Dicas e informações sobre casa e
construção

Vazamento de gás, casinha de gás e cuidados com o botijão

O que fazer em caso de vazamento de gás? Veja as dicas do corpo de bombeiros e os cuidados que devem ser tomados para a instalação do botijão e o correto manuseio e uso dele.

A fatalidade que ocorreu com a neta do famoso pintor brasileiro Cândido Portinari expos um problema que sempre mereceu muita atenção e cuidados, o vazamento de gás. Segundo a notícia (leia aqui), a suspeita é que a moça tenha morrido em função do vazamento de gás do aquecedor que estava dentro do banheiro, mas em todas as residências existe o botijão de gás de cozinha ou o gás encanado ou da rua.

Botijão de gás

O botijão de gás é relativamente seguro e dada a quantidade de uso, muito pouco se ouve falar de acidentes com este tipo de artefato, mas se usado incorretamente ou diante de algumas situações hipotéticas, pode ser altamente perigoso. Casos de vazamento de gás, batida forte no botijão ou exposição dele dentro da residência são itens que merecem cuidados.

Casinha de gás

Um método bastante comum para minimizar problemas com vazamento e possíveis acidentes com gás é construir uma casinha externa e colocar ali o botijão. A ideia é tirá-lo de dentro da cozinha e na parte externa a ventilação é maior e em caso de acidentes, em tese, os danos podem ser menores.

Dicas de segurança

Veja abaixo algumas dicas de segurança relacionados a mangueira do gás, registro e outros itens. As dicas são do corpo de bombeiros e podem ser conferidas na íntegra no vídeo abaixo:

  • Paninho cobrindo o botijão deve ser evitado, pois de em caso de acidente ele dificultará o acesso, sem contar que o botijão deverá ficar livre de qualquer material ao redor dele, especialmente de itens que possa pegar fogo.
  • As mangueiras precisam ser certificadas pelo INMETRO e as braçadeiras devem estar bem apertadas para evitar o vazamento de gás.
  • O registro tem data de validade e precisam ser trocados em caso de vencimento
  • Verifique a qualidade do botijão no ato da compra e rejeite quando houver suspeita, como botijões amassados e oxidados.
  • Nunca deite o botijão, independentemente do local onde ele esteja, sua posição é sempre na vertical;
  • O botijão não pode ficar em local fechado, logo, a proposta de colocá-lo na parte externa da casa é justamente para evitar que ele fique em local fechado. A razão para isso é que em caso de vazamento de gás, se ele estiver em local fechado, esse gás ficará retido e se houver uma pequena fagulha de fogo pode causar explosão. quando ele está em local aberto o gás dissipa pelo ar e as chances de haver explosão diminuem.
  • Não passe a mangueira atrás do forno para evitar o aquecimento dela e possivelmente sua deterioração;
  • Aquecer o botijão de gás pensando que ele poderá render mais é uma atitude perigosíssima e não deve ser feito em hipótese alguma.
  • Ao entrar em casa e sentir cheiro de gás é MUITO IMPORTANTE NÃO ACENDER LUZ OU PRODUZIR QUALQUER TIPO DE CHAMA. Em um ambiente fechado, o contado do gás com qualquer tipo de acionador, como interruptor de lâmpadas, pode ser a combinação perfeita para uma explosão. Neste caso a melhor coisa a fazer é abrir portas e janelas, se afastar da casa e acionar os bombeiros ou os responsáveis pela companhia de gás.

O que fazer em caso de vazamento de gás

Se perceber o vazamento de gás, especialmente se este estiver dentro de casa, siga os procedimentos abaixo:

  • Fechar o registro do gás, seja no botijão ou da rua
  • Não usar fósforo, cigarro ou equipamentos elétricos, como lâmpadas ou outros
  • Tire todas as pessoas o mais rápido possível do ambiente
  • Abra portas e janelas para permitir a ventilação, mas não use ventilador
  • Desligue a chave geral, quando possível e isto oferecer segurança. Se a chave estiver dentro do ambiente, não faça.

Primeiros socorros

  • Se inalado, leve a pessoa para um lugar onde possa respirar ar fresco. Deixe-o descansar em uma posição confortável e, se necessário, você pode administrar a respiração artificial.
  • Se houver contato da pele com o gás, remova imediatamente a roupa contaminada. Lave a pele afetada com muita água por mais de 20 minutos e procure ajuda médica.

  • Em caso de contato com os olhos, lave o olho e a pálpebra imediatamente com bastante água por mais de 20 minutos. Remova as lentes de contato, se houver. Continue enxaguando e procure ajuda médica.

O fogo de uma explosão de gás pode ser extinto com dióxido de carbono (CO2), pó químico seco ou spray de água. Usando um jato de água e apontando a água diretamente no ponto onde o gás está escapando não é recomendado, pois a água pode congelar. Além disso, todas as fontes de ignição e objetos inflamáveis ​​devem ser removidos da área. Para a segurança das pessoas, elas devem ser evacuadas da área o mais rápido possível.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.