Dicas e informações sobre casa e construção

Que é patchwork e para que isso serve?

Veja neste artigo o que é e para que serve o patchwork. Veja as dicas de artesanato e quais os materiais necessários para fazer o patchwork. Leia nosso artigo e entenda um pouco mais sobre este assunto.

O artesanato sempre se fez presente na vida dos seres humanos. Responsável por movimentar a economia de modo global, o artesanato se faz muito presente na vida de diversas pessoas, sendo uma fonte de renda para muitas delas ou somente um hobbie. Partindo desse princípio, é possível apontar uma infinidade de trabalhos artesanais que podem ser feitos, desde produtos mais simples até produtos mais elaborados e bem trabalhosos.

Nesse sentido, é fundamental que esse tipo de serviço seja perpetuado e sempre valorizado pelas pessoas de modo geral. E partindo desse princípio, hoje você vai saber um pouco mais sobre uma forma artesanal de fazer arte. Descubra hoje do que se trata o patchwork e como você pode utilizar isso na decoração da sua casa ou para ganhar uma renda extra.

O que é patchwork?

Uma frase famosa da literatura cientifica é: “Na natureza nada se perde, tudo se transforma”. É partindo desse princípio que queremos que você entenda do que se trata o patchwork. Essa forma de arte é feita com a colagem ou costura de retalhos de tecidos a afim de formar figuras geométricas sobrepostas uma sobre as outras. Se trata de uma prática pouco conhecida, mas que é muito útil para quem deseja decorar a sua casa ou qualquer outro local de forma simples e muito bonita.

Como dito anteriormente, esse tipo de artesanato envolve a sobreposição de três camadas. Conheça quais são elas e as suas funções nessa obra de arte:

Tampo: essa parte é a região superficial do artesanato. É onde estão costurados, ou colados em alguns casos, os retalhos de tecidos, uns aos outros a fim de formar figuras geométricas ou não, sendo opcional a figura que você irá formar;

Enchimento: a próxima camada utilizada nesse artesanato é o enchimento. O enchimento tem a estrita missão de dá volume ao que foi feito, permitindo assim que a peça criada seja utilizada como almofada ou qualquer outra peça do seu interesse;

Forro: por fim, para deixar o seu trabalho ainda mais bonito, você pode irá utilizar o forro. O forro é utilizado para dá acabamento ao produto final, o deixando mais atrativo e duradouro também, visto que o acabamento ajuda na vida útil do produto.

Essas três etapas compõem o produto final. Todos esses pontos são unidos por pespontos, os quais também são conhecidos como quilt. Os quilts nada mais são que desenhos contínuos os quais são feitos por uma máquina. Esses desenhos podem ter as mais diversas formas, desde figuras geométricas até corações e assim por diante.

Para que serve o patchwork?

O patchwork pode ter uma infinidade de utilidades. Tudo vai depender da finalidade atribuída por você ele. Em um primeiro momento, o patchwork pode ser utilizado como uma opção para de decoração, por se tratar de uma opção artesanal, o patchwork tem um baixo custo para a sua produção e um toque particular, visto que as figuras geométricas podem ser criadas de formas aleatórias e autênticas.

Somado a isso, outra finalidade que pode ser atribuída ao patchwork é a renda extra. Em tempos de crise, a criatividade é algo que se sobressai e por isso, o patchwork ganha muita vantagem. Por se tratar de um serviço artesanal e muito autêntico, o artesanato pode ser feito por encomenda para pessoas que tenham interesse em comprar.

Por fim, se você é uma pessoa que possui muito tempo livre e deseja aproveitar melhor esse tempo, ocupar as horas vagas com a confecção de patchwork é uma boa opção para aprender uma nova habilidade e um passa tempo ao mesmo tempo.

Quais os materiais necessários para fazer o patchwork?

Para que o seu patchwork seja feito com perfeição, não basta talento, você precisa também das ferramentas e materiais necessários para a confecção de seu artesanato. Por isso, confira quais são as principais ferramentas que você precisa ter para confeccionar o seu patchwork:

Kit básico

  • Base de corte;
  • Régua para patchwork;
  • Cortador circular para tecido;
  • Alfinetes;
  • Alfineteiro;
  • Lápis 6B ou giz de alfaiate;
  • Tesoura;
  • Ferro de passar;
  • Máquina de costura.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade