Dicas e informações sobre casa e construção

Como aplicar verniz nas portas de madeira de uma casa?

Quais são as dicas para aplicação correta do verniz em portas de madeira de ter um acabamento bom? É necessário lixar a porta ou aplicar um fundo preparador antes do verniz?

Portas de madeiras são amplamente utilizadas na construção civil aqui no Brasil, especialmente nas portas internas que dão acesso a quartos, banheiros e outros cômodos da casa. Algumas pessoas também utilizam na porta da sala, mas nesse caso é preciso levar em conta se ela não receberá água da chuva, pois nesse caso não é aconselhável uma vez que você está lidando com madeira. Mas quando compra portas de madeira é necessário dar um acabamento com verniz para que ela possa não só conservar-se melhor, bem como ter uma estética diferenciada.

porta de madeira com pintura e verniz

Eu apliquei verniz nas portas da minha casa que construir recentemente o processo é um pouquinho delicado, como eu cometi alguns erros e descobri isso depois, gostaria de dar essa dica para que você não precise cometer o mesmo erro que eu. O processo que eu acredito ser o mais indicado para você aplicar verniz nas portas de madeira seria basicamente o seguinte:

  • A primeira coisa a fazer é lixar a porta para tirar as imperfeições e marcas que possivelmente esteja na madeira, eu usei uma lixa 220 para este trabalho.
  • Depois, o ideal seria aplicar um fundo preparador na madeira, pois ao fazer isso será natural a madeira arrepiar;
  • Feito isso é necessário lixar novamente para deixar bem lisinha a porta para a aplicação do verniz;
  • Em seguida, faça a aplicação do verniz em duas demãos.

O erro que cometi

O erro que cometi foi não ter aplicado fundo preparador, ou seja, logo após lixar a madeira eu apliquei uma demão de verniz e aí à porta arrepiou, então tive que lixar novamente já em cima do verniz e acabei de certa forma perdendo nessa demão por não atentar para o fato de que a madeira arrepia na primeira de mão que você aplica. Existem pessoas que já aplicam o fundo preparador mesmo antes de lixar e depois só faz uma demão de lixa. Isto pode ser feito e aí você com economiza um pouco de tempo evitando assim duas lixações.

Algumas dicas rápidas:

  • Apesar de ser possível aplicar o verniz com o rolo, eu achei bem melhor fazer com o pincel.
  • Coloque fica nas maçanetas e nos metais de abertura e fechamento das portas para evitar que elas recebam o verniz
  • Use uma lona, jornal ou outro tipo de forro para evitar sujar o chão. Existe um forro de papelão que é muito bom. Aliás, você deve usá-lo para a pintura em geral. Ele vem em rolo e dá para forrar todo o piso evitando respingos ou acidentes com tinta.
  • O verniz é diluído em Aguarás, mas a diluição não pode ser muito grande. A recomendação é de apenas 10%.

Veja neste vídeo outras dicas úteis de como preparar a madeira e também fazer a aplicação do produto sobre ela:

Algumas considerações

Muitas pessoas optam por pintar a ponta ao invés de envernizá-la. A pintura, quando feita, geralmente é em cor branca. Tem como vantagem que o acabamento fica bem melhor e geralmente não requer manutenção.

O verniz pode precisar de uma manutenção depois de algum tempo.

O verniz ajuda a proteger a porta de possíveis invasores, bem como de umidade.

É importante escolher uma cor adequada para as portas da sua casa. Há várias opções de cores de verniz e portanto, se necessário peça uma amostra e aplique em um pedaço de madeira para ter certeza da cor certa.

Osmocolor

Recentemente construí outra casa e o pintor usou o Osmocolor antes do verniz e confesso que achei muito bom o resultado depois de envernizado

Perguntas e respostas

O que acontece se eu não aplicar verniz em uma porta de madeira?

Basicamente o verniz tem a função dupla de proteger e dar acabamento. Uma porta de madeira sem verniz ficará com uma aparência ruim, como que inacabada e, portanto, não terá um aspecto estético interessante. Mas além disso o verniz também ajuda a proteger a madeira impedindo por exemplo cupins e outras pragas, bem como a própria umidade que as vezes pode danificar uma porta de madeira.

Depois de quanto tempo preciso fazer a correção do verniz?

Isto depende bastante da conservação que a porta terá. Por exemplo, uma porta interna como de dormitório poderá ficar muitos anos com verniz original sem precisar fazer retoque. Já uma porta de entrada que recebe sol, chuva e outros fatores que influencia diretamente na qualidade do verniz, precisará de uma correção a um tempo bem mais curto. Portanto avaliação de tempo dependerá basicamente desses fatores.

Posso pintar uma porta de madeira de branco?

Sim, isto é possível que muitas pessoas fazem isso. Lembro de uma casa que eu vendi que tinha as portas envernizadas. A proprietária que comprou fez uma reforma na casa e pintou de branco todas as portas. Ficou bom, mas fica parecendo um pouco cara de clínica, mas isso não é nenhum problema e pode ser feito tranquilamente.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade