Dicas e informações sobre casa e construção

Como lavar sofá a seco e impermeabilizar o tecido

Veja esta dica de como proceder para lavar sofá a seco e impermeabilizar o tecido, prática altamente recomendável, principalmente para alguns tipos de tecidos ou alguns locais.

Um fato inquestionável é que os sofás de nossas residências precisam ser lavados pelo menos uma vez ao ano. Embora isso seja extremamente verdadeiro, muitas pessoas não lavam o sofá de suas casas devido às dúvidas de como eles devem ser lavados. Nesse sentido, é importante optar por opções que ajudem você a lavar o seu sofá da maneira mais rápida, fácil e prática possível.

Como limpar a seco

A primeira sugestão para você que deseja limpar seu sofá, é optar pela limpeza a seco. Esse é um método muito conhecido entre as pessoas e que traz grandes resultados para quem deseja manter o seu estofado da casa sempre limpo e cheiroso. Para limpar a seco, basta você ter em mãos um solvente específico para a limpeza de sofás e misturá-lo a água. Feito isso, você apenas precisará aplica-lo, porém antes disso, é importante que você realize um teste para saber se o produto não irá afetar de alguma maneira a fibra do seu sofá.

Sofá da sala

Para realizar a lavagem a seco do seu sofá, você poderá optar por fazer isso sozinho ou contratar empresas especializadas na limpeza desses móveis. O mais importante de tudo é que você realize a limpeza do seu sofá pelo menos uma vez ao ano, garantindo que você sempre o mantenha limpo e cheiroso.

Como impermeabilizar o tecido

Após a limpeza do sofá, é importante impermeabiliza-lo para garantir que ele se manterá mais conservado por algum tempo. Mas antes mesmo de sair por aí impermeabilizando o seu sofá, é necessário que você sabia se o seu sofá exige que isso seja feito. Para descobrir se seu sofá necessita ser impermeabilizado é muito fácil, basta você pegar um pouco de água e colocar no sofá, caso a água seja absorvida pelo sofá significa que o seu sofá necessita ser impermeabilizado, caso a água não seja absorvida quer dizer que ele não necessita do impermeabilizante.

Realizado o teste e confirmada a necessidade de impermeabilização, você terá que buscar por algum produto impermeabilizante para esse móvel. Com o produto em mãos, é necessário que você tenha bastante atenção, porque todo o processo deve ser feito de maneira paralela, o que quer dizer que não deve começar a passar o produto na vertical e depois alternar para a horizontal e assim sucessivamente. Todo o impermeabilizante deve se passado no sofá de maneira paralela e com um pulverizador, nada de utilizar flanelas, borrifadores ou qualquer outro instrumento. Durante a aplicação, retire as almofadas do sofá e certifique-se de aplicar o produto em todas as extremidades do móvel.

Todo o processo pode ter duração de aproximadamente uma hora e meia, sendo assim, equivalente ao tempo de secagem do produto, porém, é sempre bom conferir na embalagem do produto utilizado. Caso você acredite que o processo é um pouco complicado demais, você pode optar por contratar empresas especializadas em aplicar impermeabilizantes em sofás.

Vantagens da lavagem a seco

A lavagem a seco possui uma série de benefícios não somente para o seu sofá, mas como também para o seu bolso e até meio ambiente, confira algumas das principais vantagens desse tipo de lavagem:

1 - Sustentabilidade

A lavagem a seco utiliza uma quantidade mínima de água, nesse sentido é possível afirmar que esse tipo de lavagem ajuda o meio ambiente no tangente a redução na utilização de água, evitando desperdícios.

2 - Durabilidade

Quando bem feito, a lavagem a seco consegue garantir que os resultados durem por bastante tempo, garantindo qualidade no serviço e um maior período de vida útil do sofá.

3 - Praticidade

Para você limpar o seu sofá não necessariamente você precisa contratar uma empresa. A lavagem a seco é muito fácil de ser feita e qualquer pessoa pode fazer o processo de maneira fácil e prática.

Cuidados na impermeabilização

Alguns cuidados são necessários para que você evite qualquer tipo de transtorno na hora de impermeabilizar o seu sofá. O primeiro é saber qual o produto que você está utilizando. Isso porque a maioria dos produtos impermeabilizantes são inflamáveis, por isso é interessante sempre averiguar se o produto utilizado por você é ou não inflamável.

É importante ressaltar também que o impermeabilizante possui cheiro forte, sendo assim, se você sofre com renite ou algum tipo de alergia é importante certificar-se que o local onde você está não é abafado ou fechado demais.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade