até 80% com água, mas que este é um quadro não muito ideal em termos de pintura já que você terá muito pouco de tinta e muita água. Eu trabalhei com aproximadamente 30 a 40 por cento de água no processo de diluição e acredito que foi o ideal para o meu caso que tinha as paredes devidamente amaciadas e perfeitamente lisas para receber a pintura. Nas paredes internas e externas eu aplique de duas demãos e foi suficiente. No muro da minha casa houve uma situação que eu apliquei apenas uma de mão e ainda assim o resultado foi bom.

Outras tintas

Como eu tinha de entregar a casa que eu estava morando, tive de fazer a pintura, uma vez que ela era alugada, comprei uma tinta de outra marca para fazer a pintura e depois descobri que não dava para usar a mesma porcentagem de diluição que eu havia usado anteriormente. O resultado foi muito ruim. Conversando com um pintor profissional ele me disse que aquela tinta não poderia ter mais de 10 por cento de diluição de água e que esta porcentagem vai variar muito de tinta da tinta e quanto mais inferior for a qualidade da tinta, menos diluição você poderá fazer.

Recomendação do fabricante

Outra dica importante é seguir a recomendação do fabricante que sempre indicará a quantidade certa de diluição para a tinta que você adquiriu. Isto é importante pois cada tinta é um caso específico e depende como ela foi produzida e portanto ninguém melhor que o fabricante para dar a orientação correta.

A informação da diluição geralmente já vem impresso na própria embalagem do produto.

Algumas perguntas e respostas

O que acontece se colocar mais água do que o recomendado?

Neste caso a tinta vai ficar muito rala e você terá um pouco mais de dificuldade em aplicá-la uma vez que ela vai escorrer bastante, respingar e aplicação na parede não ficará tão uniforme. Embora existam os rolos antirrespingo, eles funcionam muito bem quando a tinta está na diluição correta, se ela estiver muito rala, ainda assim haverá bastante respingo e uma qualidade inferior na pintura.

Na prática o que ocorrerá é que haverá mais dificuldade de fazer a aplicação da tinta, sem contar que corre-se o risco de ter de aplicar mais demãos, já que a tinta estará muito rala e com isso não conseguirá fazer a cobertura completa da parede.

O que acontece se colocar menos água do que o recomendado?

Acontece exatamente o inverso da pergunta anterior, ela vai ficar muito grossa e você terá também dificuldades de fazer aplicação nela na parede. Neste caso poderá formar inclusive pequenas concentrações de tinta que poderá dar diferença ou até dificultar um pouco mais para você dar o acabamento na tinta.

Em termos práticos isso também significaria maior dificuldade de fazer aplicação, muito embora ela poderia dar uma cobertura muito boa, mas dificultaria um pouco processo de diluição e correria o risco de alguma parte dela não diluir totalmente, especialmente no caso da linha rende muito que a tinta vem em forma de pasta e por isso é tão importante ela ter uma boa diluição.

Na medida em que for usando é normal a tinta engrossar?

A diluição correta, sugere também que você faça a mistura adequada e aplicação logo em seguida. Se você misturar a tinta, mas deixar a muito tempo na caçamba, pode ser que ela engrosse um pouco. Por isso é importante fazer a diluição, a mistura e aplicação em seguida sempre usando o rolo para manter a tinta bem misturada.

Usei uma parte da tinta apenas, posso deixar no balde para o dia seguinte?

Depois que você faz a diluição da tinta, o ideal é que ela seja aplicada integralmente na parede, contudo se por algum motivo não for possível aplicar, o correto é fazer a devolução dela na lata e tampar corretamente para ser utilizada no dia seguinte.

Deixar a tinta no balde para ser utilizado pois pode não ser a melhor alternativa, uma vez que ela pode secar.

Depois de aberto, qual é o tempo de validade da tinta?

Esta é uma informação que você precisa pegar na própria embalagem da tinta, pois cada uma delas pode apresentar um tempo de validade diferente.

O ideal é você abrir a embalagem e utilizar toda a tinta de uma única vez, mas como sabemos, especialmente no processo final da pintura, é comum sobrar aquele resto de tinta. Nesse caso o ideal é fechar bem a embalagem e guardar em local fresco e que não receba incidência direta do sol. Ainda assim é necessário respeitar a data de validade que constará na embalagem para poder ser utilizada posteriormente.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.