Dicas e informações sobre casa e construção

O que é melhor: Construir ou comprar casa pronta?

Entenda os prós e contras de uma construção em relação à compra de uma casa ou apartamento pronto para a moradia. Afinal casa pronta é melhor do que investir na construção?

Esta pode ser uma dúvida razoável quando precisamos comprar uma casa para moradia. Passei por isso e durante algum tempo fiquei oscilando entre os dois pensamentos, ora decidia comprar uma casa pronta, ora voltava a questionar a possibilidade de investir na construção de um imóvel do zero. Durante esse tempo ouvia muita gente dizer prós e contra sobre as duas possibilidades e depois tive que tomar uma decisão e aprender com ela.

Creio que a resposta para esta pergunta não seja tão objetiva a ponto de dizer que esta opção é melhor que a outra, mas gosto sempre de mostrar aquilo que aprendi tanto do ponto de vista favorável a um cenário como aquilo que pode ser desfavorável. Assim o leitor certamente poderá julgar dentro do seu caso o que é mais conveniente.

projeto personalizado casa construção

Sendo assim, segue algumas considerações:

Casa pronta

Tempo reduzido

Para quem tem muita pressa em adquirir o imóvel não resta dúvida de que comprar pronto é mais rápido do que fazer. Este talvez seja o motivo que leva muitas pessoas a seguirem esse caminho. Sem contar que nem todos estão dispostos a investir tempo e paciência na construção do zero.

Mas um detalhe importante é considerar é se ao comprar a casa pronta, se ela está pronta mesmo. Pois há casos em que a casa precisa de uma "pequena reforma" e eu já vi essas pequenas reformas se transformarem em enormes dores de cabeça.

Casa ideal

Embora o fator tempo seja mais favorável ao imóvel pronto, nem sempre é fácil encontrá-lo, especialmente se você estabelecer critérios muito rígidos. Foi o que eu fiz. Quando comecei a procurar uma casa para comprar estabeleci uma determinada região composta por poucos bairros, uma casa com 3 dormitórios e até um determinado valor, entre outros critérios. Isto reduziu muito as poucas opções que havia ali e tornou-se muito difícil encontrar o imóvel ideal.

Então se você é muito criterioso ou tem uma necessidade muito específica, encontrar a casa ideal as vezes é trabalhoso. Em muitos casos, construir passa a ser a melhor alternativa.

Casa versus móveis

Nas minhas andanças a procura de casa para comprar, normalmente avaliávamos diversos fatores e um deles seria a disposição dos móveis pela casa e isto considerando os móveis que tínhamos. Isto era uma dor de cabeça e alguns casos foi este o motivo pela qual acabávamos desconsiderando aquela casa.

Este é um fato importante, pois quando você muda de casa, nem sempre os móveis poderão ser ajustados como na residência anterior. Quem já fez mudanças sabe bem do que estou falando. As veze falta um pouquinho, as vezes sobra muito e não é incomum você ter de comprar móveis novos e abrir mão de outros que você já tinha.

Fatores desconhecidos

Dentro desta procura que fiz analisei muitas coisas, como a localização, a vizinhança, a movimentação da rua, a estrutura do imóvel, divisão dos ambientes, entre outros, mas em todos os casos havia fatores que eu não podia analisar e só conheceria com o tempo depois da compra. Chamo isso de fatores desconhecidos, pois você não sabe como foi feito a fundação da casa, onde passa os canos de água, como está a fiação elétrica interna, entre outros fatores.

Se o imóvel for antigo então a coisa piora, já que nos mais novos é possível existir um projeto elétrico ou hidráulico, mas nos antigos dificilmente isto ocorrera.

Curiosidade: lei da Califórnia

Eu estava assistindo um programa americano sobre venda de imóveis (eles são comuns no canal Fox Live) e o corretor estava mostrando uma casa para uma cliente quando ele disse que no estado da Califórnia há uma lei que o proprietário de imóveis precisa informar no ato da venda se alguma pessoa morreu naquele imóvel. Chega a ser meio absurdo, mas tem gente que talvez se importasse com isso. Como cristão não acredito que uma pessoa morta possa fazer mal nem bem para ninguém. O bem ou o mal que fazemos é em vida.

Construção

Projeto ideal

Eu optei por fazer a construção e um dos motivos foi o projeto. Quando estava procurando casas notei todo o tipo de casa, mas nenhuma delas tinha o projeto ideal. A divisão era ruim em alguns casos, cômodos pequenos em outros e assim por diante.

Sentar com um arquiteto e definir o projeto da casa é uma coisa boa e significa que você vai colocar ali o que precisa, nem mais, nem menos. A construção fica “otimizada” e acaba traduzindo em economia.

Imóvel novo

Depois de pronto você terá um imóvel novo que além de ter uma vida útil muito maior é mais valorizado. Sem contar que a possibilidade de reparos na construção ficará muito reduzida, especialmente se for bem feito.

Uma casa nova também é mais confortável do que uma que já existe a muito tempo, mesmo que seja feito reformas, sempre haverá alguma coisa que não será reformada.

Menor custo

O custo é outro fator que tem de ser levado em conta. O valor que você iria pagar em uma casa pronta, dá para comprar o terreno, fazer a construção e ainda sobra. Claro que isso de aplica considerando a mesma proporção, ou seja, no mesmo bairro, o mesmo padrão de construção, um projeto similar, etc.

Certa vez ouvi de uma corretora de imóveis que a comprar o terreno e construir a casa fica em torno de 30% mais barato do que comprar a casa pronta. Hoje, depois de comprar e vender algumas casas e construir duas, creio que a informação procede.

Arquitetura diferenciada

Outra grande vantagem de construir uma casa é poder aplicar recursos arquitetônicos diferenciados e mais alinhados com os modernos padrões de construção. Isto inclui materiais ecológicos, estruturas mais sólidas, isolamento térmico e acústico, recursos contra infiltração, sala com pé direito duplo, casa mista entre térrea e sobrado, linhas arredondadas, entre outros.

Um bom projeto arquitetônico pode ser muito útil para o conforto e usabilidade da casa, mas também é muito importante na hora da venda, já quem poderá haver uma maior valorização daquele imóvel.

Tempo e paciência

Mas há um preço subjetivo a pagar: tempo e paciência. Fazer uma construção é um exercício de paciência e se você não tiver tempo para se dedicar a obra é melhor nem começar. Mesmo terceirizando toda a construção é necessário acompanhamento de perto, compra de materiais, gerenciamento de imprevistos, entre outras coisas.

Seja pela compra da casa pronta ou pela construção de uma casa da planta, eu desejo sucesso nesta empreitada e se quiser fazer um comentário, fique a vontade.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade