Dicas e informações sobre casa e construção

O Desenvolvimento Sustentável na Construção e Mercado Imobiliário

O que é Desenvolvimento Sustentável na construção civil e no mercado imobiliário. Exemplos de construções sustentáveis no Brasil, entre outras definições de desenvolvimento sustentável.

Falar sobre sustentabilidade é fácil, o difícil mesmo é entender como funciona e qual papel ela exerce na vida das pessoas ao redor do mundo inteiro.

O termo Desenvolvimento Sustentável foi criado em 1987 pelo Brundtland Report, que o definiu como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer gerações futuras, ou seja,  é a preocupação e conscientização, o que na verdade deveria ser a obrigação de todos cidadãos, empresas e instituições de deixarem para as próximas gerações um legado que desse continuidade às ações e projetos que estão sendo executados para o desenvolvimento de um mundo melhor e ecologicamente correto.

Desde então, medidas foram tomadas em todas as áreas, inclusive na construção civil, que passou a enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários.

Na cidade de Santos, a incorporadora SDI, em parceria com a Real Consultoria Imobiliária, está responsável pela criação de apartamentos em Santos preocupados com a sustentabilidade, o prédio comercial parque Ana Costa será um dos primeiros empreendimentos sustentáveis da cidade e será entregue em Novembro de 2012. Este é um projeto moderno que tem o seu diferencial por receber o "Selo de LEED' - um sistema internacional de certificação e orientação ambiental de edificações criado pelo U.S. Green BuiIding Council.

De acordo coma incorporadora, o selo LEED agrega um valor estratégico. “Ter um empreendimento com essa certificação cria um diferencial competitivo, que é percebido pelos clientes, além da otimização dos processos e redução de custos pela diminuição dos impactos ambientais sociais”.

A indústria da construção precisa enfrentar o desafio de contribuir para o crescimento econômico, continuando a fornecer novas casas, escritórios e lojas,melhorando simultaneamente a qualidade das cidades e do campo.Sustentável significa duradouro e duradouro, portanto,o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento econômico que perdura.Na construção,a sustentabilidade é de grande importância porque 50% dos recursos materiais retirados da natureza são relacionados à construção.

A resposta da indústria da construção civil

Como resultado de tornar-se mais consciente da agenda sustentável, a indústria da construção desenvolveu um código de prática,que foi adotado por todos os envolvidos no ciclo de vida da propriedade.Critérios dentro do código de prática afirmam que a indústria da construção não deve:

  • causar danos desnecessários ao ambiente natural ou consumir uma quantidade desproporcional de energia durante a construção, uso ou descarte
  • usar materiais de espécies ou ambientes ameaçados
  • pôr em perigo a saúde dos ocupantes ou de quaisquer outras partes.

No entanto, a indústria da construção, em comissionamento, construção ou operação deve:

  • melhorar os ambientes de vida,trabalho e lazer
  • consumir energia mínima ao longo do seu ciclo de vida
  • gerar um mínimo de desperdício ao longo do seu ciclo de vida
  • usar recursos renováveis ​​sempre que possível.

Construção Sustentável

O conceito "construção sustentável" denomina um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os trabalhos de construção, com o intuito de obter uma edificação que não agrida ao meio ambiente.  Segundo a CTE, empresa responsável pela consultoria para certificação, "é necessário um bom planejamento antes do inicio das obras, seleção criteriosa de materiais, acompanhamento e monitoramento contínuo das atividades de construção. Isso resulta menos impacto ambiental, mais limpeza, organização e melhor qualidade do ar”.

Ainda de acordo com a Incorporadora, os resultados proporcionados com os empreendimentos sustentáveis são muito positivos.

Como resultado, tanto o meio ambiente, como o empregador saem ganhando: a sustentabilidade garante o conforto térmico sem a necessidade (ou reduzida) de consumo de energia e a qualidade de vida dos seus moradores/usuários melhora muito.

Definindo a construção sustentável

“Sustentabilidade” é um dos termos mais falados, mas menos compreendidos.

O setor da construção é capaz de contribuir significativamente para esses objetivos, especialmente considerando a grande quantidade de recursos materiais e energéticos necessários para produzir e manter o ambiente construído,além da soma de emissões e resíduos gerados durante todo o ciclo de uso de estruturas físicas.Considerando a extensão global da urbanização hoje e levando em conta o ritmo em que o planeta está sendo urbanizado, é ainda mais imperativo que o que for construído deva funcionar de forma sustentável em todos os registros, ambiental,econômica e socialmente.

Embora haja pouca discordância sobre a necessidade de ação, o debate continua sobre se deve proceder em etapas pequenas ou maiores:mudança radical ou incremental,essa é a questão.

Fonte:

https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismo-sustentavel/constru%C3%A7%C3%A3o-sustent%C3%A1vel.html

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade