Dicas e informações sobre casa e construção

O que é TV HD, Full HD e 4K. Diferenças e comparação

Você sabe a diferença entre TV HD, Full HD e 4K? Veja um artigo comparativo que mostra as semelhanças e diferenças entre esses vários modelos de aparelhos.

Os pixels são as unidades básicas que carregam as informações para os nossos olhos.

A quantidade de pixels determina a nitidez e a qualidade da imagem. Quanto maior o número de pixels mais real será a imagem. Aumentando a densidade melhoramos a qualidade.

TV Widescreen: quer dizer ecrã panorâmico formatos Widescreen mais conhecidos para televidores são 1,77:1 (16:9), 2,33:1 (21:9).

Se você ou o seu sofá ficam a uma distância maior que 2m da sua TV, terá que usar uma TV de 40 polegadas, no mínimo, seja qual for a resolução. (uma polegada = 2,54cm)

1- Resolução High Definition (alta definição ou HD).

Resolução: 1366 x 720 pixels (quase 1 milhão de pixels) utilizada em tela de 16:9 (widescreens). Hoje quase não encontramos televisores com resolução menor que essa, só as TVs de tubo. A imagem em HD é muito boa mas, no mercado há opções melhores. Aos poucos vai se tornando ultrapassada.

2- Resolução Full HD

Resolução: 1920 x 1080 (2milhões de pixels). Fornece uma imagem com mais qualidade e nitidez. A maioria das TVs, celulares e telas de computador são hoje em Full HD.

Alguns modelos: Panasonic - TC-32A400B - Philips - 43PFG5000/78 Samsung - UN48J6500AG - Philips - 55PFG5100-78

3- Resolução 4K (Conhecida também como UHDTV (ultra hd )

Resolução: 3840 x 2160 pixels (8 milhões de pixels) em tela de proporção 16:9 (16 na horizontal e 9 na vertical). Algumas 4k tem essa taxa em 21:9. Imagem muito rica e detalhada. Surgiu no Brasil partir de 2012. Lembro que estas TVs eram enormes chegando até a 84polegadas. A partir de 2014 a LG e Samsung começaram a fabricar essa tecnologia em 40 polegadas. Nos televisores menores os detalhes da 4k se confundem com as de FullHD. As 4k maiores demonstram melhor a qualidade desta imagem. A sua imagem é inigualável, bem real mesmo.

Quanto conteúdo da mídia, ainda são poucos os poucos filmes e programas para explorar todo o potencial dos pixels da 4k.

Alguns modelos no mercado: Philips - 40PUG6300 - Samsung - UN40KU6300G - Samsung - UN48JU6500G - Samsung - UN55JU6700G - LG - 65UG8700

Comparação

Em meio a isto tudo ficamos pensando qual, é a melhor? Qual TV é melhor para mim?

  • A resolução HD: muito boa para assistir à TV digital aberta, canais pagos, DVDs.
  • A resolução Full HD: se você usa Netflix ou serviços online ou assiste blu-ray .
  • A resolução 4K: mais indicadas par telas maiores a partir de 48 polegadas e existem poucas mídias para aproveitar todo o seu potencial. São os televisores ainda novos no mercado e mais caros em relação ao demais.

Perguntas e respostas

O que é uma TV smart?

Uma TV smart é um televisor que tem um sistema operacional, assim como ocorre nos smartphones que são telefones com o sistema operacional. Isto significa que é possível tanto no celular, assim como na TV, fazer a instalação de aplicativos que funcionam como um programa de computador. Na verdade boa parte dos aplicativos que estão disponíveis para celulares, também podem ser instalados na TV smart, especialmente aqueles relacionados com a exibição de vídeos, como o YouTube, Netflix e outros similares.

A TV Smart funciona bem com wifi?

Teoricamente sim, mas na prática nem sempre isso é verdade. Na minha casa por exemplo, eu precisei passar um cabo do roteador até a TV para que ela funcionasse, pois no Wi-Fi apresentava muita oscilação e caía bastante a conexão. Depois que passei um cabo aí passou a funcionar normalmente sem problema algum. Contudo alguns colegas alegaram que funciona em suas casas com Wi-Fi. Certa forma isso está muito relacionado com a qualidade do seu sinal, bem como com o modelo da sua TV.

Todas as Tvs smart tem Youtube e NetFlix?

Como explicado acima, o YouTube e o Netflix são aplicativos que podem ser instalados em TVs smart. A maioria já vem com eles instalado, mas caso não venha esteja disponível, pode ser instalado sem problema algum. Desta forma, seria correto afirmar que todas ou praticamente todas as TVs smart ou já tem instalado ou tem a possibilidade de instalar.

O que significa Youtube?

Se você traduzir ao pé da letra, seria Sua TV, já que Tube faz referência as antigas TVs de tubo e o termo you é você em inglês. Na prática, sabemos que é um serviço de vídeos e o mais popular do mundo, com uma quantidade incrível de vídeos publicados e acessos diários. O YouTube pode ser acessado pelo navegador, através de aplicativo no celular ou na smart TV.

Quanto maior a TV, melhor?

Nem sempre. O tamanho de uma TV não é um fator determinante para a qualidade da imagem, em muitos casos as vezes até atrapalha. Na verdade é preciso conciliar tamanho com resolução e mesmo que uma TV seja muito grande mas a resolução não seja compatível com o seu tamanho, a qualidade da imagem não será boa.

TV curva é melhor que as planas?

Eu tenho uma TV curva na minha casa e posso dizer que ela é muito boa, embora o tamanho dela deixa um pouquinho a desejar na qualidade da imagem em alguns tipos de vídeo. A principal justificativa da TV curva é que você consegue ver praticamente a mesma imagem mesmo estando um pouco na lateral e isto parece ser um fator bastante positivo, sendo talvez a principal justificativa para a fabricação desse tipo de aparelho.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade