Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença de hall de entrada, pórtico e alpendre

Conheça esses três recursos arquitetônicos, suas aplicações nas construções e também as diferenças existentes entre o alpendre, pórtico e o hall de entrada. Veja onde eles são mais comuns e mais adequados o seu uso.

A construção de um edifício pode ter diversas características arquitetônicas, sejam elas para fins estéticos, estruturais ou funcionais. Algumas mudam com o passar do tempo, outras apenas de adequam a nova realidade. Um bom exemplo é o caso do hall, pórtico e alpendre. Veja neste artigo o que são, quais as diferenças entre eles e para que servem.

No caso do hall de entrada, mesmo que esse espaço seja pequeno, é possível ainda usar o ambiente de diferentes formas, onde se deve apostar também na decoração em um estilo mais elegante e convidativo.

Já o pórtico, na arquitetura, é conhecido como um local que cobre a entrada de edifícios, palácios e templos, podendo ser estendido ao longo das colunas, sendo capaz de cobrir uma passarela elevada ou que seja fechada por paredes.

Em relação ao alpendre, esse é conhecido como um tipo de varanda que marca bastante os espaços interiores e exteriores de uma casa, sendo entendido como uma faixa pavimentada avançando a beira do telhado que cobre a casa, isto é, é um corredor envolto de um lado por uma parede e o outro por uma arcada.

hall de entrada

Hall de entrada

O hall de entrada das residências é conhecido como um espaço que deve ser decorado e especial para receber amigos e familiares logo que eles chegam na sua casa. Com isso, vale a pena investir em alguns objetos de decoração, como o espelho ou um aparador.

É um cômodo que antecede a sala e normalmente só é encontrado em grandes construções residenciais ou em casos de hotel, empresas e outros.

É interessante decorar o hall de entrada, pois o primeiro cômodo que vemos quando entramos chegamos em casa é este, por isso, a decoração e a composição do cenário deste ambiente é essencial para refletir um pouco da sua personalidade e estilo.

Normalmente, para a decoração do hall de entrada não existe regras, e é sempre recomendado que você abuse da sua criatividade para que os seus convidados se sintam confortáveis e acolhidos quando chegam na sua casa.

Pórtico

Pórtico

O pórtico é conhecido como um portal de entrada de casa onde a cobertura é apoiada em forma de colunas. Na arquitetura, o pórtico é um local que cobre a entrada de edifícios, palácios e templos, podendo ser estendido até a colunata por meio de uma estrutura que cobre a passarela que é elevada ou por paredes fechadas.

A ideia do pórtico teve o seu surgimento na Grécia Antiga e acabou influenciando outras culturas, inclusive a maioria dos ocidentais. Além disso, o pórtico possui dimensões menores que um portal.

É possível encontrar diversos prédios muito notáveis da arquitetura brasileira que possui como centro de fachada um pórtico com alçado em formato de arcada, o que é um pouco mais alto que um pavimento térreo encimado por cima de um terraço.

Em edifícios, o pórtico teve como grande característica o poder de tornar o ambiente mais bonito e marcante, sendo vistoso, elegante e admirado por todos que ali passam.

Em residências ele tem sido bastante usado como uma espécie de proteção à porta ou para servir de abrigo para a pessoa que chega a sua casa e fica esperando até ser atendido. Em caso de sol ou chuva, isto faz bastante sentido.

Para finalizar e já dar subsídio ao próximo tópico, uma característica arquitetônica marcante do pórtico é que ele se estande da construção para fora, isto é, ele não faz parte do corpo da edificação.

Alpendre

alpendre ou varanda

O alpendre é conhecido como uma cobertura suspensa por si só ou até mesmo apoiada em colunas sobre as portas e vãos. Normalmente, ela fica localizado na entrada das residências, onde os alpendres de maior tamanho são conhecidos como varandas.

No Brasil, o alpendre é conhecido e encontrado nas construções bandeiristas e em certos exemplares da arquitetura rural. Já em Portugal, o alpendre é bastante comum de ser encontrado, principalmente nas moradias.

Geralmente, o alpendre é entendido como um espaço capaz de aproveitar a beira do telhado das casas, porém não faz parte do interior das mesmas, enquanto que na varanda ele pode ou não ter cobertura.

Em relação ao pórtico, a diferença é que aqui no Brasil e especialmente na arquitetura mais antiga, o alpendre geralmente faz parte do corpo da construção, onde por exemplo é possível encontrá-lo em uma casa retangular. Já o pórtico, como explicado, sai para fora do corpo da edificação.

Portanto, existem muitas diferença entre eles, mas independente da escolha que você realizar, é possível garantir que a entrada da sua casa ou edifício seja elegante e convidativo.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade