Dicas e informações sobre casa e construção

Como tirar mancha do sofá, cheiro de xixi e caneta

Em casas que tem crianças pequenas ou animais domésticos, como cachorros ou gatos, acidentes sempre podem acontecer em tapetes, sofás e outros móveis. Veja as dicas de como limpar.

Quem tem crianças em casa ou algum animal, com certeza deve viver ou já viveu o drama de ter o sofá manchada, cheirando a xixi ou com manchas de caneta. Esse é um drama comum em muitos lares e por isso merece uma atenção muito especial, visto que as manchas e principalmente os odores do xixi podem ser um verdadeiro tormento. Pensando nisso, confira algumas das dicas que preparamos para você eliminar de vez as manchas, o mal cheiro de xixi e os riscos de caneta, confira:

O poder do vinagre

O vinagre é uma das ferramentas mais poderosas que você pode usar na hora de eliminar manchas e odores do seu sofá. Isso porque o líquido possui propriedades que em poucos segundos conseguem acabar de vez com o mal cheiro e tirar as manchas. Você pode encontrar diversas receitas na internet com as mais diversas finalidades, tudo vai depender do tipo de problema que você busca resolver, algumas das dicas são:

Para sujeiras leves, é recomendado que você:

  • Misturar aproximadamente um litro de água com cerca de ¼ de vinagre branco;
  • Coloque a solução em um recipiente e então o utilize para umedecer um tecido suave e macio. Feito isso, basta você aplicar o pano com a solução onde está a mancha. Caso a mancha persista mesmo após a aplicação da solução, você pode optar por umedecer uma esponja e então aplicar novamente no local. Com um pano seco, você tira o excesso de solução que ficou no local e então esperar secar naturalmente. Pode repetir o processo quantas vezes você quiser.

Para manchas de caneta, é preferível que você:

  • Mistura uma colher de sopa de detergente neutro, duas colheres de chá de vinagre branco, e uma xícara de água (quantidade à gosto);
  • Feito isso, basta umedecer um pano e passar onde está a mancha de caneta. O pano utilizado deve ser macio e absorver bem a solução, para que se tenha um melhor resultado. Caso não funcione, você pode utilizar o mesmo método utilizado para retirar manchas leves, basta umedecer uma esponja e passar no local onde está a mancha. O excesso de liquido deixado pela espuma você pode retirar com um pano seco. O processo pode ser repetido quantas vezes você achar necessário, mas cuidado para não exagerar.

Nos casos de cheiro de xixi, o uso do vinagre é recomendado da seguinte forma:

  • Misture 1 litro de água com 250 mililitros de vinagre branco.
  • Feito isso, você irá umedecer um pano com a solução e aplicar na região onde a urina foi deixada. Você pode optar por passar a solução somente no local onde afetado pelo xixi ou em todo o sofá. Caso o mal cheiro continue, você pode utilizar a mesma estratégia já mostrada anteriormente, umedecer uma esponja e aplicar no local afetado pelo xixi. Após isso, com um pano seco você retira o excesso e repete o mesmo processo sempre que achar necessário. Você deve deixar o sofá secar naturalmente, ele somente poderá ser utilizado novamente após estar totalmente seco.

Qualquer vinagre pode ser utilizado?

De modo geral, os vinagres comercializados não oferecem risco à saúde e possuem somente 4% de ácido acético. Sendo assim, qualquer vinagre comprado por você pode ser utilizado para fazer as receitar aqui apresentadas.

Entretanto, é necessário que você tenha bastante cuidado com as misturas realizadas. Isso porque em sua grande maioria, as receitas podem não funcionar. Por isso, antes de fazer alguma receita é essencial que você busque informações sobre a receita apresentada. Por fim, é importante também tomar cuidado com as misturas feitas com vinagre, que podem resultado em algo nocivo à saúde, como a mistura de vinagre com água sanitária.

Cuidados com o uso do vinagre

Como dito anteriormente, é necessário indagar a respeito das misturas realizadas com o intuito de deixar os eu sofá mais limpo. Isso porque se manuseado da maneira incorreta o vinagre pode trazer prejuízos a você e sua saúde. Por isso, antes de passar o produto no seu sofá, busque sempre por informações do fabricante sobre o uso de vinagre no sofá.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade