Quando decidi vender a minha casa, por uma necessidade específica, eu e a minha esposa concordamos que queríamos tentar morar em um apartamento para ver se acostumávamos.
Começamos a dar uma olhada nas opções de apartamentos que tínhamos em nossa cidade e as melhores opções que encontramos eram de apartamentos na planta ou apartamentos novos que já estavam prontos para serem entregues.
O problema desse tipo de apartamento é que depois que você recebe o apartamento, precisa fazer a reforma ou o término dele. Normalmente eles vêm com pisos e revestimentos só nas áreas molhadas (cozinha, banheiros, lavanderia e sacada) e, portanto, demanda ainda um pouco de tempo e dinheiro para você deixar ele realmente pronto para o uso.
Após vender a casa, mesmo que comprássemos um apartamento logo em seguida não iríamos conseguir sair da casa ir direto para o apartamento. Então a opção seria alugar um outro imóvel enquanto faríamos a reforma do apartamento ou encontrar outra alternativa.
Quando vendemos a casa, tentamos alugar um imóvel temporário, por um período de uns dois meses que seria o tempo necessário para promovermos a reforma do apartamento. Mas infelizmente não conseguimos alugar.
Então partimos para outra solução: fomos para um hotel e lá ficamos enquanto fazíamos a reforma emergencial do apartamento para que pudéssemos mudar para ele.
O problema é que no hotel dá para ir as pessoas, mas não os móveis e eletrodomésticos. Como boa parte desses móveis tinha ficado na casa que vendemos, não era tanta coisa assim e foi aí que buscamos uma solução para guardar esses móveis e eletrodomésticos enquanto fazíamos a reforma do apartamento.
Esse serviço deve existir em diversas cidades, especialmente naquelas de médio e grande porte. O nome dele pode ser guarda tudo, guarda móveis ou similar.
O que nós alugamos aqui em nossa cidade é basicamente uma estrutura similar a um contêiner. Ele media 4 m de comprimento, 2 de largura e 3 de altura. Esse box ficava dentro de um barracão que por sua vez ficava dentro de um condomínio.
O local era seguro, de fácil acesso e atendia basicamente o precisávamos.
Para o nosso caso, foi o suficiente para guardar os móveis e eletrodomésticos e demais coisas que tínhamos e que evidentemente não poderia ir para o hotel.
O aluguel desse box era de R$300 por mês, um preço bastante justo para um serviço que nos atendia muito bem naquele momento.
É claro que esse preço é só uma referência e vai depender do tamanho do box e de outras características, como a localização e a própria cidade.
Como esse barracão ficava dentro de um condomínio, havia restrição quanto aos dias e horários que eu poderia entrar no box. Nesse caso, o acesso era permitido apenas de segunda a sexta feira e em horário comercial.
Isso significa que eu poderia ao no box colocar mais coisas ou retirar conforme bem entendesse. Ou seja, não é somente um local para guardar, mas para você ter uma certa logística de alguns itens que você possa precisar enquanto está utilizando o serviço.
No meu caso o serviço foi extremamente vantajoso, pois como tive dificuldades de alugar um imóvel onde poderia ir a minha família e os móveis ao mesmo tempo, esse serviço proporcionou que eu fosse para o hotel enquanto os móveis ficassem ali.
O preço eu achei bastante acessível e é uma vantagem, pois acaba sendo bem mais econômico do que você alugar um imóvel para este fim.
Também como vantagem existe o fato de que o contrato era flexível, isto é, eu poderia usar o tempo que quisesse sem a necessidade de fazer contrato por um ano ou por um outro período qualquer. Para mim esse foi um dos pontos importantes na hora de contratar este guarda tudo.
Para ser sincero, eu não vi desvantagens tão evidentes ou significativas.
Talvez a única que pudesse chamar um pouco mais atenção é o fato de que tudo ficou empilhado lá dentro e, portanto, caso você precisasse de algum móvel ou de algum objeto específico, dificilmente teria acesso a ele sem remover boa parte das coisas que estavam lá.
Acho que fora este ponto, é difícil pensar em uma desvantagem mais significativa desse tipo de serviço.
Caso você precise, procure em sua cidade, pois é uma alternativa bem interessante para situações como a minha ou outras que demandam um espaço físico para aguardar móveis e objetos por um determinado tempo.
Acima, eu descrevi minha experiência com este serviço de guarda de móveis, eletrodomésticos e coisas em geral. Contudo, pode ser que em sua cidade você encontre o serviços com condições e características um pouco diferente, o que deve ser recebido com naturalidade.
O importante é entender a lógica deste serviço e como ele pode ser útil em algumas situações específicas, como a que relatei ou outras.