Dicas e informações sobre casa e construção

Corredor interno da casa, qual a largura e comprimento ideal?

Veja as dicas sobre o corredor interno da casa, qual a largura, comprimento ideal e outras dicas para torná-lo mais usável em sua casa. Leia o artigo e comente.

O projeto de construção de uma casa é algo complexo e cheio de detalhes para todos os lados. Olhar para a planta de uma casa é uma coisa, fazê-la e outra. Aquilo que aparentemente é óbvio para se ver, não é assim quando você começa a desejar os primeiros rascunhos daquilo que virá ser a sua casa. Um exemplo simples é sobre o corredor interno da casa, seu comprimento e sua largura.  Aparentemente é uma coisa simples, mas é de extrema importância e vou lhe dar alguns motivos para essa conclusão.

Corredor interno de casa

Largura do corredor

Lembro-me da história de um parente meu que construiu uma casa e fez um corredor, embora externo, ele não considerou a largura ideal e depois não conseguia passar com um carrinho de mão, por exemplo. O mesmo pode acontecer em um corredor interno, pois você precisará transportar móveis e outros objetos pela casa.

A largura ideal não existe, mas existe aquela que é mais adequada. Larguras inferiores a 80 centímetros são complicadíssimas e devem ser evitadas. 1 metro seria uma boa medida e maior que isso dependerá da sua necessidade.

Comprimento do corredor

Se a largura te implicações principalmente na locomoção de objetos pela casa, o comprimento tem implicações na iluminação e na própria usabilidade da casa. Um corredor muito comprido não só é feio, como torna estranha a sensação de andar naquele funil que ainda pode ter o problema de ser escuro. Penso que 5 metros seria o máximo para considerar o comprimento do corredor interno.

No projeto da minha casa fiz de tudo para evitar o corredor e ele acabou ficando bem pequeno e como o final dele dava na porta do quarto, colocamos a porta no meio do corredor ao invés de no final, assim não ficou parecendo funil.

Uma solução

Na época em que estávamos projetando a minha casa surgiu um grande problema: o corredor. Eu queria a construção na divisa, que embora não seja a melhor coisa a fazer, mas eu tinha sólidos motivos para adotar esta estratégia. Com isso, ficou a impossibilidade de abrir janelas de um lado da casa e a consequência natural disso foi um corredor muito comprido.

Depois de quebrar cabeça um pouco e algumas conversas com a arquiteta, eu tive uma ideia. Dividi o corredor em duas partes. Logo na saída da sala estava o escritório e o banheiro social e neste caso diminui o tamanho deles e aumentei o espaço do corredor para 1,5 metros, criando uma espécie de hall. Depois ele continuou com 1 metro de largura. Hoje você não percebe o efeito dele ser comprido. Veja mais ou menos como ficou:

Planta de corredor com hall

Veja que esta estratégia funcionou muito bem e resolveu o problema do corredor interno. Note que além de criar este corredor com largura diferenciada ou ainda adotei a outra estratégia já citada acima que é colocar a porta de entrada do quarto no meio do corredor. Combinado, as duas estratégias, resolveram de vez o problema e o corredor hoje não incomoda de maneira nenhuma.

Economia de espaço

Outro aspecto que você precisa considerar é que se você tiver um corredor de 7 metros de comprimento e 1,2 de largura, por exemplo, estará comprometendo 8,4 metros da sua construção. Isto é praticamente o tamanho de um quarto. Então repense seu projeto e tente evitar ao máximo o corredor interno, se não for possível tente diminuí-lo, você terá ganhos com isso.

Projeto

O projeto ou o planejamento da casa é muito importante para resolver os problemas, pensar os espaços e criar um ambiente adequado. Perca tempo, se necessário no projeto, pois vale mais a pena perder um pouco de tempo e talvez até dinheiro no planejamento do que criar problemas que não poderão ser resolvidos depois ou se puder, o custo poderá ser muito mais alto.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade