Dicas e informações sobre casa e construção

Qual o papel da mulher na construção da casa própria?

Qual será o papel da mulher na construção de uma casa? Será que o homem ou a mulher tem melhor atenção aos detalhes como a escolha de material o mesmo na fiscalização e acompanhamento do projeto e do desenvolvimento da obra como um todo?

A construção da minha casa contou com esforço meu e da minha esposa, trabalhamos juntos desde a concepção da ideia do projeto até os últimos detalhes do acabamento. Isso me permitiu fazer uma análise sobre o papel da mulher na construção civil e pelo menos no meu caso acredito que os pontos que vou colocar abaixo faça bastante sentido e justifica a presença da mulher no começo, meio e fim do projeto de construção de uma casa.

Visão mais detalhada no projeto

Durante a fase do projeto houve muita discussão com o arquiteto e entre nós mesmo de como seria a casa, o tamanho, a distribuição dos cômodos, os materiais empregados, entre outros. Pude perceber que a mulher neste caso tem uma visão um pouco mais detalhada do projeto e se preocupa com questões que eu para dizer a verdade, eu teria passado batido. Isso é natural visto que elas conseguem perceber a casa como um todo e principalmente em locais bastante estratégicos como cozinha e banheiro. Para se ter uma ideia no final das contas foi a minha esposa que acabou fazendo o desenho da planta baixa da casa, uma vez que o arquiteto não conseguia enxergar a necessidade que tínhamos e ela teve que trabalhar muito neste sentido.

Maior preocupação com os detalhes na construção

Durante a construção pude perceber como é importante a mulher participar também deste processo, pois visitávamos diariamente a obra e acompanhamos de perto o máximo possível todos os detalhes para evitar erros na execução do projeto. Logo percebi que era ela e não eu a melhor pessoa para fiscalizar a obra e fazer os ajustes necessários que ocorreram muitos. A mulher tem uma preocupação maior com os detalhes e no caso da minha esposa ela é muito exigente, isto tem um lado bom pois permitiu o que é a construção terminasse dentro dos padrões que precisávamos.

Gosto mais apurado para o acabamento

Por fim a minha justificativa do papel da mulher na construção fica muito evidente na fase de acabamento, afinal é nessa fase que atenção aos detalhes e o bom gosto precisam estar alinhados. Ir até às lojas, escolher os materiais certos para dar o acabamento final foi uma tarefa bastante desgastante e minha paciência era muito curta para ficar horas e horas comparando um material com outro e imaginando se ficaria bom ou não. Percebi claramente que esse é um papel que a mulher faz muito bem e graças a ela o resultado final foi bastante interessante. Por isso acredito que não seria possível concluir a casa com a mesma qualidade se eu mesmo tivesse tocado todo o processo do início ao fim.

O que é a administração de uma obra e quem deve fazer?

Administração de uma obra é um trabalho que pode ser feita pelos proprietários ou um terceiro, que pode ser um engenheiro, o arquiteto ou uma pessoa designada especialmente para este fim. Esta pessoa responsável pela compra dos materiais, entrega, gerenciamento dos processos na construção, enfim administração geral de tudo que envolver a construção da casa.

O que fazer quando há conflitos entre marido e mulher em questões da construção?

De fato este, é um problema que pode acontecer e precisa ser bem administrado para chegar a um consenso. É muito comum as pessoas terem opiniões divergentes, especialmente homens e mulheres e na construção de uma casa isto não é diferente.

Contudo é preciso levar em conta que a construção será de acordo com o que foi definido no projeto e, portanto, não cabe durante a construção fazer modificações que não estejam previstas no projeto. Por isso é muito importante discutir bem o projeto e definir exatamente o que vai ser feito, claro que isso deve ser feito por um arquiteto com aprovação dos proprietários.

Qual fase da obra é mais difícil de administrar?

Certamente é o acabamento. É na fase do acabamento que os detalhes começam a ganhar força e muitas coisas relacionadas a eles não estão necessariamente previstas no projeto. Por exemplo: O projeto prevê um lustre, mas a escolha do modelo fica por conta do marido da mulher e aí pode surgir a divergência. Cores de tintas, iluminação, papel de parede, modelo dos móveis, bem como outros itens relacionados ao acabamento sempre são os itens mais complicados para se discutir e definir.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade