Dicas e informações sobre casa e construção

Escolha do bairro para morar, uma importante decisão

Como escolher o bairro adequado para morar? Que aspectos devem ser levados em conta? Igreja, local de trabalho, trânsito, perfil dos moradores do bairro, entre outros. Veja a análise.

Mesmo antes de vender minha casa para comprar outra eu já sabia onde queria comprar o novo imóvel. Minhas experiências com moradia em vários bairros da cidade havia me dado uma boa visão do conceito de moradia. Minha cidade não é muito grande, mas também não é pequena, algo em torno de 270 mil habitantes e assim como ocorre em outras cidades, há uma grande expansão com novos bairros surgindo sem parar.

Depois de algumas experiências negativas em vários locais da cidade, posso dizer que ainda que de forma subjetiva a escolha da região foi feita baseada nos seguintes fatores:

Igreja

Somos evangélicos e temos uma participação bastante ativa nos cultos e reuniões na igreja. Meu filho tinha aula de música na igreja, seus amigos estavam lá e de certa forma nossa vida girava e ainda gira em torno da igreja. A proximidade com a igreja onde congregamos foi uma decisão que pesou bastante.

Isto se explica pelo fato de ser um local de idas constantes, várias vezes na semana e dependendo da distância e condições de tráfego, pode tornar-se bastante complicado fazer este deslocamento.

Local de trabalho

Eu trabalho por conta própria durante o dia e a noite sou professor em uma instituição de ensino. Eu sempre gostei de ir trabalhar a pé, assim, além de evitar gastos com combustível e problemas de estacionamento, aproveito para exercitar um pouco.

É claro que no quesito trabalho pode haver um complicador, que é o fato do marido trabalhar em uma região e a esposa em outra região bem diferente. Neste caso é importante sempre dar prioridade à mulher, mas é claro que é preciso de julgar outros fatores também.

Trânsito

Evitar tirar o carro da garagem é algo que eu tenho buscado fazer. Morar em uma região onde eu possa ir a pé ao supermercado, farmácia, igreja, banco, entre outros foi algo que eu considerei muito.

Com o tempo uma rua que tinha um trânsito mais tranquilo vai ganhando mais tráfego e complicando bastante. Isto pode ocorrer pelo fato do surgimento de novos bairros ou alteração no sistema de trânsito da cidade. Em muitas cidades, uma simples mudança nas regras do trânsito e uma rua que outro era calma passa a receber bastante tráfego.

Devemos considerar ainda o fator Waze que normalmente desvia os motoristas para ruas onde normalmente não passariam antes para evitar trânsito e outros problemas das vias.

Tipo de moradores

Eu optei por procurar casa para comprar em uma região onde os bairros são bem antigos, boa parte das casas também são bem antigas. Boa parte dos moradores também são pessoas mais idosas e são aqueles bem tradicionais que moram ali a longos anos.

Eu acho importante você escolher o bairro onde quer morar. Construir ou comprar uma casa é uma decisão importante e a localização impactará diretamente na qualidade de vida de toda a sua família.

Embora eu não tenha conseguido encontrar ainda um imóvel adequado às minhas necessidades e possibilidades na região escolhida, pelo menos estou certo de que a compra atenderá bem aos critérios acima citados.

E você, como foi a escolha do bairro onde você mora?

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade