Dicas e informações sobre casa e construção

O que é lavadora a vapor ou de alta pressão?

Quais são os benefícios de uma lavadoras a vapor e quais as dicas de como comprar este importante equipamento para uso em casa para limpezas pesadas do dia a dia.

Certos tipos de limpeza, principalmente aquelas industriais e automobilísticas, exigem muito dispêndio para serem realizadas, sendo de difíceis execuções. Porém, existem determinados equipamentos que podem facilitar bastante essas higienizações, tais como as lavadoras a vapor.

Além de propiciarem faxinas ágeis e efetivas, esses aparelhos diminuem o impacto ambiental e os altos custos usuais às limpezas convencionais, especialmente quando estas são de alta escala.

Contudo, apesar das diversas vantagens proporcionadas pelas lavadoras a vapor, muitas pessoas são compreendem o que são essas máquinas ou quais são seus benefícios. Almejando à elucidação destas e de outras dúvidas, a seguir serão escrutinados os aspectos mais comuns desses limpadores.

O que é lavadora a vapor ou de alta pressão?

Lavadoras a vapor

Lavadoras a vapor, ou ainda lavadoras de alta pressão, são aparelhos caracterizados por projetarem vapor a altas temperaturas, o qual é resultado do aquecimento sublime da água.

Esses limpadores são eficientes, pois o grau de calor do vapor ejetado por eles é alto o suficiente para suscitar na remoção de impurezas imensamente aderentes às superfícies, tais como gorduras e óleos.

Isto acontece, devido ao fato do calor elevado funcionar como uma espécie de agente catalisador para as reações químicas, acelerando as que acontecem durante o processo de limpeza. Assim sendo, quanto maior a temperatura que uma máquina alcança, maior a sua efetividade, o que torna comum encontrar lavadoras a vapor capazes de aquecer a água a mais de 160ºC.

Quais são os benefícios de uma lavadoras a vapor?

São numerosíssimas as vantagens proporcionadas àqueles indivíduos que optam por empregar as lavadoras a vapor nos processos de higienização; veja, logo em seguida, a listagem das principais.

  • Maior efetividade, já que esses equipamentos realizam exímias limpezas em um menor período de tempo;
  • Secagem mais rápida da área lavada, devido à água quente ter uma evaporação mais veloz que a fria;
  • Maior economia, pois esses limpadores não requerem, na maioria dos casos, o auxílio de quaisquer produtos químicos para uma limpeza completa. Ademais, às empresas é oferecido ainda mais um ponto positivo: a diminuição da mão de obra que é necessária às faxinas totalmente manuais;
  • Diminuição do impacto que as limpezas causam no ambiente, o que se deve ao fato da menor utilização de produtos químicos profundamente agressivos à natureza e que são necessários para higienizações comuns, tais como os detergentes.

Além dos proveitos citados, é possível ainda destruir micro-organismos patogênicos com a limpeza a vapor, contanto que a máquina empregada seja capaz de aquecer a água a temperaturas maiores que 121ºC. Ademais, o local tem que ser higienizado de 15 a 20 minutos, no mínimo, para que os micróbios sejam mortos de fato.

Como comprar a melhor lavadoras a vapor?

Para adquirir a melhor lavadora a vapor, primeiramente se deve analisar a finalidade para a qual será destinada a máquina, de modo que aparelhos errados não sejam comprados.

Por exemplo: ao obter uma máquina de altíssima pressão para simples limpezas domésticas, a pessoa acaba saindo no prejuízo, já que ela poderia ter adquirido um aparelho mais barato; situação semelhante de rombo ocorre quando uma empresa que precisa realizar higienizações profundas compra lavadores fracos potencialmente, que não servirão aos intuitos desejados.

Após ter em mente o modelo de equipamento que mais se adequa às suas prioridades, o interessado em uma dessas máquinas deve pesquisar pelos fabricantes mais capacitados, que produzam apenas produtos funcionais.

Ademais, é também essencial verificar se os aparelhos de determinada instituição são aprovados pelo Inmetro. Isto é importante, pois as lavadoras a vapor, por utilizarem a energia elétrica para aquecer a água, devem possuir certos aspectos, tais como plugues adaptados e mecanismos contra choques, para serem seguras de fato.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade