Dicas e informações sobre casa e construção

A mulher ou o homem deve escolher a casa para comprar?

Durante o processo de planejamento e compra de uma casa, será que é a posição financeiro do homem ou a visão detalhista da mulher que deve decidir sobre qual é a casa para comprar?

Durante aproximadamente um ano ficamos procurando uma casa para comprar em uma determinada região da cidade onde acreditamos que seria o melhor local para encontrar uma residência e fixarmos ali. Geralmente eu e minha esposa íamos juntos para ver a casa e fazer as avaliações necessárias não só do aspecto financeiro mas da casa como um todo. Todo este trabalho me fez perguntar se seria o homem ou a mulher que deveria escolher a casa para ser comprada.

Visão do homem

É claro que não posso dizer de maneira geral e afirmar que é homem ou mulher, mas pelo menos no meu caso acredito que a minha esposa seria a melhor pessoa para fazer a escolha da maioria dos itens que compõem uma decisão de compra de uma casa. Eu digo isso pois a minha preocupação era muito financeira eu estava constantemente avaliando e comparando o valor da casa com outros que tínhamos visto e também tentando enquadrá-la dentro do orçamento que eu dispunha.

Basicamente a visão masculina (pelo menos a minha é assim) tende a se concentrar nos seguintes aspectos:

  • Financeiro: O preço do imóvel, bem com as condições para pagamento são itens muito forte e que impactam bastante na escolha da casa. Então, se você estiver vendendo a casa para um homem, atente para este detalhe, pois ele será crucial para a conclusão do negócio;
  • Valorização: Este também é um aspecto importante que o homem pode considerar, afinal, homens gostam de fazer negócios e no processo de compra e venda, compreender a valorização de um imóvel é importante;
  • Segurança: Pelo fato do homem ser o provedor e também o protetor da família, é natural que o fator segurança seja levado em conta. Me lembro de um terreno que comprei e depois pretendia construir uma casa para morar, mas finalmente desisti por considerar que a rua não ofereceria segurança.
  • Entre outros.

Visão da mulher

Mas a minha esposa focava em outros aspectos e talvez esta era a coisa certa a fazer. A conveniência da casa, os detalhes de acabamento, a disposição dos móveis e outros aspectos eram observados nos mínimos detalhes e muitas vezes quando eu achava que aquela casa poderia ser útil uma vez que ela era financeiramente viável, vinha ela e aponta alguns problemas e colocava um balde de água fria nas minhas pretensões.

Basicamente a visão feminina(pelo menos é a da minha esposa) tende a se concentrar nos seguintes aspectos:

  • Acabamento: O tipo e as condições do acabamento não passam desapercebidos dos olhares atentos das mulheres, com isso fatores como cores, tonalidades, itens que combinam e outros, tendem a ser mais observados.
  • Praticidade: Os aspectos ligados a usabilidade do imóvel, sua praticidade, acesso e outros são também melhores observados sob o olhar feminino.
  • Estética: Cores da pintura, o projeto arquitetônico em si e vários aspectos mais subjetivos tendem a ter maior importância por parte das mulheres dos que dos homens.
  • Espaço: Por fim a questão da distribuição dos espaços também parece ser melhor observado por elas. Com isso, avaliar se o tamanho do quarto é ideal ou se o espaço da cozinha será funcional ou não é uma tarefa que as mulheres tiram de letra.
  • Entre outros.

Eu não sei se isso acontece com todos os casais, mas eu ficava muito focado na questão financeira e parece que tudo girava em torno disso, enquanto que ela ficava focada na questão da usabilidade e da viabilidade de moradia mesmo. É claro que uma coisa não exclui a outra e é preciso realmente ponderar todos os lados e todas as opiniões antes de fechar a compra, mas dar muita ênfase na questão financeira apenas poderá ser uma armadilha e depois você acabará percebendo que pagou barato por uma casa que não é necessariamente viável para atender suas necessidades.

Então, minha dica é: dê ouvidos a sua esposa antes de comprar uma casa, afinal, ela conhece melhor certas necessidades que muitas vezes não atentamos tão bem.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade