Dicas e informações sobre casa e construção

Qual o tamanho ideal de um escritório em casa - Home Office?

Definir o tamanho ideal de um escritório em casa é importante para definir o conforto necessário em seu home office. Veja algumas dicas e modelos que podem ser úteis

Home office é o termo em inglês para escritório em casa e embora não seja novo por aqui, há uma tendência muito forte na adoção do chamado trabalho em casa no Brasil atualmente. Os motivos para isso pode estar motivado pela dificuldade cada vez maior de locomover-se em função do trânsito e também por uma questão econômica. Trabalhar em casa pode ser uma alternativa bastante lucrativa e cômoda para muitas pessoas que preferem o conforto de casa do que enfrentar trânsito todos os dias para chegar ao local de trabalho.

Escritório em casa

O tamanho de um escritório em casa pode variar bastante, devemos levar em consideração o propósito eu tipo de trabalho será executado ali. Antigamente era comum às pessoas colocar em uma mesa de trabalho enorme, armários, estantes para abrigar livros eu outras mobílias, mas na era da tecnologia as coisas mudaram bastante e com os computadores cada vez menores e mais portáteis,  os escritórios em casa podem simplesmente estar limitado ao espaço para uma mesa simples e o restante ser puramente decoração. Estive visitando uma loja especializada em móveis para casa e escritório e havia home office decorado e pude perceber claramente isso, pois havia muita decoração e apenas uma mesa de trabalho para um computador. Creio que este modelo atenda a necessidade de muita gente.

Tamanho do escritório

Na construção da minha casa eu havia planejado inicialmente que o escritório teria 2 mts de largura por 3 mts de comprimento,  totalizando 6 metros quadrados, mas em função de uma adequação do projeto tive de redefinir o espaço dele e acabou perdendo um pouco na largura, agora ela está com 1,75, mantenho dos 3 de comprimento. No meu caso usarei apenas uma mesa para um computador alguns objetos decoração além é claro de um armário que pretendo fazer de forma planejada e fixado na parede, ocupando assim pouquíssimo espaço do ambiente. Para determinar o tamanho do escritório é importante imaginar quantas pessoas irão utiliza-lo, qual tipo de trabalho será feito ali e quais os móveis que serão necessários para o conforto adequado.

Veja neste link algumas imagens com modelos de home Office para você se inspirar na criação do modelo ideal do seu escritório em casa.

Pandemia do coronavírus e o trabalho em casa

Em 2020 o mundo foi surpreendido por uma grave crise na área da saúde, trata-se da pandemia do coronavírus, ou melhor, do COVID-19, que foi uma pandemia de proporções globais e atingiu praticamente todos os países do mundo.

Uma das consequências desta grave crise foi que as pessoas tiveram que manter um distanciamento social, empresas, escolas e outras instituições precisaram ficar fechada durante meses e muitas pessoas passaram a trabalhar a partir de casa.

Não foi uma coisa planejada, mas o home office ganhou adesão enorme, quase que do dia para a noite. Programas de TV sendo apresentados com apresentadores em casa, profissionais, executivos e outros passaram a usar o home office como seu ambiente de trabalho.

Muitas dessas pessoas, se quer tinham um escritório físico em casa e muitos usaram salas, quartos e outros ambientes da casa como seu local de trabalho.

Apesar de todo o problema e do terrível mal que este vírus causou, levando inclusive milhares de pessoas a morte, houve um grande avanço no conceito de trabalho em casa e o home office ganhou outro olhar, tanto de empresas, como de profissionais.

Dicas para o trabalho em casa

Abaixo algumas dicas para aqueles que aderiram ou querem aderir ao trabalho a partir de casa no conceito do home office, como é mais conhecido.

Tenha um espaço próprio

Se você quer trabalhar em casa é importante que você tenha um espaço próprio para isso, estou falando de um cômodo ou local que seja de fato o seu escritório. É claro que existem situações, como a citada acima da crise do coronavírus em que muitos adaptaram qualquer ambiente da casa, mas em situações normais o ideal é que você defina um espaço e faça as adaptações necessárias para exercer suas atividades.

Mantenha-o sempre organizado

Esse espaço por sua vez precisa estar sendo organizado, afinal isso faz parte do trabalho e com certeza trará benefícios em termos de produtividade e resultado daquilo que você estiver fazendo. Assim coloque armários, móveis ou outros objetos que ajudem na organização, para que o ambiente seja propício ao desenvolvimento do trabalho.

Faça uma boa decoração

Se possível faça uma boa decoração e no ambiente do home office como um todo. Aplicar um papel de parede, fazer uma boa pintura usando uma cor agradável, usar uma cortina ou persiana adequada na janela, bem como outros itens de decoração, pode deixar o ambiente mais propício para trabalhar.

Coloque um ventilador de teto e/ou ar condicionado

Se a decoração é importante, o conforto térmico também é. Com isso a instalação de um ventilador de teto ou de um aparelho de ar-condicionado, pode ser necessário muitos casos e trazer benefícios para quem estiver trabalhando no local. Se você mora em alguma cidade ou alguma região que é consideravelmente quente, esta preocupação deve ser maior ainda e como sabemos o conforto térmico é importante e pode inclusive impactar diretamente no resultado do nosso trabalho.

Use iluminação natural ao máximo

Iluminação deve ser natural, com janelas ou outras aberturas que proporcione o máximo de captação a luz do sol e da iluminação externa, evitando assim o consumo de energia com iluminação artificial e ao mesmo tempo prover um ambiente mais iluminado e trazer mais disposição ao trabalho.

Certifique que o tamanho dele é ideal para você

Como já explicado acima, o tamanho do seu escritório deve ser adequado a necessidade que você tem para o desenvolvimento das suas atividades. É verdade que muita gente precisa de um espaço bem pequeno, mas em outros casos as vezes é necessário ter uma mesa de trabalho e outros itens que exijam um espaço maior. Evidentemente que tudo deve ser feito de acordo com os recursos que você tem, mas ajustar bem o tamanho do home office certamente será uma das coisas que você precisa fazer.

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade