Dicas e informações sobre casa e construção

Como fazer faculdade a distância sem sair de casa?

Os cursos superior em EAD são amparados pela legislação educacional brasileira? Quais ferramentas as universidades usam para oferecer cursos a distância no Brasil?

Nos últimos anos a educação a distância ganhou destaque em todo o Brasil, embora não seja novo esse modelo de educação, mas a sua popularização é relativamente nova, pois hoje em dia é um dos assuntos mais procurados na internet pelo que observo as pessoas comentarem na web. A razão para isso foi a proliferação dos cursos superiores em modelo EAD, sigla usada para designar a educação a distância no Brasil. Mas é possível estudar e fazer uma faculdade sem sair de casa? Vamos entender um pouco isso.

Embora o modelo EAD não esteja restrito a faculdades ou universidades, nem a cursos superiores apenas, neste artigo tratarei apenas das faculdades a distância.

Curso superior em EAD

educação a distância

A legislação educacional brasileira permite que uma instituição de ensino superior ofereça cursos de graduação ou pós-graduação sem a exigência do aluno em sala de aula. Contudo é necessário que a instituição utilize outras ferramentas para garantir o acesso do aluno ao conhecimento daquele curso, bem como ferramentas para avaliar o desempenho deste aluno. Essas ferramentas são usadas também para garantir que o aluno participou das aulas e as demais atividades previstas no curso.

Mas o que são essas ferramentas?

Podem ser videoaulas, textos no ambiente virtual da faculdade, atividades a distância e atividades presenciais. A maioria dos cursos a distância exige a presença do aluno em um polo pelo menos uma vez por semana para a realização de atividades presenciais e principalmente para realizar as avaliações ou provas, estas são feitas obrigatoriamente no modelo presencial.

Estudar sem sair de casa

Diante disso é possível afirmar que não dá para fazer uma faculdade sem sair de casa, pois você precisará ir ao polo de apoio presencial para as atividades previstas no curso e as provas também. Desta forma a conclusão lógica que se chega é que a educação a distância no âmbito de cursos superiores é na verdade semipresencial onde parte é feito a distância e parte presencial.

Como fazer faculdade a distância?

Basta procurar uma instituição particular ou pública e prestar o exame de seleção ou vestibular para o curso desejado. Hoje a grande maioria das universidades oferecem tanto os cursos presenciais como a distância, mas para todos é necessário o processo seletivo. Antes de fazer o vestibular você precisará atentar se na sua cidade ou próximo dela universidade escolhida mantêm um polo de apoio presencial. Para consultar as instituições e os cursos superiores a distância ou presencial, eu recomendo o site do Ministério da Educação, chamado de EMEC: https://emec.mec.gov.br/.

Dicas

Para aqueles que pretendem fazer uma faculdade sem sair de casa é importante ficar atento algumas dicas que podem ser úteis antes de você entrar em uma faculdade a distância ou mesmo durante o processo de desenvolvimento do curso.

Vale lembra que o autor deste texto já fez faculdade a distância e com isso tem bastante experiência e algumas coisas relevantes a dizer sobre este assunto.

Afinidade com o curso

Primeiro item a se considerar é fazer a escolha de um curso com o qual você tenha boa afinidade, a educação a distância apresenta desafios igualmente a educação presencial e quando você está em curso que você tem alguma afinidade é mais fácil você superar esses desafios. Dê uma olhada então na lista de cursos disponíveis que existe e veja quais deles está mais de acordo com seu perfil e que vem atender melhor o seu anseio profissional.

Escolha a faculdade

Depois é importante escolher a faculdade ou a instituição onde você pretende estudar. Neste caso é muito importante levar em conta se esta instituição tem um polo de apoio presencial em sua cidade ou próximo dela, afinal de contas nesse polo que você vai ter contato presencial com a instituição e portanto terá que cumprir alguma carga horária presencial.

Quando falamos de curso ou faculdade distância, isto não significa que você não tenha que ir presencialmente ao polo, especialmente para realizar as provas e os exames que é exigido no curso.

Reserve tempo para estudar

Não caia na ilusão de achar que um curso a distância é mais fácil do que um presencial e que portanto você não precisará estudar muito. As pessoas que já fizeram faculdade a distância são os melhores exemplos para te dizer que o curso é tão puxado como na sala de aula. Assim é importante você reservar um tempo e condições necessárias para se dedicar ao estudo e realizar as atividades que são propostas durante o curso.

Seja autodidata

A palavra autodidata precisa fazer parte também do seu vocabulário, com isto quero dizer que um curso ou faculdade a distância tem como premissa de que o aluno consiga desenvolver por conta própria muitas coisas que seriam feitas em sala de aula com ajuda do professor.

Isto não quer dizer que a faculdade os professores não irão dar o apoio que você precisa, mas é muito diferente de você estar numa sala de aula com professor o tempo todo seu lado, do que sentada na frente da tela de um computador. Nesse sentido, autodidata significa que muitas atividades você precisará desenvolver por conta própria, fazendo pesquisas na internet, vendo vídeos, ou estudando em livros por exemplo.

Converse com outras pessoas que fizeram ou fazem EAD

Conversar com pessoas que já fizeram faculdades a distância pode ser a melhor alternativa antes de você decidir qual curso o qual faculdade se inscrever. A opinião das pessoas conta muito nesse caso. Mas tenha cuidado de pegar opinião de várias pessoas, pois caso contrário, se você pode pegar uma única pessoa que teve uma experiência ruim ou uma pessoa teve uma experiência muito boa, nenhuma das duas ser de fato a realidade geral.

Não desista

Por fim é importante dizer que uma faculdade EAD irá trazer muitos desafios e em certo ponto muitas pessoas tendem a desanimar do curso. A persistência é uma característica importante para quem pretende estudar nessa modalidade de ensino. Portanto defina bem o seu objetivo e permaneça nele até o fim, os desafios são comuns a todas as pessoas, mas vence aquele que permanecer até o final.

Por Casa Dicas. Revisão: Carolina dos Santos

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade