Dicas e informações sobre casa e construção

Pedra Miracema é boa para fazer a calcada de uma casa?

A pedra Miracema é um bom material para ser usado no piso de uma calçada de uma casa? Veja algumas dicas e alguns problemas que tive com essa pedra na minha antiga casa.

A calçada de uma casa é uma área pública, mas a manutenção é do proprietário do imóvel, com isso é comum encontrarmos uma diversidade de formas de tratamento, manutenção e conservação das mesmas. Cimento batido, pedras, piso frio, grama, entre outros. São vários os materiais empregados na calçada. Muitos entendem que a calçada é uma extensão da própria casa e colocar pisos ou outros materiais que venha inclusive a combinar com a estética interna do ambiente.

Pedra Miracema

Um dos materiais bastante usado para a calçada é a pedra Miracema (imagem abaixo). Este material é bastante resistente por ser pedra e dá um bom acabamento na estética da calçada, tem várias cores e o preço é bastante atrativo, por sinal um dos materiais mais baratos, depois do contrapiso.

FLOREIRA E MURO REVESTIDOS COM PEDRA

Problemas e dicas

Eu coloquei esta pedra na calçada da minha antiga casa e tive observei alguns inconvenientes, por isso queria dar algumas dicas para aqueles que pretendem fazer o mesmo.

Cuidados com o assentamento da pedra. No meu caso o assentamento não foi dos melhores e não demorou muito tempo para algumas delas começar a soltar. O problema é que essa pedra é assentada no cimento e ai precisa realmente cuidado e um trabalho bem feito.

Outra questão é que notei é que as pedras que se soltaram estavam basicamente nos locais onde eu entrava com o carro e a má colocação aliada ao peso do carro entrando e saindo pode ter causado esses problemas.

A limpeza dela também é mais difícil do que se fosse o piso liso ou mesmo o contrapiso. O ideal é você ter aquelas máquinas de lavar calçada que usa a pressão da água, já que a pedra é irregular e com isso acumula mais sujeira, sem contar que com o tempo ela pode adotar um tom mais escuro se não foi feito uma limpeza constante e adequada.

Ela tem diferentes cores e isto é bom para você usar aquela cor que mais combina que a sua casa, contudo os preços podem ser alterados de acordo com a cor também.

Mas vale a pena colocar essa pedra sim. Os problemas que eu tive serviram para eu ficar mais atento e acompanhar melhor a colocação em casos futuros. Tenho visto muitas calçadas onde o trabalho foi bem feito que o resultado compensa.

Recomendações

Se você pretende colocar a pedra Miracema na calçada da sua casa ou em outras áreas, gostaria de dar algumas recomendações que podem ser úteis para você ter um bom retorno do investimento e conseguir um bom resultado com este produto.

Bom nivelamento

Faça um bom nivelamento da superfície onde você pretende colocar a pedra. Uma coisa que eu desconfio é que quando a um certo desnível ela tende a apresentar maior problemas, por isso eu creio que se a superfície estiver perfeitamente nivelada, a chance de você ter problemas com as peças soltar ou mesmo quebrar é muito menor.

Contrate um bom profissional

Contrate um bom profissional que tenha experiência com uso dessa pedra. A colocação bem feita é fundamental para se ter um bom resultado e evitar por exemplo que as pedras se soltem. O ideal é que você visite alguma obra em que este profissional já colocou a pedra para você poder avaliar o resultado na prática.

Cuidado com a passagem de automóveis

A entrada da garagem por onde passa os automóveis tendem a ser os locais de maiores problemas, uma vez que o peso do automóvel que é aplicado sobre as pedras, com o tempo elas podem se soltar, se não estiver bem colocado. Então durante o processo de colocação é importante ficar atento especialmente com essa parte da calçada que aonde vai ser exigir mais das pedras.

Faça manutenção constante

Faça uma manutenção constante, ou seja, se porventura uma pedra se soltar, providencie a devida correção dela, pois se você deixar pode ser que as pedras ao lado comecem a soltar também.

Alternativas à pedra miracema

Veja abaixo algumas alternativas que podem ser usadas na calçada também.

Concreto

O concreto é o tradicional que atende bem a maioria das necessidades. Como vantagem ele tem o custo baixo e como desvantagem o fato de ele ir dissolvendo com tempo, mas é uma boa alternativa e atende a maioria dos casos.

Piso cerâmico comum

Muita gente faz opção por colocar o piso cerâmico comum, que também pode atender bem a maioria dos casos, mas ele não é resistente e pode quebrar e soltar com incidência de sol chuva, peso dos automóveis e outros atritos.

Porcelanato

Porcelanato é uma alternativa inclusive em relação ao piso comum, por ser mais resistente ele tende a resistir melhor do que o piso tradicional comum. Mas é preciso escolher bem o modelo que não seja liso e deve-se considerar ainda que esse tem um custo mais elevado.

Pedra mineira

A pedra mineira é uma excelente alternativa que alia beleza e resistência. Seu único inconveniente é o custo que é realmente bem mais alto do que as alternativas acima expostas.

Grama

Muitas calçadas podem ser feitas com grama, não na sua totalidade, mas uma parte dela pode ser feito em grama e a outra parte com concreto, por exemplo. Muitos condomínios ou até cidades tem adotado esta combinação de grama com outro tipo de piso.

 

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade