Dicas e informações sobre casa e construção

O que é agua gaseificada, isotônica e purificada

Conheça os vários tipo de água e suas principais propriedades. Apesar de ser única em sua composição química inicial, este recurso pode ser apresentado de várias formas, como veremos aqui.

A água gaseificada pode ser considerada, sem muitas dúvidas, a principal substância química do meio ambiente, o que se deve ao fato desse líquido ser essencial a todas as reações metabólicas que acontecem nos seres vivos. Apesar da necessidade dessa matéria ser conhecedora de todos os indivíduos, muitos não sabem as suas peculiaridades.

Uma destas é a que existe três tipos dessa substância, a água gaseificada, isotônica e purificada, além da potável. Estes líquidos possuem um mesmo aspecto fundamental, que é o de ter moléculas H2O em sua composição, todavia, eles também apresentam características singulares de cada um.

Ademais, cada uma dessas categorias possui suas vantagens e aplicações em determinados campos. A isotônica, por exemplo, pode ser útil a atletas, ao passo em que a purificada é substancial à atividade industrial. Visando exemplificar todas essas diferenças, será explicitado, logo em seguida, o que é a água gaseificada, isotônica e purificada.

O que é a água gaseificada?

água com gás ou gaiseficada

A água gaseificada é caracterizada por possuir gás carbônico (CO2) em sua composição, adquirindo, portanto, um efeito borbulhante quando entra em contato com o ar, o qual agrada a muitas pessoas, principalmente àquelas que não são adeptas do líquido convencional.

Exatamente por isso, alguns indivíduos optam por substituir a água mineral pela gaseificada, o que, diferentemente do que dizem, não traz consequências negativas à saúde, desde que a bebida não seja aromatizada.

Isto porque as águas com gás que contêm aroma possuem, em sua maioria, muitos açúcares, o que pode acarretar em decorrências negativas, tais como o aumento de peso e o desenvolvimento de diabetes tipo dois. Portanto, para que esse tipo de água seja, de fato, saudável, é importante optar por aquelas sem essências.

  1. Aspectos sobre a água gaseificada

Como já explicitado, muitas pessoas acreditam que a água com gás pode suscitar em transtornos para a saúde, porém, a maioria dessas afirmações fundamenta-se em rumores não comprovados cientificamente. Visualizando isto, logo em seguida serão explanados os principais fatos verídicos e falsos sobre essa substância.

  • Água gaseificada engorda? Haverá o aumento de peso apenas se a água contiver açúcar em sua composição, que é o caso apenas das bebidas aromatizadas;
  • Água gaseificada descalcifica os ossos? Devido ao fato dessa bebida ser mais ácida que a água, por conta do CO2, muitas pessoas acreditam que ela aumenta a acidez do sangue, o que ocasionaria a descalcificação dos ossos. Porém, foram feitos diversos estudos e isso não foi comprovado pela ciência;
  • Água gaseificada enfraquece o esmalte dos dentes? Caso o pH da bebida seja muito baixo, pode haver sim um enfraquecimento do esmalte dos dentes, se o consumo da bebida for constante. Porém, para evitar isso, basta adquirir águas com uma acidez próxima do pH 8,5 (no rótulo das bebidas há a indicação do grau de acidez delas);
  • Água gaseificada favorece a formação de pedras nos rins? Não há estudos que comprovem que a água com gás acresce a eliminação de cálcio pelo organismo.

O que é a água isotônica?

água isotonica

A água isotônica é uma bebida composta por água, sais minerais (fósforo, potássio, sódio e cálcio) e carboidratos (açúcares). Este líquido é utilizado principalmente por atletas, já ele repõe compostos importantes ao desempenho do esportista que são eliminados pelo suor durante as atividades físicas, os quais não são repostos rapidamente apenas com a ingestão de água mineral.

O que é a água purificada?

Água purificada ou pura para beber

A água purificada é uma bebida que possui uma concentração reduzida ou totalmente desprovida de demais elementos químicos, tais como partículas orgânicas (fragmentos de seres vivos) e compostos inorgânicos (sais minerais).

Esse líquido é especialmente importante para as indústrias químicas, já que, dentre as água gaseificada, isotônica e purificada, a última é a mais utilizada para a fabricação de vários produtos e para a realização de experiências.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade