Dicas e informações sobre casa e construção

Administradora de condomínios - Como funciona a administração

O que é uma empresa administradora de condomínios e quais os tipos de serviços elas fazem na administração desses espaços como questões legais e outros.

No mercado moderno os serviços que envolvem uma administradora de condomínios cada vez mais vêm sendo requisitado, e isso acontece porque esse tipo de instituição é capaz de auxiliar o síndico em diversos processos, oferecendo uma ajuda maior e assessoria especializada.

No entanto, para que essas atividades fiquem bem especializadas e corretas na mão de uma administradora de condomínios, é preciso que você antes faça uma avaliação bem criteriosa para conseguir entender qual o posicionamento e a reputação dessa empresa escolhida.

Condomínio vertical ou edifícios

Pensando nisso, esse texto traz diversas informações essenciais para quem está procurando entender como funciona esse tipo de administração, e saber como escolher uma empresa que irá atender as necessidades prediais de determinado imóvel.

Entenda como funciona uma administradora de condomínios

É uma empresa que irá auxiliar o síndico de um edifício no exercício de diversas atividades cotidianas desse tipo de imóvel, dando total suporte para todas essas tarefas de cunho administrativo.

Essas tarefam podem ser:

  • Contabilização de despesas e receitas;
  • Realização de pagamentos;
  • Elaboração das folhas de pagamentos;
  • Gerenciar arquivos documentais;
  • Controlar cadastro dos proprietários;
  • Assessoria a diversas reuniões;
  • Presença nas assembleias;
  • Entre muitas outras.

Como certificar que a empresa é competente

Para você verificar a autenticidade desse trabalho de administração, é preciso avaliar algumas certificações imobiliárias dessa empresa, e isso poderá garantir o reconhecimento da segurança e da qualidade desses envolvidos.

As certificações que existem dentro do mercado são:

  • PROCONDO: Ela reconhecer as empresas do ramo que tem mais de cinco anos de atuação dentro do mercado administrativo condominial e que não tem nenhum título protestado ou então ficado dentro de bancos cadastrais.
  • IREM (Institute of Real State Management): Já a IREM é um tipo de certificadora internacional sediada em Chicago, e que credita e também capacita todos os profissionais de administração de condomínios para que seus atendimentos estejam em um patamar mais elevado.

A administração como natureza jurídica

De modo geral, dentro da administração de condomínio existe um contrato firmada entre as duas partes – que são a administradora e o condomínio – podendo ser ele tanto verbal como escrito, e que estabelece todas as atividades que ficarão delegadas para a empresa profissional.

Assim ele consiste em um ato bilateral, e que exclui desse plano a figura de um gestor de imóveis, isso pelo art. 861, do Código Civil.

Nos termos mais gerais, todas as atividades de uma empresa que administra condomínios ficam regulamentada pelo Código Civil, e de forma principal pelos artigos 653 e seguintes, já que dentro do Brasil não existe uma legislação específica para esse setor.

E mesmo que existam algumas entidades como a AABIC, ABADI, SECOVI e outras dentro do setor, ainda é necessário que tanto os síndicos como os condomínios fiquem atentos na hora de contratar uma empresa profissional para administração.

Isso não significa que esse setor seja carente ou obscuro de leis e regulamentações, mas que não existem normas cogentes suficientes e específicas para as administradoras em relação aos clientes.

Perguntas e respostas

A administradora de condomínios pode tomar providencias legais?

Não, e isso se dá porque o contrato entre as partes é feito como um suporte por parte da administradora para com o síndico, e somente o segundo pode tomar decisões ou providencias, e a empresa apenas pode alertar sobre essa decisão.

Os síndicos e as administradores tem funções diferentes?

Sim, o papel dessas duas partes é diferenciado quando se pensa nos ajustes de um edifício, e por isso é importante que o síndico conheça seus deveres, assim como os deveres da administradora de condomínios.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade