Dicas e informações sobre casa e construção

Qual a garantia para financiamento de imóvel?E o que é uma garantia de propriedade?

Qual é o tipo de garantia necessária para financiamento de casas ou apartamentos quer seja pela Caixa Econômica Federal ou por outro banco qualquer?

Quando fazemos um financiamento habitacional pela Caixa Econômica Federal ou por outro banco qualquer é necessário apresentar ao banco uma garantia, afinal de contas caso não haja pagamento das parcelas do financiamento como previsto no contrato, o banco precisa de garantia para que possa receber o dinheiro que foi emprestado e portanto é bastante natural em qualquer tipo de operação de financiamento a pessoa deverá oferecer algum bem como garantia para que o processo possa ser provado.

Garantia em financiamento habitacional

No caso de financiamento de imóveis colmo casas, terreno, apartamento ou outro imóvel qualquer, o próprio bem que está sendo financiado torna se objeto da garantia e portanto você não precisa apresentar outro tipo de bem, muito menos um avalista ou fiador para que esta operação seja aprovada. Na verdade quando você compra um imóvel financiado pela Caixa ou outro banco que você estiver financiando, este paga integralmente ou parcialmente o valor do imóvel e de certa forma o imóvel fica vinculado a Caixa e caso não houver pagamento das prestações ora contratado, a Caixa tem poderes legais para vender o imóvel para pagar o valor que foi emprestado.

Nesse caso o que é importante considerar para quem compra é uma boa alternativa afinal de contas você vai usar o imóvel como se ele já fosse realmente seu sem a intervenção da Caixa em momento nenhum na administração e uso do imóvel, desde que você mantenha as prestações em dia evidentemente. Por outro lado também é uma vantagem pois você não precisa de apresentar outro tipo de garantia é o mesmo imóvel que você está usando vai ficar hipotecado na Caixa enquanto as prestações estiverem sendo pagas.

Desta forma acredito que ele é vantajoso tanto para quem compra como também para a Caixa que tem imóvel como garantia do financiamento e portanto ela tem certeza que irá receber o valor financiado de alguma forma. Para quem compra é importante pois pode usar o imóvel e ao mesmo tempo usá-lo como garantia para o financiamento. Evidentemente que você não pode vender um imóvel antes de fazer a quitação do débito que você tenha uma Caixa o banco que você financiou.

O que é uma garantia de propriedade?

Uma garantia de propriedade é algo que um banco pode pedir quando alguém (o"mutuário") quer obter um empréstimo, geralmente uma hipoteca.Se você não tem renda suficiente ou fundos de caixa para o banco ficar satisfeito que você pode manter o empréstimo por conta própria, eles podem pedir que você obtenha outra pessoa para garantir o empréstimo.

Isso significa que, se você não efetuar um pagamento ou se tornar totalmente incapaz de pagar o empréstimo, a pessoa que concordar em garantir a você (o "fiador") será responsável por ele.O banco pode, então, perseguir o fiador por quaisquer valores pendentes do empréstimo.

Quem garante um empréstimo?

Na maioria dos casos,o fiador é um membro da família do mutuário e o tipo de empréstimo é uma hipoteca ou um empréstimo comercial.Esta pode ser uma situação muito arriscada,porque o fiador pode concordar em garantir o empréstimo fora da obrigação familiar,em vez de fazer o que é do melhor interesse financeiro.

A realidade é que as pessoas deixam de pagar seus empréstimos às vezes,e ninguém planeja que isso aconteça.Então,não importa o quanto uma pessoa pense que isso não vai acontecer com ela,ainda é uma possibilidade muito real.Portanto,é extremamente importante que o fiador saiba exatamente no que está se metendo.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade