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Importância da atividade física, alongamento, caminhada, etc

Veja algumas dicas sobre a importância de realizar alongamento e atividades físicas para crianças, jovens e terceira idade. Lista com dicas de como realizar uma boa atividade física.

Sedentarismo é uma palavra que não agrada a muitos, a condição de sedentário é aquela de uma pessoa que movimenta pouco, passa muito tempo sentado e as poucas oportunidades que tem acabam desperdiçando. Por exemplo: você prefere escadas ou elevador? Vai à padaria de carro ou prefere ir a pé? Trabalha sentado ou movimentando o dia todo?

As atividades físicas são importantíssimas pois a vida moderna é de uma maneira geral muito sedentária, por isso, fazer alongamento a criar o hábito de exercitar o corpo é importante para crianças, jovens e especialmente para quem está na terceira idade.

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Importância para as crianças

As crianças em geral são muito agitadas, cheia de energia, muitos pais se dão conta disso na época das férias quando as crianças ficam em casa e ai percebem como elas correm e agitam o tempo todo.

Para as crianças a atividade física serve não só para queimar um pouco desta energia, mas por estarem em fase de crescimento é importante que o corpo que está em transformação também esteja em movimento.

Atividades como natação são ótimas para crianças, sem contar que é uma coisa que normalmente elas gostam de fazer. Verifique na sua cidade a existência de espaços públicos para a prática ou ensino da natação e outros esportes para crianças.

Importância para jovens e adultos

Jovens e adultos trabalham muito e as vezes não dispõe de tempo para uma atividade física, mas ela é necessária também para pessoas nesta fase da vida. Eu particularmente não tenho tempo para ir a academias e talvez não tenha tanta disciplina para isso, mas tento compensar com caminhadas que é uma atividade prazerosa para mim. Tenho o hábito de ir trabalhar a pé, já que moro a poucos km da empresa, além disso uso um parque público na minha cidade para caminhadas.

Importância na terceira idade

Na terceira idade a atividade física é de vital importância, já que normalmente as pessoas diminuem suas atividades cotidianas por conta da aposentadoria, por exemplo. Nesta fase é importante escolher uma atividade compatível com a sua saúde e com a condição de vida de cada um, o que não dá é parar totalmente. Caminhadas geralmente é uma atividade bastante recomendada já que pode ser feita no ritmo que a pessoa quiser e na quantidade suportada.

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Algumas dicas para as atividades físicas:

  • Antes de começar qualquer atividade faça alongamento.
  • Pratique com regularidade. O ideal é praticar todos os dias ao invés de uma vez por semana, por exemplo.
  • Procure um médico antes de iniciar atividades físicas regulares, especialmente aquelas que demandam maior esforço físico. O médico irá avaliar sua condição física e de saúde e indicará as modalidades mais adequadas.
  • Evite horários de maior calor como no meio da tarde, especialmente no verão onde as temperaturas são elevadas.
  • Tome muita água, isto ajuda a evitar a desidratação.
  • Use uma roupa e principalmente um tênis confortável.
  • Respeite seus limites. Estabeleça um cronograma saudável para alongamento e as atividades, evitando o exagero.
  • Se possível pratique em grupo de pessoas, isto ajuda no ânimo e compromisso de dar continuidade.
  • Vejo pessoas correndo na rua. Esta não é uma prática muito recomendada em função dos problemas de trânsito que a maioria das médias e grandes cidades enfrentam. Procure um local específico, como parques ou pistas de caminhadas, bicicletas ou corridas.

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