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O que é certidão negativa de imóvel e como solicitar?

Você precisa procurar um Cartório de Registro de Imóveis e se você estiver em uma cidade de médio ou grande porte é possível que exista mais de um e portanto é necessário descobrir em qual cartório o imóvel está registrado.

Quando se tem um imóvel é necessário que você tira uma grande quantidade de documentos importantes para a manutenção do seu patrimônio. Isso pode ser um verdadeiro desafio para muitas pessoas, visto que se trata de diversos documentos, alguns mais burocráticos que outros e assim por diante. Devido a isso, não é raro você encontrar imóveis em situações irregulares ou que possuem alguma pendência.

Pensando nisso, decidimos ajudar você a se sobressair melhor nesse universo dos documentos. Hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a certidão negativa de imóvel e como emitir ela. Não precisa ficar com medo se você é novato nesse universo, preparamos um texto completo para ajudar no passo a passo, confira.

O que é certidão negativa de imóvel

Primeiramente você precisa saber que a certidão negativa de imóvel é algo fundamental para que você tenha mais informações sobre o imóvel, tais como: proprietários anteriores, localização, real existência, se o imóvel está sendo leiloado, é hipotecado, penhorado e assim por diante.

certidão negativa de imóveis

Nesse sentido, a certidão negativa de imóvel nada mais é que um documento que traz consigo informações de suma importância sobre o imóvel, permitindo que transações com o bem sejam feitas com mais clareza e segurança, ajudando a prevenir golpes e ou qualquer outro problema que torne mais burocrático e problemático qualquer tipo de processo com o bem.

A certidão negativa é um documento emitido pelos cartórios e possuem um tempo médio de produção que varia entre 15 a 30 dias. O que poucas pessoas sabem é que qualquer pessoa pode ter acesso a essa certidão, mesmo sem ser proprietário do imóvel.

Como emitir a certidão negativa de imóvel

Se você deseja emitir a certidão negativa de algum imóvel, você precisa saber que possui duas possibilidades. A primeira é a forma tradicional, a qual você se dirige a um cartório físico e a segunda é fazendo a solicitação pela internet. Confira como faz cada uma delas.

Cartório físico

Para você solicitar em um cartório físico, basta que você se dirija ao cartório de imóvel onde o imóvel está cadastrado e pedir a solicitação. O processo de solicitação da certidão negativada de imóvel costuma ser bem simples e muito rápida. Você deve estar munido de alguns documentos básicos para garantir que tudo ocorra de forma tranquila, e deve assinar o requerimento e pagar as taxas incidentes. Como dito anteriormente, o prazo médio de emissão do certificado é entre 15 a 30 dias.

Mas não é em qualquer cartório, já que existem vários. Você precisa procurar um Cartório de Registro de Imóveis e se você estiver em uma cidade de médio ou grande porte é possível que exista mais de um e portanto é necessário descobrir em qual cartório o imóvel está registrado, pois normalmente em caso de existir mais de um, eles dividem as regiões da cidade para cada cartório.

Cartório online

Outra forma que você pode solicita a certidão negativa de imóvel é pela internet através do cartório 24h. O processo é muito simples e possui custos muito parecidos com os do cartório físico. O tempo estimado de entrega da certidão também vai ser o mesmo, porém os serviços oferecidos pela internet possuem maior velocidade, então é possível que você tenha em mãos o documento mais rapidamente. É importante que você saiba que você precisa estar munido de alguns documentos, tais como: endereço do imóvel, nome do proprietário e número de matrícula do imóvel.

Para que serve a certidão negativa de imóvel?

Esse é provavelmente um dos documentos mais importantes que se deve ter em mãos quando se deseja comprar ou vender um imóvel. Isso porque através do documento é possível você identificar e conhecer todo o histórico do bem, permitindo que você tome conhecimento de quem foram os antigos donos, se o dono atual possui algum tipo de irregularidade, se o bem está penhorado, hipotecado e demais situações que dificultem toda a tramitação ou as vezes até impossibilite.

Não compre, nem venda um imóvel sem antes ter a certidão em mãos para saber qual é a sua real situação.

Dessa forma é fundamental para transmitir segurança para quem deseja comprar e é fundamental para possíveis compradores identificarem as procedências do imóvel para evitar fraudes ou qualquer outro tipo de problema do mesmo sentido. Além disso, é importante que qualquer pessoa pode ter acesso, não precisar esperar somente por manifestação do dono do imóvel. Nesse sentido, é imprescindível para qualquer indivíduo que deseja tornar mais seguro todo o processo de transferência do imóvel para qualquer outra pessoa, deixando toda a situação mais compreendível.

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