Dicas e informações sobre casa e construção

O que é a tabeira no telhado e qual a sua utilidade?

Veja neste artigo algumas dicas sobre a tabeira que é usada na construção de um telhado tipo colonial para esconder os acabamentos dos cargos e das ripas.

O mercado da construção civil é composto por uma infinidade de termos que para muitas pessoas podem ser desconhecidos ou soar estranhos, afinal de contas a quantidade de materiais usados para construir uma casa é muito grande e eles são identificados por nome que pode seu o nome técnico o mesmo o nome popular que é mais conhecido pelas pessoas que trabalham no meio. Além disso a tabeira o que é bastante comum no madeiramento do telhado de uma casa e ela tem uma função bastante específica e uma utilidade muito grande especialmente no fator estético da aparência do telhado.

O que é a tabeira?

telhado com tabeira

A tabeira é uma peça de madeiras o que é usada para fazer acabamento de um telhado, ou seja, quando termina o telhado geralmente é colocada esta peça para esconder os caibros e ripas que foram usadas para sustentação das telhas. Clique aqui para você ver algumas imagens de tabeiras. Sua utilidade é inicialmente aparente ou estética já que ela esconde os caibros do telhado e deixa o telhado um pouco mais uniforme com aparência mais bonita. Há diversos desenhos inclusive que são feitos ma madeira para proporcionar um visual estético diferenciado para cada caso.

Também há de considerar que a tabeira é uma peça de madeira aparelhada, isto é, ela recebe um tratamento na madeireira para deixá-la bem lisinha a fim de ter uma aparência melhor. Normalmente as pessoas aplicam verniz ou até tinta para dar um acabamento final bonito e por isso ela precisa ser aparelhada.

Que tipo de telhado usa-se tabeira?

Contudo nem todas as casas usam tabeiras no telhado, normalmente ela é usada em telhados do tipo colonial ou quando o telhado fica aparente. Muitas pessoas costumam fazer um acabamento de alvenaria do lado de fora entre a parede e o telhado e neste caso não há necessidade do uso da tabeira, já que a alvenaria esconde toda a parte aparente do telhado.

Posso deixar sem tabeira?

Como já explicado, dependendo do telhado, as vezes ele recebe outro acabamento, como a alvenaria, por exemplo. Mas se não for este o caso, deixar sem tabeira pode ocasionar um visual ruim com a ponta dos caibros a mostra. Se for esta a intenção, tudo bem, caso contrário o ideal é usar sim. O custo dela e muito baixo e a mão de obra para colocação é bem pouca também, então crio que vale a pena colocar.

E se o telhado não for de telha cerâmica?

Nesses casos geralmente se usa esconder o telhado ou pelo menos um acabamento de alvenaria para esconder o final do telhado e desta forma o que ficaria aparecendo era apenas a sobra da laje. A tabeira é mais comum para telhados do estilo colonial com telhas cerâmicas, até porque o verniz que você aplica nela vai ficar parecido com a cor da própria telha.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade