Dicas e informações sobre casa e
construção

Rua calma ou movimentada, qual é melhor para morar?

O que é melhor em termos de moradia, uma rua calma ou movimentada? Quais os detalhes que temos de analisar para verificar se uma rua é boa para moradia? Qual é melhor para morar?

Ao comprar ou alugar uma casa para a moradia diversos fatores devem ser levados em consideração para garantir que a escolha tenha sido a mais correta possível. A localização, preço, condições do imóvel, entre outras características que precisam ser avaliadas com cuidado antes de fechar a negociação. Em caso de aluguel muitos não dão tanta importância para esses fatores, já que a moradia é provisória, mas em todos os casos é necessário considerar esses e outros fatores.

Rua calma ou movimentada?

Um dos fatores a analisar é a rua e a movimentação que ela recebe, afinal ela terá bastante impacto na condição da moradia.

Uma rua movimentada, por exemplo, tem como vantagem o fato de ter sempre pessoas por perto, isto pode ser útil para efeito de segurança, mas tem como desvantagem o barulho e certamente problemas com falta de vagas de estacionamento, como é comum nesses lugares.

Uma rua calma é melhor para morar, pelo menos essa é a minha opinião. Existem pessoas que trabalham a noite e dormem durante o dia e portanto é absolutamente fundamental estar em um lugar calmo para descansar bem.

Rua movimentada carros

Algumas dicas para escolher uma boa rua para morar

  • Analise quem são seus vizinhos, se há barulho, que tipo de barulho e em quais dias e horários que isto acontece. É normal as pessoas produzirem algum tipo de ruído, mas é preciso analisar se isto irá nos incomodar.
  • Avalie o tipo de movimento de automóveis na rua. Há casos de ruas bem movimentadas em horários de pico, mas calma nos demais horários. Outro detalhe é a velocidade média que os automóveis trafegam, pois quanto mais rápido mais barulho tente a produzir, sem contar o risco de acidentes, atropelamentos e outros.
  • Em caso de ruas movimentadas é preciso avaliara  origem deste movimento. Se for comércio, então ela tende a ser movimentada durante o dia e calma a noite, se for de igrejas, bares, locais de festas é o inverso, ou seja, movimentado a noite e calmo durante o dia.

Rua movimentada

Há muitos benefícios em viver em um corredor movimentado. Por um lado, se você mora em uma cidade grande ou mesmo em um subúrbio relativamente grande, você provavelmente estará a poucos passos das rotas de ônibus e trânsito. Se você é livre de carros (ou simplesmente não quer lidar com o estacionamento diariamente), morar tão perto de um caminho importante tornará a logística de viver sem automóvel significativamente menos difícil.

Viver em uma rua movimentada provavelmente também significa que você tem acesso fácil a comodidades desejáveis, como restaurantes, cafés, mercearias, locais de entretenimento e lojas de conveniência. Se morar perto de um bando de opções de vida noturna é uma prioridade para você,é provável que essa seja uma das maiores vantagens de se escolher morar em um bloco urbano movimentado. Finalmente, muitos inquilinos simplesmente apreciam o ambiente de viver em um bloco ocupado. O tráfego de pedestres é abundante nessas ruas, o que na verdade aumenta sua sensação de segurança. O ruído branco dos transeuntes se movendo pela vizinhança também fornece uma sensação de energia e excitação que é simplesmente impossível recriar em uma rua residencial sonolenta.

Conclusão

Cada um segue um estilo de vida, mas acredito que uma moradia deve prezar pelo silêncio e um estilo mais calmo, tanto na rua, como em asa e nos vizinhos também.

Antes de comprar um terreno...

Avalie a rua e como é o fluxo de veículos nela. Faça esta avaliação em diferentes horários do dia, como bem cedo quando as pessoas estão indo para o trabalho ou escola, durante o dia para entender o fluxo normal, no final da tarde para a volta do trabalho e também a noite, afinal é um dos momentos de maior atenção.

Avalie também os finais de semana, pois há locais muito calmos durante a semana e parece estar tudo bem, mas nos finais de semana a coisa pega, principalmente se tiver nas proximidades de bares, locais de festas ou mesmo se for uma rua que funcione como corredor para esses locais.

Avalie a perspectiva do local quanto a possibilidade de existir tais problemas. Eu sei que isto é um pouco difícil de fazer, mas existem alguns sinais que podem e precisam ser avaliados. Mesmo que o local seja calmo e a rua promissora, há alguns indicadores importantes a serem vistos, como:

  • Rua corredor no final do bairro. Imagine que seja o último bairro e a rua seja uma espécie de principal para o acesso ali. O que tem depois deste bairro? É uma área vazia que pode ser explorada como loteamento ou novos bairros? Se sim é bem possível que no futuro sua calma rua torne-se um corredor de acesso a esses locais e o movimento aumente muito.
  • A rua é paralela a uma rua principal de mão dupla? Se sim, fique atento, pois no futuro e com o aumento do tráfico na rua principal é possível que a prefeitura coloque ela de mão única e desvie o tráfego na mão invertida para a sua rua e ai já era.
  • Procure entender como é o fluxo de veículos nos arredores, pois pode ser que ainda que a rua seja calma, uma eventual mudança no fluxo de veículos poderia causar um problema bem maior. Lembro de um comentário de um vizinho que tive, de que a rua em que nós morávamos antigamente era muito tranquila, mas a prefeitura mudou o sentido de algumas ruas próximo e desviou fluxo de veículos pra nossa rua com isso a rua que anteriormente era tranquila, agora tinha muito barulho e muito movimento por conta do alto fluxo de veículos que não era comum ali. Depois de algum tempo me mudei de lá, mas o sentido da rua permanece até hoje.
  • Entre outros.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.