Dicas e informações sobre casa e construção

Há diferença entre financiamento de apartamentos e casas?

Será que existe diferença entre casa e apartamento para o processo de financiamento habitacional da Caixa Econômica Federal ou em outro banco financiador de imóveis no Brasil?

Uma dúvida comum que muitas pessoas podem ter é se há diferença entre um financiamento de casa e de apartamento pela Caixa e outros bancos. Será que eles fazem diferença entre um imóvel e outro para aprovar que liberar o dinheiro de um financiamento habitacional?

Para entender isto vamos observar quais as opções estão disponíveis no simulador de financiamento da Caixa que é o principal banco financiador de imóveis no Brasil. Na imagem abaixo é possível observar que não existe diferença entre casa, apartamento ou outro tipo de imóvel pelo menos não no primeiro momento, visto que as opções que temos são de imóveis novos e usados com exceção de terreno que de fato parece haver alguma diferença no processo de financiamento.

tipos de financiamentos da Caixa

De acordo com este simulador a Caixa classifica em três grupos os financiamentos destinados à habitação,  chamados também de residencial, que pode ser: terreno, construção ou imóveis novos ou usados. Neste último grupo está incluso casas e apartamentos sem fazer uma distinção entre eles.

Desta forma tanto faz uma casa como um apartamento pois ambos serão tratados na mesma forma, contudo é preciso observar que outros fatores podem se diferenciar um imóvel do outro, como exemplo, podemos citar o fato de que todo imóvel para ser financiado precisa passar pela aprovação do banco financiador neste evento a Caixa.

Diferenças

Como mostrado acima não há diferenças ou não há opções específicas para casa ou apartamento, mas do ponto de vista de compra, aprovação e burocracias envolvidos podemos dizer que existe sim algumas diferenças. Vamos a elas:

A primeira que podemos identificar é que se o imóvel for novo, talvez o apartamento seja mais fácil para aprovação. Digo talvez por não ser uma regra. O que acontece é que para iniciar o processo de financiamento a construtora dos apartamentos precisará ter se preocupado com toda a documentação e atendido aos trâmites legais, isto significa que provavelmente a Caixa ou o banco que você for financiar não precisará fazer uma inspeção tão rigorosa.

A segunda possível diferença, mas ainda seguindo o mesmo pensamento da primeira se aplica a casas que neste caso por ser uma obra isolada, cada uma delas poderá estar em uma situação, o que exige do banco financiador analisar toda a documentação individual, bem como a inspeção do próprio imóvel com mais cuidado.

Mas veja que as duas opções que estou apresentado acima são em caráter de hipótese, levando em conta a probabilidade de isto realmente ocorrer de fato.

Por fim podemos ainda considerar como possível diferença o fato de que quando um condomínio de apartamentos é lançado, geralmente eles já fecham com um banco específico para financiar. Isto não significa que você não possa usar outro banco, mas se usar aquele poderá gozar de alguns possíveis benefícios. No caso de casas isto até pode acontecer também, mas apenas quando se aplicar à conjunto de casas, como é o caso de condomínios de casas.

Casa ou apartamento, qual é melhor?

Agora que você sabe que pode financiar tanto um como o outro, veja abaixo um vídeo mostrando as vantagens e as desvantagens de casas e apartamentos. Veja quais são os pontos fortes de cada um e escolha bem antes de fazer o financiamento do seu e imóvel.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade