Dicas e informações sobre casa e construção

Agências de empregada doméstica ou diarista

Você sabe qual é a diferença entre empregada doméstica e diarista? Veja neste artigo algumas informações sobre as agências de empregada doméstica ou diarista, como elas funcionam e algumas características sobre este segmento.

As empregadas domésticas ou diaristas representam uma grande parcela da força de trabalho informal e formal do país. Eles trabalham para residências particulares, muitas vezes sem um contrato real de emprego, sem serem declarados, excluídos do campo da legislação trabalhista ou com de acordo com as diretrizes estabelecidas na PEC das domésticas (Lei Complementar nº 150, de 2015).

Atualmente, existem pelo menos 7 milhões de trabalhadores domésticos no Brasil, não incluindo diaristas que trabalham como empregadas domésticas, e esse número está aumentando em outros países também desenvolvidos e em desenvolvimento. Embora um número significativo de homens trabalhe no setor - frequentemente como jardineiros, motoristas ou mordomos - o trabalho doméstico continua extremamente feminizado: 80% dos trabalhadores domésticos são mulheres.

Isso significa que essa duas ocupações possuem mercado de trabalho e para criar a conexão entre trabalhadores e empregador estão as agências de empregada doméstica ou diarista.

Qual diferença entre empregada doméstica e diarista?

Empregada doméstica

Para aqueles que ainda não tem conhecimento as o trabalho da empregada doméstica como da diarista consiste em limpar a casa, cozinhar, lavar e passar roupa, cuidar de idosos ou doentes na família e até mesmo, às vezes de apoio animais de estimação. No entanto, a empregada doméstica realiza essas funções todos os dias úteis da semana e comumente no sábado também, em uma residência.

Uma empregada doméstica pode trabalhar o tempo inteiro ou a tempo parcial; ela pode viver no seu emprego ou ter sua própria residência, recebendo um salário mensal. Em contraponto a diarista efetua em determinados dias do mês e em muitas vezes em casas diferentes, com o valor do trabalho pago por dia.

Para que servem as agências de empregada doméstica ou diarista

As agências de empregada doméstica ou diarista são empresas privadas, oficialmente regulamentadas que tem por fim de ajudar a reduzir o desemprego e aumentar a produtividade da economia. Servem para prestar serviços aos desempregados e empresários, como forma de conseguir trabalho no primeiro e pessoal adequado para trabalhar no último.

Agências de empregada doméstica ou diarista são empresas privadas criadas como uma medida emergente para a reforma do mercado de trabalho. Eles ajudam os escritórios de emprego na colocação de trabalhadores domésticos e empresas ou pessoa física a encontrar as pessoas certas para ocupar uma posição.

Como funcionam as agências de empregada doméstica ou diarista?

O objetivo dessas agências é fornecer serviços de ofertas e demandas de emprego para indivíduos e empresas e atender aos seguintes requisitos:

  • Elas não podem cobrar nenhum pelo serviço prestado a uma empregada doméstica ou diarista.
  • Elas têm que garantir tratamento igual para todos, sem discriminação.
  • Elas não podem ter contratos com terceiros.
  • Elas devem ter autorização legal para executar este serviço.

Estas agências de emprego para empregada doméstica ou diarista servem como intermediários através da assinatura de um acordo de colaboração com o empregador, para incentivar novos empregos e na procura de emprego. Os empresários têm duas opções: dirigir-se aos Gabinetes Públicos de Emprego, contratar por conta própria ou a opção mais formal e confiável que é às Agências de Emprego para empregada doméstica ou diarista.

As pessoas que se candidatam a emprego devem ser registradas nos local de emprego, especialmente se estiverem recebendo benefícios de desemprego.

As agências de empregada doméstica ou diarista devem enviar para estes, as demandas e ofertas que possuem, bem como tudo relacionado aos trabalhadores, tais como:

  • Relatar aos trabalhadores que foram enviados para ofertas de emprego.
  • Aqueles que apareceram
  • Aqueles que não apareceram
  • Aqueles que rejeitaram o trabalho e as razões que apresentaram.
  • Aqueles que foram rejeitados pela empresa e as causas.
  • Os trabalhadores contratados.

Pode-se afirmar que as agências de empregada doméstica ou diarista são empresas que realizam um serviço efetivo na política de emprego e contribuem para diminuir o desemprego.

Onde encontrar agências de empregada doméstica ou diarista?

Existem páginas web onde você pode realizar uma busca por ofertas e demandas, bem como estabelecer uma comunicação através da Internet com essas agências.

Veja neste link como encontrar algumas delas.

Em um primeiro contato, o trabalhador cadastra o currículo e correspondo a requisitos da vaga a própria agência entra em contato e passa instruções para comparecimento. Existem agências presenciais em quase todas as cidades brasileiras em locais como prefeituras é possível se informar em qual local fica a agências de empregada doméstica ou diarista da sua cidade.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade