Dicas e informações sobre casa e construção

Casa de alvenaria, com 3 quartos e garagem é um padrão?

Existe um padrão para a construção de casas no Brasil? Qual é o tamanho predileto da população e aquele que o mercado imobiliário aceita melhor. Veja esta análise sobre os atuais e os novos padrões para casas e apartamentos.

Na hora de construir ou alugar uma casa, muitas pessoas se deparam com padrões invariáveis de imóveis que mudam só em estética. Nem sempre é possível encontrar a opção que você deseja, mas, na busca, você certamente se casa de alvenaria com três quartos e garagem é o mais comum e mais fácil de encontrar.

Sim, esse é quase um padrão! Mas isso não significa que essa não é a opção ideal para você, uma vez que esse padrão existe para atender a média familiar brasileira.

O padrão familiar brasileiro imobiliário consiste em casais donos de carros populares com 1 ou 2 filhos. Sendo assim, a casa de alvenaria, também padrão de construção do brasileiro, é “equipada” com três quartos – que permitem que tudo seja guardado em seu devido lugar sem precisar apertar – e uma garagem.

casa de alvenaria

Por que isto é um padrão?

Como citado acima, as casas são construídas pensando em atender o padrão familiar e quando pensamos nisso nos deparamos com a seguinte situação:

  • Tamanho das famíliasNormalmante as famílias compostas por 4 pessoas em média, sendo um casal e dois filhos. Há muitos casos de três filhos e também casos de apenas um filho. Independentemente de ser 1, 2 ou 3 filhos, a ideia de ter três quartos é boa, pois fica um para o casal e um para cada filho. Se tiver um só, o outro quarto fica para visitas, escritório ou até closet. Se tiver três filhos, fica dois em um quarto.
  • CarroAs famílias tem pelo menos um carro e isto justifica o fato de precisa de uma garagem. Me lembro de quando estava procurando casa para comprar e me deparava em casas sem garagem. Era estranho e imediatamente descartava ela, por melhor que fosse. É uma necessidade básica na construção hoje.
  • Alvenaria é o padrão das construções no Brasil.Apesar de existir outros tipos de construção como casas de madeira, elas são bem incomuns e ocorrem em certas regiões, como no Sul do Brasil onde é mais frio que o restante do país.
  • Mercado imobiliário.Quando você faz uma construção para morar é preciso pensar também em vender e apesar de parecer estranho, mas é assim mesmo. Mesmo que seja para moradia própria, as coisas podem mudar e no futuro haver a necessidade de comercializar aquele imóvel. Com isso, fazer construções que seja atrativas ao mercado é sempre uma boa opção e neste caso as casas de alvenaria com 3 dormitório e garagem para pelo menos um carro tem uma grande procura no mercado.

Novos padrões

Apesar de todos os argumentos acima e de fato observarmos que este é um padrão, acredito que um novo padrão esteja surgindo em termos de moradia no Brasil, as casas e principalmente os apartamentos compactos.

Como estive e de certa forma ainda estou bastante ligado ao mercado imobiliário, visto que comprei e vendi diversos imóveis, construí duas casas e mais recentemente ando acompanhando o mercado de apartamentos, pude constatar claramente uma mudança para os modelos pequenos e compactos, onde as casas ficam cada vez menores e os apartamentos então nem se fale.

Por que isso acontece?

Simples. Uma casa de três dormitórios e garagem para dois caros por exemplo não pode ser construída em um espaço de 50 ou 60 metros quadrados, com isso além de exigir um terreno maior a construção em si também precisa grande. Isto irá gerar um grande problema chamado: custo.

Com o aumento da demanda por imóveis e renda do brasileiro ser baixa, a solução é fazer construções pequenas, pois cada metro quadro aumenta de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 em média.

Desta forma os imóveis e em especial os apartamento vem encolhendo de forma significativa para tornar atrativos aos consumidores do ponto de vista econômico.

Para ajudar, o Programa Minha Casa Minha Vida só financia imóveis que atendam a certos critérios e tenham um limite de valor que não é alto. De olho nesta modalidade que é boa para quem compra e para quem vende, a estratégia é diminuir o tamanho das construções, adequar ao bolso do consumidor, enquadrar no MCMV e assim vender mais.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade