Dicas e informações sobre casa e construção

Quais os tipos de gramas e qual é melhor para jardim?

Esmeralda, batatais, São Carlos Santo Agostinho e outros tipos de gramas que podem ser usadas em jardins e também na calçada da sua casa.

Os gramados vêm sendo atacados ultimamente - afinal, eles são traficantes de sede de alta manutenção e dependentes químicos, certo?Sim e não.Muito depende do tipo de grama que você escolher, e se você escolher o tipo"errado"para a sua área,você está em alta conta de água,muita roçada e,possivelmente,um ambiente de paisagem insalubre.E enquanto muitas pessoas querem reduzir o tamanho ou mesmo eliminar seus gramados,algumas vivem em bairros onde é proibido o gramado da frente.                                              A grama é um tipo de planta das mais comuns que temos no Brasil e no mundo, seu uso acontece de forma extensiva nas atividades rurais, nas obras públicas como rodovias,praças e outros espaços públicos e também nos jardins que podem variar de todos os tipos e tamanho, desde pequeno até enormes jardins em muitas residências no Brasil.

Existem vários tipos de grama, mas o tipo mais comum para jardim é a grama esmeralda, que é uma grama bastante fácil de encontrar no mercado e que fica muito bonita nos ambientes residenciais quer seja em pequenos jardins, como em gramados maiores feitos na frente de casa ou na calçada.

Antes de plantar ou grama seu gramado,considere o clima da sua região."A temperatura é a maior consideração".

Antes de começar,pergunte-se quais são seus objetivos para o seu gramado.Por exemplo:

  • Você precisa regar menos?
  • Você odeia cortar?
  • Sua grama precisa resistir a muito tráfego de pedestres?
  • Você tem muita sombra?
  • Você quer minimizar produtos químicos?

O ajuste fino de suas respostas a essas perguntas ajudará você a escolher o melhor tipo de grama para sua paisagem. Sempre leve em consideração os desafios da sua área - baixas ou altas chuvas médias, altas temperaturas, invernos rigorosos ou solos rochosos devem informar sua escolha de gramado.

Batatais

Há ouros tipos de grama também como a batatais que é conhecida também como a grama de pasto, muito usada nas propriedades rurais para servir de pasto para animais, como vacas e cavalos. Esta grama também é famosa por ser usada em campos de futebol, graças a sua alta resistência. Ela não é muito indicada para jardim.

Esmeralda

A esmeralda é a mais indicada e usada por boa parte das pessoas quando querem fazer um jardim em casa. Seu ponto fraco talvez seja a pouca resistência ao sol, o que exige um pouco mais de atenção e água em épocas de seca.

Grama de búfalo 

Se você mora em uma área com calor extremo e seca prolongada, dê uma olhada na grama de búfalo.Esta grama perene de estação quente prospera na ausência de alta irrigação e adubação, precisa de pouca roçada e é perfeita para aqueles que querem uma aparência mais nativa ou de baixa manutenção.Ela vai crescer até 10 metros de altura, se deixada aberta, mas pode ser mantida a uma altura de 2 a 3 polegadas.A grama de búfalo é nativa das Grandes Planícies e se adapta amplamente a outros climas quentes.

Grama bermudas

O hábito de crescimento agressivo das Bermudas confere excelente resistência às ervas daninhas.Esse mesmo traço pode ser um problema quando Bermuda invade canteiros de flores.Bermuda é resistente ao desgaste e tolerante à seca. 

Outras gramas

São Carlos, Japonesa,Santo Agostinho, entre outras são os tipos de grama mais conhecidos e quem podem ser usadas em jardinagem. Contudo algumas dessas gramas são mais difíceis de encontrar disponível nas lojas do ramo e talvez seja necessário sua encomenda com antecedência.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade