Dicas e informações sobre casa e construção

Ventilador de mesa versus de coluna. Vantagens e desvantagens

Saiba quais são as vantagens e desvantagens entre os ventiladores de mesa e de coluna. Em que situações cada um deles é mais indicado e qual o melhor uso deles.

O ventilador é um dos aparelhos mais populares e usados diariamente, principalmente na época do calor. Foi no ano de 1880 que surgiu o primeiro modelo de ventilador, uma nova forma de refrescar o ambiente. Com o passar do tempo, novos ventiladores com modelos e marcas diferenciadas começaram a aparecer.

Em 1882 foi criado o primeiro ventilador de mesa, que atualmente é um dos mais vendidos e usados em chão, cadeiras, mesas, estantes ou em cima de qualquer móvel da casa.

Independente de modelos, marcas, potências ou tamanhos, hoje em dia dificilmente dizer quem não tem um ventilador em casa pois a maioria das pessoas usam, mesmo com a chegada do ar-condicionado, pois nem todos tem condições de adquirir um aparelho deste pelo gasto maior que terá do seu bolso.

Para esclarecer e tirar algumas dúvidas sobre a vantagem e desvantagem do ventilador de mesa e de coluna, destacamos abaixo, algumas dicas importantes sobre este aparelho. Veja:

Ventilador de mesa

Vantagens:

A melhor vantagem de poder usar um ventilador de mesa é que além de ter um preço mais baixo, vem com modelos oscilantes, contém variadas cores e desenhos ousados que devem se transformar em elementos decorativos muito interessantes.

Este ventilador de mesa é geralmente sugerido para escritórios ou ambientes onde precisa de pouca ventilação. Por ser um ventilador de mesa de pequeno tamanho, pode ser colocado em qualquer espaço da casa e ser carregado para qualquer lugar e ainda economizar mais o seu bolso, de acordo a sua preferência.

Esses ventiladores podem ser usados em cima de mesas e móveis, próximo de um local onde as pessoas possam descansar ou trabalhar.

Diferenças entre os ventiladores de mesa e de coluna

Os ventiladores de mesa tem tamanhos variados entre 20 e 50 cm de circunferência, com potência média de 55W.

Já os tamanhos dos ventiladores de coluna variam entre 40 e 60 cm, com potência média de 80W.

A desvantagem de usar um ventilador de mesa é que a potência de um ventilador de mesa é um pouco menor.

Ventilador de coluna

A vantagem de usar um ventilador de coluna

Já se você pretende usar um ventilador que possa ser utilizado em vários cômodos, o de coluna é uma ótima opção, pois você pode por na sala de visitas e também carregá-la para o quarto à noite.

Além do fácil transporte, o ventilador de coluna consome metade da energia.

A desvantagem de usar um ventilador de coluna

A única desvantagem que o ventilador de coluna pode ter em relação ao de mesa é devido não ser os mais eficientes, pois a maioria deles gera menos vento que os de mesa, sendo assim, sugeridos para ambientes pequenos.

Perguntas e respostas comuns

O ventilador causa problemas à saúde?

Pode trazer sim, especialmente para pessoas que tem algum tipo de problema respiratório. O grande problema do ventilador é o fato dele soprar o ar com tudo que está nele na direção da pessoa, isso inclui por exemplo muito pó que pode estar no ar. Na medida em que respiramos aquele ar, pode trazer problemas saúde.

Outro problema também relacionado com uso de ventilador é quando você vai dormir com ventilador ligado, e acorda de madrugada já com a temperatura bem mais fria e o ventilador jogando o ar gelado em cima de você. Isso pode causar resfriado.

O ventilador de teto é melhor do que os modelos de mesa?

O ventilador de teto tem uma série de vantagens em relação ao ventilador de mesa, como a possibilidade de inverter a direção da ventilação que eu seja para cima ou para baixo. Ainda sim contra seu favor o fato de ele estar estrategicamente posicionado na parte alta do ambiente proporcionando assim uma distribuição melhor do ar por todo o cômodo.

Vale a pena investir em um aparelho de ar condicionado?

Sim, vale muito a pena investir num aparelho de ar-condicionado, especialmente os mais modernos do tipo inverter que são os mais econômicos em termos de energia elétrica e conseguem produzir uma temperatura mais estável para o ambiente.

Especialmente nos meses de verão nas regiões mais quentes do Brasil, o ar-condicionado em muitos dos casos é um aparelho necessário que traz benefícios à saúde é um conforto térmico muito melhor, seja em casa ou seja no ambiente de trabalho.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade