Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de flores

Veja quais são os principais tipos de flores, como as rosas, orquídeas, tulipa, girassol, violeta e outros. Características e fotos para ilustrar os modelos.

Não há quem não goste de um jardim colorido cheio de flores e diferentes espécies. As mais variadas cores e perfumes dão um toque de alegria e pureza a qualquer ambiente que as receba.

São tantas espécies diferentes que é normal ficar indeciso na hora de optar pela compra de alguma flor. Só as rosas por exemplo, que são um dos tipos mais escolhidos quando o assunto é presentear quem se ama , possuem mais de 100 espécies diferentes.

O cruzamento de diferentes tipos de flores resultam em novas espécies e assim surgem infinitas possibilidades. O problema é que essas possibilidades são muito belas e cheirosas, assim fica difícil escolher.

Os tipos mais comuns de flores:

Violeta

Flor violeta

A violeta é uma flor muito comum e reconhecida pela sua linda cor. Ela possui mais de 700 variações de espécies e é reconhecida pelo seu aroma tranquilizante, utilizado inclusive como óleos naturais de propriedades calmantes.

Girassol

Girassol amarelo

O girassol possui esse nome em consequência ao seu alinhamento com o sol, desde quando nasce até quando se põe. Essa flor não se adapta dentro de residências, para sobreviver ela precisa estar plantada ao ar livre.

Tulipa

Tulipa holandesa

Diferentemente do girassol as tulipas são flores que não gostam de calor, elas se adaptam no frio. Assim como as rosas, as tulipas simbolizam o amor, são frequentemente vistas em jardins Holandeses.

Rosa

Rosas vermelhas

As rosas são uma das mais antigas do mundo. Há indícios de que tenham surgido a mais de trinta milhões de anos. Elas possuem espinhos que fazem parte da sua defesa natural e suas espécies variadas podem ter diferentes cores.

Copo de Leite

Essas possuem uma beleza exótica e geralmente nascem perto de rios e lagos onde há umidade. O copo de leite é uma planta tóxica e deve ser mantida fora do alcance de crianças.

Orquídea

Flor de orquídeas

As orquídeas são lindas flores de origem oriental. Elas possuem diferentes espécies que podem variar de tamanho e cor. As cores mais comuns são roxo, amarelo, azul e branco.

Cada flor exige diferentes condições climáticas para a sua sobrevivência, é justamente por isso que existem algumas espécies que são cultivadas apenas em determinadas regiões geográficas.

  • Sul: Essa região possui baixas temperaturas e terrenos altos, a flora que mais se compatibilizam a esse tipo de cenário climático são as orquídeas, hortênsias e kalanchoes.
  • Sudeste: No sudeste é possível cultivar diferentes espécies de flores visto que possui temperatura climática amena e umidade bem variada de um estado para o outro. É comum nessa região a presença de bromélias, Ipês, samambaias e orquídeas.
  • Norte: Na região norte encontra-se os mais vários tipos, principalmente na vegetação da mata amazônica. Apesar de ser bem quente essa região possui bastante umidade devido as suas matas e rios. As principais flores são: vitória-régia, jasmim, ninfeia, quaresmeiras, entre outras.

    Centroeste: Essa região é bem quente e possui umidade variada de estado para estado. Brasilia é o terceiro maior mercado de flor do país. As flores mais comuns são: bromélia, orquídea e copo-de-leite.

  • Nordeste: A região nordeste possui um clima seco com baixa umidade no ar, logo não possui muitas espécies diferentes, as que adaptam a esse clima são aquelas que não necessitam de muita água como cacto, cajuzeiro, bromélia do sertão e catingueira.

É importante procurar saber qual tipo de flor ideal para as condições climáticas nas quais ela vai viver para que ela possa se desenvolver de forma correta e oferecer sua belezas natural.

Diferentes tamanhos de flores:

Além de conhecer suas necessidades climáticas também é essencial identificar qual será seu porte e se ele se adequa ao local em que foi plantado pois algumas plantas ficam bem grandes.

  • Porte grande: Ipê, Figueiras e rosas trepadeiras.
  • Porte médio: samambaia, copo-de-leite e orquídeas.
  • Porte pequeno: violetas, kalanchão, maria-sem-vergonha.

As flores trazem ânimo e leveza para qualquer local, seja plantada em vasos dentro de casa ou na terra, seu habitat natural. Nada mais encantador que conhecer os seus mais variados tipos.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade