As torneiras de banheiros exercem um papel importante na usabilidade da pia do banheiro e dependendo do modelo poderá trazer mais benefícios ou problemas de uso. Há diversos tipos, modelos, cores e uso de materiais, bem como diferentes aplicações. Veja abaixo alguns exemplos e as principais características de cada um deles.
Como dizer acessórios bem feitos para lavatórios, banheiras e chuveiros dos pretendentes polidos.
Três sinais de que suas antigas torneiras de banho estão pisando na água:seu acabamento é opaco ou gasto. Eles ainda pingam mesmo depois de repará-los. Ou, seu estilo parece datado com a remodelação do banho que você está planejando. Se isso descreve suas torneiras, prepare-se para um mar de opções de substituição. Escolher um estilo que você gosta é a parte mais fácil de comprar uma nova torneira. As questões mais difíceis são:Que material e acabamento foram usados na torneira que você gosta? Eles durarão e ainda serão fáceis de limpar? Se houver algum problema, quão difícil e caro é o reparo? Em outras palavras, qual torneira lhe dará o estilo e serviço para o que você quer gastar?
São os tipos comuns de torneiras para o uso em banheiros e possuem acionamento de abertura e fechamento manual. Podem ter formatos, tamanhos e materiais diversos. Basicamente elas se dividem em dois grupos, sendo: torneira de mesa e torneira de parede.
O primeiro tipo é mais indicado e provavelmente mais comum por não envolver a parede e sim ser fixada na pia, o que facilita muito em caso de manutenção.
Há vários modelos de torneiras convencionais, sendo que as principais diferenças estão relacionadas a:
Cor
Tipo de acionamento
Tipo de material
Esse tipo de torneira quando acionada tem um mecanismo que aciona automaticamente após um período fechando a torneira e evitando que a água escoe por mais tempo. Ela é muito usada em banheiros públicos, como em shopping center e outros locais, mas pode ser usada no banheiro de casa. A economia de água é alta, especialmente em casas onde há crianças que as vezes abre a torneira e esquece de fechar.
Veja aqui exemplos de torneiras temporizadas
É um tipo de torneira que deve ser usada quando a casa tem aquecimento central de água. Com isso a torneira recebe tanto a água quente como a fria e assim permite que você regule a temperatura da água através de dois acionadores ou de um único acionador com dupla função.
Há pelo menos três modelos de misturadores:
Esse tipo de misturador conta com dois acionadores e normalmente eles são peças separados, portanto, ficaria uma torneira e dois misturadores, sendo um de água quente e outro de água fria. Veja aqui exemplos de misturadores convencionais.
Este tipo de torneira tem um único acionador, mas como função dupla, já que ele tem água quente ou fria quando aberto em lados opostos. Veja aqui exemplos de misturador monocomando.
Este tipo é um modelo que também conta com dois acionadores, mas em uma mesma peça, ou seja, integrado à torneira. É um modelo mais indicado que o primeiro desta lista. Veja aqui exemplos de misturador monobloco.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega