Dicas e informações sobre casa e construção

Exemplos de tendas, gazebos, ombrelones e guarda-sol

Conheça os modelos de tendas, gazebos, ombrelones e guarda-sol para jardins ou áreas externas como piscinas, praia, campo e outros ambientes ao ar livre.

A decoração de um jardim pode ser feita com plantas, flores, palmeiras e outros tipos de árvores, mas também pode ser usado móveis e outros objetos que além de decoração pode ser usado como abrigo e para proteção do sol. Abaixo veremos vários exemplos de tendas, gazebos, ombrelones e guarda-sol.

Tendas

As tendas para jardim ou para áreas externas são úteis em muitas situações. Há modelos bem simples, como aqueles usados em praias ou no final de semana na beira do rio até modelos fixos mais sofisticados. Tudo dependerá do gosto e da necessidade de cada um.

As tendas podem também ser utilizadas como parte da decoração de festas. Neste caso elas seria possível coloca-las no centro da festa e abrigar uma pista de dança, por exemplo, ou então pode ser utiliza-la para dar mais atenção algum ponto da festa como a mesa de doces de uma festa infantil, como bem salientou Graziella Beltrão na revista "Guia de decoração e estilo - Festas" na página 92.

Veja aqui diversos exemplos de tendas para jardins e áreas livres.

Gazebos

O gazebo é uma estrutura de ferro, madeira ou alvenaria que é usado em jardins, especialmente para servir de abrigo contra o sol. Ele é uma peça muito elegante que serve inclusive como decoração, mas tem muita utilidade e oferece muito conforto também. Pode ser aberto ou fechado e servir para abrir sofás, bancos, mesas e locais de descanso em ambiente externo. Estas estruturas tem diversas funções, podem abrigar um quiosque, cozinhas, e até mesmo cadeiras para tomar um pouco de sol com exposição ao sol mais controlada

Os gazebos normalmente ficam no jardim e proporcionam conforto ao mesmo tempo que permitem aos usuários estarem mais perto da natureza e da parte externa da casa.

Veja aqui os diversos exemplos de gazebos para você se inspirar para fazer o jardim de sua casa.

Gazebos articulados e móveis para praias e viagens.

Além do charme dos gazebos fixos, já existe no mercado também a praticidade de gazebos móveis e que podem ser montados e desmontados para viagem conforme a necessidade. Normalmente parecidos com uma tenta mas podem ser fechados, neste ponto diferem da tenta ou da barraca por serem mais estruturados.

Ombrelone

O Ombrelone é uma versão mais sofisticada e avançada do tradicional guarda-sol. Ele tem base fixa ou com uma peça bem pesada, o que permite sua sustentação, inclusive lateral. Sua aplicação é mais indicada para jardins e áreas externas, para servir de abrigo para mesas, sofás, poltronas e outras áreas de descanso.

Este item se mostrou eficaz para encontrar uma boa decoração e além disto é capaz de ser útil e trazer requinte para o ambiente. Ao proteger do sol e alcança sua função, mas ao fazer isto dando ampla visão do espaço, se torna um item de decoração muito interessante e capaz de formar harmonia com o ambiente externo da casa como, uma varanda ou jardim, por exemplo.

Veja aqui alguns exemplos de ombrelone e sua aplicação.

Guarda-sol

O guarda-sol é bem conhecido da maioria das pessoas, especialmente aqueles quem tem o hábito de frequentar piscinas ou praias onde o seu uso é mais comum. Eles são bem mais simples que o ombrelone e somo já citado ele é muito usado para proteger as pessoas do sol em áreas externas. Ele necessita de uma case para a sua sustentação. Muitas mesas externas tem um buraco no meio exatamente para servir de base para o guarda-sol.

O guarda sol é importante para evitar insolação ou desidratação ao frequentar praias, já que ninguém é capaz de ficar muito tempo com sol na cabeça sem ter algum contratempo, neste ponto é importante este item de proteção e descanso ao ir ao litoral ou algum lago, além disto ele é feito para ser móvel e poder ser transportado.

Veja aqui alguns exemplos de guarda-sol.

Com informações de Leroy Merlin

Qual é melhor: guarda-sol ou tenda?

A principal função de ambos é proteger do sol, é importante prestar atenção na hora de escolher o guarda-sol a espessura do tecido e a cor, quanto mais escura a sombra que ele projetar melhor, no caso de tendas já existem algumas que trazem proteção UVA e UVB e portanto de melhor proteção.

REFERÊNCIAS

Guia de Varandas e Sacadas ed.05. Pág. 82-134. Por On Line Editora, Decoração On Line Editora. Acesso em 6/8/19. Link.

Artigo: Qual protege mais: guarda-sol ou tenda? Produzido por Carrefour. Acesso em 6/8/19. Link.

Guia de Decoração e Estilo – Festas. Editado por On Line Editora. Acesso em 6/8/19. Link.

Casa & Decoração Ed.106: Tempo de renovar e curtir o lar. Pág, 44. Por On Line Editora, Decoração On Line Editora. Acesso em 6/8/19. Link.

Onde posso saber mais sobre?

Casa & Decoração 64. Editado por On Line Editora. Acesso em 6/8/19. Link.

Artigo: 6 gazebos fascinantes para o jardim - Homify. Acesso em 6/8/19. Link.

Gazebos fixos para jardins no Pinterest. Acesso em 6/8/19. Link.

 

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade