Dicas e informações sobre casa e
construção

Apartamentos decorados, dicas, cuidados e problemas

Exposição ao sol, Exposição ao barulho, móveis e disposição deles no espaço interno. Entenda quais os perigos que um apartamento ou casa decorada pode esconder do comprador. Perguntas e respostas sobre apartamentos decorados e venda de apto na planta. Tire suas dúvidas sobre este procedimento e veja os cuidados com este tipo de compra.

Uma das modalidades muito comum na venda de imóveis é a venda de casa ou apartamento na planta, principalmente de apartamento, isto ocorre pois geralmente primeiro vende-se os imóveis e depois começam a construir. Para as construtoras é bom negócio, já que no momento da construção sabe-se que as casas ou os apartamentos já estão vendidos e basta construir e entregar.

Comprar um imóvel é uma grande responsabilidade, pois geralmente envolve um monte financeiro muito alto, é comum as pessoas usarem financiamento e na maioria das vezes é uma decisão que irá determinar a moradia pelo resto da vida.

Quem compra apartamento, por exemplo, sabe muito bem que irá morar em um condomínio, que terá de conviver com regras de estacionamento, portaria, uso das áreas públicas, pagamento de taxa condominial, entre outras coisas. Desta forma, são muito fatores a considerar e portanto é uma escolha mais apurada.

Comprar um apartamento pronto ou na planta? Qual seria a melhor alternativa? Não há uma resposta pronta, mas é importante entender bem, especialmente o último caso que envolve um pouco mais de cuidados. Vejamos:

Apartamento decorado

Apartamento decorado móveis planejados

Para realizar a venda de um imóvel na planta o método amplamente usado é construir um modelo do apartamento, por exemplo e decorá-lo. Este apto ficará em exposição para que os interessados possam ter uma ideia de como será o apto, servindo daquele modelo ali exposto.

Apartamentos decorados pode ser uma cilada para quem está comprando um imóvel na planta e algumas razões para isso podem ser as seguintes:

Exposição ao sol

Uma coisa é o modelo que você está vendo, outra coisa será o seu apartamento em si. A posição do sol por exemplo precisa ser considerado e você deverá mentalmente pegar aquele modelo e projetá-lo no local e na posição onde ele será construído a fim de entender qual a exposição que ele terá do sol e se será o sol da manhã ou tarde. Lembre-se que dado ao calor dos últimos anos, este item é de extrema importância.

Exposição ao barulho

Outro detalhe é a questão do barulho, verifique se o local onde há a exposição do apartamento decorado corresponde com a localização onde ele será construído, pois ele poderá estar em local privilegiada e a construção poderá ser distante dali próximo a uma rua movimentada, por exemplo. Então neste caso o que você está sentindo ali é diferente do que irá encontrar na realidade.

Móveis

Mas o item mais complicado em apartamentos decorados para exposição é a questão dos móveis pois este foram projetados para caber dentro do apartamento, ou seja, são móveis planejados e em função dos pequenos espaços dos atuais aptos, os design de interiores fazem “alguns milagres” e aquele apartamento que é super pequeno passa a dar a impressão que não é tão pequeno assim. Uso de espelhos, guarda-roupas e armários até o teto, entre outras coisas transmitem esta ideia. A pergunta é: E os seus móveis, vão caber ali? Mesmo que caiba, será que vai gerar a mesma sensação daquilo que viu quando comprou baseado em um modelo decorado?

Visitando um desses apartamentos decorados fiquei muito impressionado com eles e se não fosse o senso crítico da minha esposa e certa limitação financeira na época, eu talvez tivesse comprado. Depois analisando melhor ceguei a conclusão que se eu tivesse comprado teria de mandar planejar todos os móveis para tentar recriar aquele cenário e se eu tentasse levar meus móveis ou não iria caber ou ficaria muito ruim a disposição deles.

Adaptações

Quando uma pessoa compra uma casa é muito comum ela querer fazer algumas adaptações antes da mudança. Isto pode envolver quebrar uma parede e juntar dois cômodos, eliminar ou colocar uma janela a mais, entre outras obras de infraestrutura que são comuns.

No caso de apartamento isto não acontece, pois você não pode mexer na infraestrutura do prédio, logo, as únicas mudanças possíveis são de decorações, mobiliário e acabamento apenas.

Diante disso é muito importante observar o que você tem no apartamento e calcular bem o que se pode ser feito. A contratação de um arquiteto é algo bastante recomendável para ajudar nesta tarefa.

3 razões que indicam que você deve comprar uma casa

1. Você se sente pronto

A compra de uma casa é um grande passo. Não é uma decisão puramente financeira; é também emocional. Portanto, faz sentido ficar nervoso ao fazer uma compra tão grande, além de assumir uma responsabilidade financeira e o custo de manutenção. No entanto, se você está pronto tanto financeiramente e emocionalmente, você deve dar um passo para comprar uma casa. Uma casa pode não apenas oferecer segurança e um senso de realização, mas também pode ajudá-lo a obter sucesso financeiro.

2. Você está seguro em seu trabalho

Se você estiver razoavelmente seguro e certo de que permanecerá no seu emprego atual, é uma boa ideia comprar uma casa. Ter uma renda estável ajudará você a manter seu orçamento, pagar sua hipoteca e construir patrimônio. Também impedirá que você jogue fora dinheiro no aluguel.

5. Estabilidade

Todos chegam ao ponto em que querem estabilidade em suas vidas. Possuir sua própria casa lhe dá um bairro, escolas e comunidades que você pode chamar de seu.

Algumas perguntas sobre o assunto

O que são apartamentos na planta?

São imóveis comercializados antes de sua construção. Eles se tornaram comum no Brasil e ocorrem quando uma construtora pretende construir um edifício de apartamentos e após a realização do projeto do mesmo, coloca a venda para que pessoas possam comprar e esperar a construção do mesmo.

Apartamento na planta

É uma estratégia muito comum e neste caso você compra o imóvel baseado no projeto e também em um apartamento decorado que eles geralmente montam para demonstração de como vai ficar depois de pronto.

É uma prática que pode ser arriscada, afinal, você estará comprando algo que na verdade não existe ainda e por isso é importante verificar bem de quem você estará comprando para não ter dores de cabeça no futuro.

O que são apartamentos decorados?

Os apartamentos decorados são espaços que as construtoras criam para demonstrar aos futuros proprietários e potenciais compradores como será o apartamento que está sendo comercializado na planta. Esta estratégia é necessária para que as pessoas saibam ou pelo menos tenham uma ideia do espaço, disposição de cada cômodo e outros detalhes do mesmo.

Vale a pena comprar apartamentos na planta?

Nos últimos anos ele tem se tornado um dos melhores investimentos, pois a grande demanda por imóveis no Brasil proporcionou um desenvolvimento do setor da construção civil e o aumento do valor dos imóveis foi bastante notório.

Vale ainda ressaltar que ele acaba sendo um bom investimento pois é de médio prazo, geralmente em torno de três anos desde a compra, até a entrega das chaves e portanto é um período bom para pensar em investimento.

Já para quem quer morar ele pode não ser a melhor coisa a fazer, a menos que a pessoa possa esperar pela construção, mas para quem tem pressa não é o melhor caminho.

Quais os cuidados com apartamentos decorados?

Esses apartamentos são decorados por profissionais e geralmente eles usam móveis planejados, com isso todos os espaços são bem ocupados, o que dá a sensação de que eles não são tão pequenos assim. Então, depois que você recebe o apartamento e tenta levar seus móveis para lá verá que as coisas são diferentes. Tome cuidado nesse aspecto.

Casa ou apartamento para morar. O que é melhor?

Tem pessoas que gosta de apartamento e outros de casa. O apartamento é melhor pelo aspecto de segurança e talvez privacidade também, mas é mais apertado, tem pouco espaço e você precisa submeter às regras do condomínio.

Casa é mais espaçosa, tem possibilidade de ampliar e modificar a construção, entre outras vantagens. Eu particularmente gosto mais de casa, mas como disse acima, há quem pensa de forma diferente.

Casa ou apartamento para investimento. O que é melhor?

A melhor opção de investimento é a mesma de morar, ou seja, um objeto ou imóvel só será bom investimento de ele tiver procura e interesse de outras pessoas, desta forma ao comprar casas ou apartamentos para investimento é preciso levar em conta esse aspecto.

Conclusão

Comprar um imóvel na planta pode ser mais barato, poderá ser uma boa oportunidade de investimento e de moradia, mas requer cuidados e mais cuidado ainda de não cair na ilusão do apartamento ou a casa decorada, a menos que você queira mesmo planejar os móveis, principalmente muitos apartamentos pequenos que estão sendo vendidos ultimamente.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.