Dicas e informações sobre casa e construção

Consórcio de casas, vale a pena consórcio de imóveis ou habitacional?

Taxa de administração, valor das parcelas, formação dos grupos e outros itens relacionados aos consórcios serão analisados neste artigo quês mostra como funciona e se vale a pena.

Quem deseja comprar a casa própria mas não tem todos os recursos financeiros, precisa recorrer a algum meio de financiamento, podendo ser um financiamento habitacional, como o da Caixa, um consórcio de imóveis ou outros meios. Analisaremos aqui o consórcio de imóveis, já que o financiamento da Caixa já foi bem analisado no texto: O que é financiamento imobiliário e Como funciona o financiamento de imóveis.

Como funciona um consórcio

O consórcio de imóveis funciona da seguinte forma:

Grupos: Primeiro é necessário uma administradora de consórcio, tomarei como exemplo aqui a própria Caixa Econômica Federal. Esta administradora fará a formação dos grupos, isto é, venderá cotas de consórcios às pessoas interessadas limitado a um número de cotas.

Parcela e sorteio: Cada integrante deste grupo pagará mensalmente uma parcela do seu consórcio e a soma de todas as parcelas de todos os integrantes do grupo, formará um monte financeiro e parte deste montante irá para sorteio onde todos os meses uma pessoa, ou duas dependendo do grupo, será sorteada.

Lances: Além do sorteio você pode dar lances que são montantes financeiros a fim de resgatar o bem desejado, se o seu lance for o melhor do grupo você também poderá ser contemplado com o valor contratado no consórcio para a compra da casa.

Juros: Como visto acima as parcelas não tem juros e isto torna bastante vantajosa, mas tem taxa de administração do consórcio, impostos e outros encargos. Na teoria você pegaria o valor da casa e dividiria pelo número de parcelas desejadas e encontraria o valor das parcelas, mas quando você adiciona a taxa de administração, os impostos incidentes e outras taxas, este valor sobe bastante.

Consórcio habitacional vale a pena?

consórcio habitacional financiamento de imóveis

Eu estava buscando uma alternativa para conseguir comprar uma casa e depois de avaliar bem o financiamento, resolvi tentar o consórcio acreditando ser uma opção mais vantajosa e fui até a Caixa e eles fizeram uma simulação de consórcio e sinceramente não achei vantajoso pelos seguintes motivos:

Como ou tinha pressa em comprar a casa acreditei que a melhor alternativa seria dar um lance, mas eu teria de dar aproximadamente 70% do valor do imóvel que eu quisesse ser contemplado por lance e isto não me agradou.

O valor das parcelas, como explicado acima não é assim tão baixo e com todas as taxas embutidas ele acaba não ficando muito atrativo.

Por ser de prazo bastante limitado, o valor das parcelas acaba ficando altas se comparados às prestações de um financiamento habitacional, por exemplo.

E um investimento que demanda paciência e não deve ser admitido por pessoas que como eu tinha pressa em comprar a casa, pois não dá para controlar quando você terá o dinheiro, tudo depende do grupo, seja por lance e principalmente por sorteio.

Conclusão

Acho que o consórcio de imóveis é uma alternativa viável para aqueles que não têm muita pressa para comprar a casa ou o imóvel desejado. Pode ser usado como uma alternativa de poupança, por exemplo. Para quem tem pressa, creio que o financiamento habitacional seja a melhor alternativa pois é mais ágil, embora o montante final que você paga pelo imóvel é bem maior.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade